O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) apresenta Workshop regional “Propondo caminhos para inclusão produtiva em territórios vulneráveis”, que marca o início de uma série de ações nacionais voltadas a potencializar o empreendedorismo em comunidades de baixa renda. O encontro aconteceu na sede da instituição em Macapá, , na Sala do Conhecimento, nesta terça (2), das 8h às 13h e reuniu gestores públicos da assistência social, representantes de ONGs e parceiros estratégicos.
A gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Amapá (UPPDT), Célia Cardoso, destacou que o Sebrae acredita profundamente no potencial empreendedor e criativo das comunidades e que nelas surgem as oportunidades de negócio, onde a economia local realmente se movimenta.
“O evento apresentou o mapeamento de empreendedores periféricos formais e informais, identificando seus principais desafios, motivações e necessidades para empreender. Esse estudo permitirá subsidiar a elaboração de estratégias e ações voltadas a públicos em situação de vulnerabilidade, além de fortalecer conexões com parceiros que atuam nessa área”, disse a gerente Célia Cardoso.
Nacional
-
Durante o evento, a gestora de Inclusão Socioprodutiva do Programa Cidade Empreendedora do Sebrae Nacional, Helena Rego apresentou os resultados da pesquisa “Empreendedorismo nas Periferias da Região Norte”, realizada em parceria com o Instituto Locomotiva. O estudo está sendo divulgado em todas as regiões do país e tem como objetivo subsidiar estratégias e políticas voltadas a públicos em situação de vulnerabilidade social.
“Estou muito feliz por estar pela primeira vez no Amapá e conhecer o 27º Sebrae do país. Este workshop é especial por acontecer na Região Norte, valorizando a metodologia do Jovem Descolado, criada aqui e adotada nacionalmente. É uma forma de reconhecer iniciativas locais com impacto em todo o Brasil”, evidenciou a gestora Helena Rego.
Programação
-
A programação do workshop teve início com a palestra “Caminhos para Incluir: a estratégia do Sebrae de inclusão socioprodutiva”, apresentada pela gestora Helena Rego. Em seguida, foi realizada a Oficina Regional “Propondo Caminhos para Inclusão Produtiva em Territórios Vulneráveis”, conduzida por gerente de pesquisa do Instituto Locomotiva, Carolina Tonussi e analista sênior do Instituto Locomotiva, Nina de Oliveira, empresa especializada em inteligência de mercado e estudos sobre o comportamento do consumidor.
-
Coordenação
-
O Workshop foi realizado pela gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Amapá (UPPDT), Célia Cardoso e pela gestora de projetos, Araúna Almeida.
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap