ASN AP
Compartilhe

Seminário de Diversidade e Inclusão promove diálogo sobre representatividade nos negócios

Com palestras de Valéria Almeida e Laís Souza, o seminário reforçou a importância de oportunidades iguais e ambientes mais justos
Por Isabel Ubaiara
ASN AP
Compartilhe

O ‘Seminário de Diversidade e Inclusão’, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), reuniu grupos historicamente pouco representados, como mulheres, povos indígenas, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e outros, para um momento de reflexão sobre inclusão, equidade, representatividade e transformação social, por meio do empreendedorismo. O encontro ocorreu nesta terça (18), na sede da instituição, no Salão de Eventos Macapá, das 18h30 às 22h30.

Na abertura do evento, a gerente da Unidade de Atendimento e Relacionamento do Sebrae (UAR), Denise Nunes, destacou que falar sobre diversidade, inclusão e equidade, é falar sobre respeito. “O Sebrae desenvolve o Programa Plural, que busca fortalecer empreendimento para que sejam mais justos, conscientes e adaptados às necessidades de diferentes pessoas. Queremos que as empresas tenham um olhar diferenciado, capaz de promover inclusão e oportunidades para todos”, afirmou, Denise Nunes.

Para a gestora de projetos de atendimentos do Sebrae no Amapá, Lailla Gomes, é essencial promover oportunidades e valorizar grupos que muitas vezes estão à margem da sociedade e enfrentam dificuldades para empreender e se sentir pertencentes. “Seja como funcionário ou dono do próprio negócio, o Sebrae tem o intuito de promover essa valorização, fomentar iniciativas e criar momentos de discussão para que possamos ter mais negócios diversos na nossa sociedade e no nosso estado”, destacou, Laila Nascimento.

O consultor ambiental, Airton Ferreira, que atua no trade turístico amapaense, destacou a importância da pauta da diversidade por também ser um empreendedor com deficiência. “Às vezes sentimos falta de incentivos para capacitar pessoas com deficiência e ajudá-las a se tornarem microempreendedoras. Quando vemos o Sebrae promover um seminário dessa relevância, com nomes de destaque nacional e internacional, percebemos que nosso debate começa a surtir efeito. Quanto mais eventos como este, mais as empresas incorporam essa visão em seus serviços, e nós nos sentimos mais acolhidos e incluídos na geração de emprego e renda”, afirmou, Airton Ferreira.

Programação

A programação incluiu duas palestras com convidadas renomadas nacionalmente, que incentivaram os participantes a trocarem experiências e se reconhecerem como agentes ativos na construção de ambientes mais justos e acolhedores dentro e fora dos negócios.

A jornalista e apresentadora da TV Globo, Valéria Almeida, ministrou a Palestra “Diversidade, Equidade e Inclusão”, com abordagens práticas, essenciais para promover respeito e pertencimento nas organizações; destacou a importância dos aliados e compartilhou parte da trajetória como fio condutor da reflexão.

“Hoje estou em um lugar de protagonismo e sucesso como apresentadora de uma das maiores empresas de comunicação do mundo, mas sou uma mulher negra que nasceu na periferia. Para escrever essa história, precisei de muitas mãos aliadas. Espero que meu relato inspire quem precisa seguir em frente”, afirmou, Valéria Almeida.

A ex-ginasta, Laís Souza, apresentou a Palestra “O Poder da Transformação”, e compartilhou a história de superação, resiliência e reconstrução de trajetórias. Durante a apresentação, foram exibidas cenas em vídeo que mostraram a jornada da atleta, dos primeiros passos na ginástica aos quatro anos de idade, passando pelas inúmeras conquistas como campeã em diversas competições, até o momento da lesão que a deixou tetraplégica.

Ao ser questionada por um participante do seminário, também pessoa com deficiência sobre os desafios enfrentados, Laís respondeu: “Muitas vezes, pessoas com deficiência, ainda enfrentam preconceito, questionando nossa capacidade. O que realmente falta não é competência, mas acessibilidade e inclusão”, respondeu, Laís Souza.

Coordenação

O Seminário de Diversidade e Inclusão, faz parte do Projeto Agência Macapá, sob a coordenação da gerente da Unidade de Atendimento e Relacionamento do Sebrae (UAR), Denise Nunes; e da gestora de projetos de atendimentos, Lailla Gomes.

Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap

  • #amapa
  • #diversidade
  • #inclusao
  • #representatividade
  • #sebrae
  • #sebraeap