ASN AP
Compartilhe

Produtores de abacaxi do Amapá participam de rodada internacional de negócios na Expofruit 2025 com apoio do Sebrae

Evento em Mossoró/RN conecta empreendedores a compradores de mercados estratégicos da África, Ásia, Europa e América
Por Maria Cândida Ferreira
ASN AP
Compartilhe

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), junto ao Sebrae Nacional, acompanha a Associação de Produtores de Abacaxi de Porto Grande (ASPA-GP) para a Rodada Internacional de Negócios – Frutas Frescas, realizada durante a Expofruit 2025. A exposição ocorre de 20 a 22 de agosto, em Mossoró (RN), na Estação das Artes Elizeu Ventania, das 18h às 23h.

“A participação de empreendedores amapaenses nesses espaços é estratégica, consegue inserir nossos produtores no cenário global, amplia possibilidades de exportação e fortalece a economia local. O Sebrae atua como intermediário entre o pequeno negócio e o mercado, oferecendo preparo, orientação e oportunidades reais de negócios”, destaca a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá (UAC-Agrin), Larissa Queiroz.

Para o produtor empreendedor atendido pela instituição e presidente da ASPA-GP que participou da rodada, Suel Diniz, a experiência abre novos horizontes. “As portas estão abertas para o abacaxi brasileiro. Tivemos retorno positivo de diversos países e já iniciamos negociações que podem transformar a realidade dos produtores locais”, afirma Suel Diniz.

Durante os encontros, os representantes apresentaram o potencial do abacaxi amapaense, evidenciado pela qualidade da fruta e pelo diferencial competitivo da região. O comprador da Romênia demonstrou interesse imediato e sinalizou as exigências de padrão de embalagem, documentação e coloração da fruta necessárias para consolidar a entrada no mercado europeu.

A rodada de negócios teve início com reunião junto a um comprador da África do Sul e seguirá com agendas bilaterais até o encerramento da Expofruit 2025, ampliando as perspectivas de internacionalização para os pequenos negócios brasileiros. A iniciativa também proporcionou contato direto com compradores de outros países como África do Sul, Singapura, China, Emirados Árabes, Índia, Chile, Estados Unidos e Rússia.

O Sebrae acompanhará a ASPA-GP no processo de adequação às exigências internacionais, apoiando desde a padronização das embalagens até a certificação e ajustes de documentação. Também serão realizadas capacitações para ampliar a competitividade e articulação com novos mercados, consolidando o abacaxi do Amapá como produto de exportação com potencial global.

-

O Sebrae-RN é um dos parceiros da realização da Expofruit, junto a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

-

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Youtube: /sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

-

  • #comerciointernacional
  • #expofruit2025
  • #produtosamapaenses
  • #sebrae
  • #sebraeap