O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), o Governo do Estado do Amapá (GEA) e a Associação Brasileira das Empresas da Economia do Mar (Abeemar) realizam a 4ª edição nacional do Seminário Economia do Mar (SEM). A abertura do evento ocorreu no Salão de Eventos Macapá, na sede do Sebrae, , nesta terça, 30 de setembro e encerra programação nessa quarta, 1º de outubro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O seminário discute estratégias sustentáveis voltadas ao desenvolvimento das regiões costeiras, com temas relacionados à construção naval, geração de energia, pesca, turismo, cultura, infraestrutura portuária, marinas e saneamento.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá (CDE), Josiel Alcolumbre, ressaltou a relevância histórica da participação do estado na 4ª edição nacional do Seminário Economia do Mar. Pela primeira vez, o Amapá integra oficialmente o calendário nacional da chamada “Economia Azul”, que também contempla a “Economia Verde” voltada à gestão sustentável dos rios, lagos e igarapés.
Ele, destacou que grande parte da população amapaense ainda desconhece o vasto potencial econômico desses recursos hídricos, e que o evento representa um marco para ampliar essa compreensão. “Enquanto se fala muito de petróleo, mineração e manejo florestal, esquecemos que há um setor gigantesco e promissor que pode gerar novos CNPJs, fomentar negócios e ampliar a geração de empregos”, afirmou o presidente, Josiel Alcolumbre.
O governador do Amapá, Clécio Luís, enfatizou a importância da parceria entre o Governo e Sebrae, na articulação política e técnica que tem sido fundamental para inserir o Amapá em discussões nacionais sobre o potencial econômico do mar e das águas interiores; também evidenciou que o estado possui uma localização estratégica, com dois grandes domínios, o amazônico, marcado pela presença do Rio Amazonas e influência até a região das Guianas e o oceânico, banhado pelo Oceano Atlântico.
“Essa geografia singular oferece uma série de oportunidades econômicas ligadas à fauna, flora, manguezais, captura de carbono, liberação de oxigênio e ao banco pesqueiro considerado um dos maiores do Brasil”, explicou o governador, Clécio Luís.
De acordo com o presidente da Transpetro, subsidiária de transporte e logística da Petrobras, Sérgio Bacci, a iniciativa é fundamental diante da iminente exploração da Margem Equatorial. Para ele, embora a indústria do petróleo envolva grandes players como Petrobras e Transpetro, o papel das micro e pequenas empresas é igualmente essencial para dar suporte às etapas de exploração, prospecção e produção.
“Organizar e preparar esses empreendedores locais é estratégico. A indústria do petróleo é de longo prazo, não traz resultados imediatos, mas exige planejamento e estrutura. As empresas precisam estar capacitadas para atender à demanda e participar efetivamente dessa cadeia produtiva”, disse Sérgio Bacci.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio de Janeiro, Robson Carneiro, relatou que o Sebrae tem um papel essencial no fomento às micro e pequenas empresas, que serão protagonistas nesse novo ciclo de desenvolvimento e que o Seminário da Economia do Mar está totalmente alinhado com esse momento, especialmente no Amapá, onde existe um grande potencial de geração de emprego e prosperidade.
-
“Com a liderança do presidente Josiel Alcolumbre, o Sebrae fortalece ainda mais essa agenda. Tenho certeza de que este evento trará debates e aprendizados valiosos, contribuindo para que a população compreenda e participe ativamente dessa fase de crescimento, impulsionada por setores como petróleo, gás e economia azul”, disse, Robson Carneiro.
Para o presidente executivo da Associação Brasileira das Empresas da Economia do Mar (Abeemar), João Azeredo, o Amapá foi pensado como sede estratégica para o evento pela relevância da Margem Equatorial na matriz energética brasileira e pelo potencial que a região representa para a geração de emprego, renda e desenvolvimento social; e que o seminário é uma oportunidade de discutir como o estado pode avançar na exploração de petróleo e ampliar a capacidade energética sem abrir mão da sustentabilidade e da preservação da biodiversidade.
“É possível, sim, conciliar desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental. Podemos explorar nossos recursos de forma consciente, garantindo que a geração de riqueza venha acompanhada de inclusão social e proteção dos nossos ecossistemas”, afirmou o presidente da Abeemar, João Azeredo.
-
Painéis
-
A programação foi estruturada em painéis temáticos ao longo do dia. Pela manhã, o primeiro painel abordou “O papel da Margem Equatorial para adição e segurança energética na soberania nacional”, com apresentações do presidente do CDE/Sebrae, Josiel Alcolumbre; do diretor executivo de exploração e produção do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Cláudio Nunes; do presidente da Transpetro, Sérgio Bacci; e do presidente da Companhia Docas de Santana, Edival Cabral Tork. A moderação ficou a cargo do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), Wanderberg Pitaluga.
Na sequência, o segundo painel da manhã teve como tema “Oportunidades da Economia Azul: Desenvolvimento Econômico e Empregos”. A moderação foi conduzida pelo vice-governador do Estado do Amapá, Antônio Teles Júnior, e contou com a participação do subsecretário de Energia da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro, Sérgio Coelho; do diretor de atração de investimentos da Agência Amapá, Antônio Batista; e do professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e vice-líder do grupo de pesquisa Petrofoz, Charles Chelala.
Durante a tarde, o painel “Inovação e Sustentabilidade: Boas Práticas Aplicadas aos Ecossistemas Marítimos e Fluviais” foi conduzido pelo presidente da Abeemar, João Azeredo. Participaram como painelistas a CEO da Amazon Pororoca, Vanda Maria Nunes; o presidente da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e da Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), Lindomar Góes; o CEO da startup Unit Carbon, Weverton Nelluty; o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTM), Claudio Gimenez; e o conselheiro do Sebrae, Geraldo Pimenta.
Encerrando a programação, o último painel da tarde teve como tema “Políticas Públicas para os Municípios Costeiros: Planejamento, Royalties e Certificação Selo Azul Cidades Costeiras”. Os painelistas foram o superintendente de portos, terminais e assuntos nucleares da Secretaria de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro, João Leal; o chefe de gabinete da presidência do Sebrae no Rio de Janeiro, Renato Regazzi; o ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá, José Orlando; o subsecretário de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro/RJ, Sérgio Coelho; e novamente o presidente do ICTM , Cláudio Gimenez.
-
Lançamento
-
Durante o evento, foi realizado o lançamento da obra Economia Azul e Cidades: Uma Introdução, organizada por Tomas Alvim e Rinaldo Gama. Este livro pioneiro e de caráter multidisciplinar reúne renomados especialistas que exploram reflexões e estratégias sobre como a economia azul pode impulsionar a transformação de cidades costeiras e ribeirinhas, tornando-as mais sustentáveis, resilientes e inovadoras. Os autores Robson Carneiro e Renato Regazzi, estiveram presentes e autografaram exemplares, marcando o momento com grande entusiasmo e prestígio.
-
Especialistas
-
Estiveram presentes na abertura da 4ª edição nacional do Seminário Economia do Mar (SEM), o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae CDE/Sebrae, Josiel Alcolumbre; o superintendente em exercício do Sebrae no Amapá, Marcell Harb; a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Suelem Amoras; o vice-presidente do CDE/Sebrae, Jurandil Juarez; o governador do Estado do Amapá/AP, Clécio Luís; o vice-governador, Antônio Teles Júnior; o presidente da Companhia Docas de Santana, Edival Cabral Tork; o diretor-presidente da Agência Amapá, Wandenberg Pitaluga; o superintendente de Portos, Terminais e Assuntos Nucleares da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar do Rio de Janeiro, João Leal; o diretor executivo do IBP, Claudio Nunes; o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Rio de Janeiro/RJ, Robson Carneiro; e o presidente da Transpetro, Sérgio Baccio; o presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá – RJ (ICTIM), Cláudio Gimenez;; o presidente executivo da Associação Brasileira das Empresas de Economia do Mar (Abeemar), João Azeredo; a gerente da Unidade de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae no Amapá, Isana Alencar.
Também participaram membros do CDE/Sebrae, como Anderson Farias, pela Federação das Entidades de Micro e Pequenas Empresas do Amapá (Femicro); Maynardy do Carmo, pela Federação das Indústrias do Estado do Amapá (Fieap); Robson Materko, pela Universidade Federal do Amapá (Unifap); Kindolle Viana pela Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado do Amapá (Fepap); o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), José Arimatéa; membro do CDE do Sebrae Nacional, Geraldo Pimenta; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amapá(OAB-AP), Israel da Graça; o conselheiro federal da OAB, José Luiz Wagner; o vereadora da Câmara Municipal de Calçoene, Carleno Sarmento; o deputado estadual, Inácio Maciel; a reitora da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Kátia Paulino; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Glauco Cei; a diretora de Operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Aline Vieira; o presidente da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e da Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), Lindomar Ferreira; além dos representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Marcos Almeida e Taína Mendonça e o secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Paulo Nogueira.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap
-