ASN AP
Compartilhe

Rodada de Negócios do setor de artesanato é destaque no Espaço Sebrae na Expofeira

Grupos de artesãos de Macapá, Mazagão Velho e Mazagão Novo participaram com a expectativa de gerar novos negócios
Por Tanha Silva
ASN AP
Compartilhe

O Sebrae realizou na noite desta sexta-feira, 6, uma Rodada de Negócios do setor de artesanato, com o objetivo de proporcionar aos empreendimentos a oportunidade de negociação dos seus produtos diretamente com os compradores.

Na rodada de negócios as empresas que tenham interesse de contratar serviços ou adquirir produtos tem a chance de realizar negócios vantajosos, fomentando o crescimento do setor no Estado.

A Rodada de Negócios de Produtos Artesanais contou com a participação de nove grupos de artesãos, sendo cinco de Macapá, entre os quais estão o Grupo Mãos Unidas, o Quilombo das Artes Tapuia, Associação de Louceiras do Maruanum, Cooperativa Mãos que Criam e Associação de Artesãos do estado do Amapá.

Três grupos são de Mazagão Velho. Grupo de Artesanato Raízes do Mazagão, Associação Maracá e Cunani do Mazagão Velho, Associação Maracá e Cunani do Piquiazal e um é de Mazagão Novo: Associação dos Artesãos – Tribo das Artes Mazaganenses.

A produção de artesanato do Amapá está exposta no espaço Sebrae na 52ª Expofeira do Amapá, desde o dia o dia 4, das 17h às 23h, até o dia 8.

A expectativa é ampliar as possibilidades de comercialização e de negócios realizados, com maior visibilidade, apresentação de novos produtos e potencialização do desenvolvimento do segmento de artesanato no estado.

Estão em exposição criações inovadoras produzidas com matéria-prima como fibras, argila, barro, escamas, couro, madeira e tecidos.

“Todo esse trabalho na Expofeira é resultado de uma consultoria e mapeamento de técnicas realizados em três etapas de capacitação e divididas em oficinas especializadas em design de produtos e protótipos, observação analítica de técnica, de matérias-primas, organização produtiva e identidade cultural. Foram organizadas também oficinas de produção prática para o desenvolvimento e aprimoramento de produtos, alinhados com as tendências do mercado artesanal”, explica a gestora do Processo de Atendimento Artesanato de Macapá, Santana e Mazagão, Alessandra Martins.

O presidente do Sebrae, Josiel Alcolumbre, prestigiou a Rodade de Negócios, acompanhado do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae de Pernambuco, Fausto Falcão Pontual.

Para Josiel Alcolumbre “a cultura do Amapá quando se une com o processo de produção e com o design, gera produtos de altíssima qualidade e de uma beleza incalculável”.

“Nosso trabalho é aprimorar a produção de grandes profissionais do artesanato amapaense. Tenho certeza que a gente vai poder fazer coisas com muito mais qualidade, representando a paixão, o amor, o carinho e a cultura dos artesãos”, concluiu.

A superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, e a diretora técnica do Sebrae, Suelen Amoras, também estiveram na exposição e rodada de negócios e puderam conferir de perto a qualidade e a beleza das peças produzidas pelos artesãos locais.

A artesã Ezequiele Lima, do Mazagão Velho, explica que as peças em exposição, são produtos que contemplam a iconografia Macará e Cunani, com pintura rústica e pinturas naturais. São utilitários e decorativos. Ela enfatiza que o Sebrae é um parceiro fundamental. “O Sebrae nos deixa mais profissionais, com mais qualidade, com mais valor. Depois que a gente começou a trabalhar com a instituição tivemos mais qualidade de vida, porque nossos produtos ficaram mais valorizados. Isso fez com que a gente valorizasse ainda mais o nosso trabalho”, disse ela.

-

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Youtube: /sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

  • #artesanato
  • #rodadadenegocios
  • #sebrae
  • #sebraeap
  • #Sebraenoamapa