ASN AP
Compartilhe

Dia de Campo do Sebrae traz soluções para aumentar produtividade na piscicultura do Amapá

O evento gratuito Dia de Campo da Piscicultura aborda manejo, sanidade e tecnologias para aumentar produtividade e reduzir custos nesta sexta (28)
Por Isabel Ubaiara
ASN AP
Compartilhe

Para promover capacitação prática sobre técnicas sustentáveis de produção aquícola, manejo eficiente e gestão da piscicultura, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) realiza, nesta sexta-feira (28), o Dia de Campo da Piscicultura. A ação acontece na empresa Piscicultura Agromatapi, localizada no Distrito Industrial de Santana (AP), das 8h às 13h. O evento é gratuito e voltado para produtores rurais, piscicultores, técnicos e profissionais da área, parceiros institucionais e pessoas interessadas em iniciar no setor.

Para a gestora do Projeto de Piscicultura do Sebrae no Amapá, Ariela Paiva, o evento tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva aquícola por meio da difusão de conhecimentos, troca de experiências e aproximação entre produtores, instituições de apoio e fornecedores da área.

-

O Sebrae contribui para o desenvolvimento dos pequenos negócios rurais, orientando os piscicultores na organização da produção, controle de custos, planejamento e ampliação de mercado, e faz com que estes se tornem mais competitivos, destacou Ariela Paiva.

-

Evento

-

O evento Dia de Campo da Piscicultura tem como foco demonstrar boas práticas de manejo de viveiros e qualidade da água, orientar sobre nutrição, sanidade, biossegurança e biometria, além de apresentar tecnologias e soluções adequadas à realidade local. A programação será conduzida por meio de metodologias práticas, como estações demonstrativas, uso de equipamentos de medição e monitoramento em campo, apresentação de procedimentos técnicos e discussões orientadas com especialistas.

-

Piscicultura

-

O Amapá tem um mercado de pescado forte, com uma das maiores médias de consumo do país. Segundo dados do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional é (MIDR), cerca de 15 mil pessoas trabalham no setor, que produz 18 mil toneladas por ano, sendo quase 80% oriundas da pesca em rios, lagos e igarapés. Os polos de Macapá e Santana lideram a produção, enquanto a pesca oceânica, do Oiapoque a Calçoene, chega até mercados internacionais, como a China. Hoje, pesca e aquicultura representam 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB brasileiro), mas até 2035 esse número pode chegar a 9%, gerando mais empregos e renda.

Apesar do potencial, o setor enfrenta desafios como logística, altos custos (principalmente ração), falta de profissionalização e burocracia no licenciamento ambiental. Para mudar esse cenário, o Sebrae no Amapá atua como parceiro estratégico, e promove capacitação, apoio à inovação e promoção comercial. A instituição incentiva startups amapaenses como a Bactolac LTDA, que desenvolve soluções digitais para tornar a piscicultura mais eficiente e sustentável, incluindo um software que usa inteligência artificial para medir peixes sem retirá-los da água. Além disso, o Sebrae organiza feiras, apoia a criação de biofábricas e orienta novos negócios, como a produção de espécies de alto valor comercial, a exemplo do peixe pirarucu, ajudando produtores a se formalizarem e aproveitarem o potencial do mercado local.

-

Parceiros

-

O Dia de Campo da Piscicultura é coordenado pelo Sebrae no Amapá e conta com apoio técnico da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Amapá (Sepaq), da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado do Amapá (Diagro) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Coordenação

O Dia de Campo da Piscicultura é coordenado pela gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá (UAC-Agrin), Larissa Queiroz e pela gestora Ariela Paiva.

-

Programação

-

Data: 28.11.2025 – Sexta-Feira

Local: Piscicultura Agromatapi

Hora: 8h às 8h30- Recepção e credenciamento

-

Abertura institucional

Hora: 08h30 às 09h00

Palestra: Empreender na Aquicultura – SEBRAE

Hora: 9h00 às 09h40

-

Estação 1: “Sanidade Aquícola e Controle Sanitário na Aquicultura: Boas Práticas, Inspeção e Documentação Oficial (GTA)” – DIAGRO

Hora: 9h40 às 10h20

-

Estação 2: Desempenho zootécnico das duas espécies Tambaqui (Colossoma macropomum) e tambatinga (híbrido entre fêmea de tambaqui e macho de Pirapitinga (Piaractus brachypomus)). – EMBRAPA

Hora: 10h20 às 11h00

-

Estação 3: Qualidade da Água como Pilar do Sucesso na Piscicultura: Manejo, Monitoramento e Sustentabilidade da Produção Aquícola” – SEPAQ

Hora: 11h00 às 11h40

-

Encerramento e almoço

Hora: 11h40 às 13h00

-

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Youtube: /sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

-

  • #amapa
  • #diadocampo
  • #Psicultura
  • #santana
  • #sebrae