O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) em parceria com o Governo do Estado do Amapá (GEA), realizou, nesta quinta-feira (16), a formatura do Projeto Jovem Descolado para jovens do Município de Macapá. Foram 150 formandos, de 18 a 29 anos, que encerraram capacitação em habilidades e comportamentos para o mercado de trabalho e empreendedorismo. A cerimônia ocorreu na Sede dos Magistrados, às 19h.
-
O Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, destaca que o projeto surge em meio a necessidade de estimular e oportunizar a inserção da juventude no mercado de trabalho, e qualifica a capacitação como um grande diferencial para o setor empresarial.
-
“É uma honra presenciar mais uma formatura de um projeto tão importante. Nós, enquanto Sebrae, gostaríamos de agradecer a confiança depositada na sexta marca mais importante do Brasil, na qualidade dos conteúdos e dos nossos profissionais, e dizer que acreditamos em vocês, formandos do Jovem Descolado. Nós temos a certeza de que irão fazer a diferença com muita excelência e contribuir para o crescimento do estado do Amapá”, disse o presidente Josiel Alcolumbre.
-
-
GEA
-
O Governador do Estado do Amapá, Clécio Luís, ressaltou a relevância do projeto e a felicidade em participar da formatura dos jovens descolados.
-
“Nós vemos um conteúdo muito forte no projeto, uma mensagem muito forte, gostaria de pontuar que essa capacitação é uma das dezenas que vocês irão participar, mas que começaram de uma forma muito positiva, pois entendemos o Jovem Descolado como um jovem livre para sonhar, para conquistar, para empreender, porque o empreendedorismo é isso, é quem sonha e realiza sonhos, é quem caminha com as próprias pernas, quem decide buscar autoconhecimento, desenvolver novas habilidades e seguir sempre em frente”, declarou o governador Clécio Luís.
-
-
Formandos
-
Na cerimônia, os jovens do projeto tiveram a oportunidade de discursar e incorporar nos discursos as aspirações e impressões de cada turma formando, destacando as experiências e os impactos do Jovem Descolado nos aspectos profissionais e pessoais.
-
-
“No Jovem Descolado nós aprendemos sobre empreendedorismo, que é arte de transformar sonhos em realidade, aprendemos a sermos inovadores, criativos, proativos, persistentes e visionários, mas também que empreender não é somente ter uma boa ideia ou um bom produto, é necessário soft skills, que são habilidades interpessoais, que nos permitem criar boas redes de contato, nos comunicar de forma clara, efetiva e persuasiva, como liderar com ética respeito e inspiração”, relatou o formando e orador da turma 2, Luiz Gustavo Ferreira.
-
-
“Gostaria de desejar, primeiramente, que nossos empreendimentos sejam prósperos, que nossas ideias sejam inovadoras, que nossos impactos sejam duradouros e dizer que uma ideia por uma ideia é somente mais uma ideia. Então, no projeto nós aprendemos que temos que deixar a nossa marca e essa marca precisa ser duradoura, porque nós somos a promessa de um futuro mais brilhante”, disse a formanda e oradora da turma 5, Brenda Pires.
-
Projeto
-
O Projeto Jovem Descolado tem como objetivo capacitar jovens com idade de 18 a 29 anos, para ampliar o nível de empregabilidade e de empreendedorismo, além de criar oportunidade para o desenvolvimento de competências e comportamentos para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho e/ou para abertura consciente de novos negócios.
O projeto já formou 2.460 jovens, em cinco municípios do estado do Amapá, entre eles, Macapá, Santana, Laranjal do Jarí, Porto Grande e Oiapoque.
-
Destaque
-
Em 2023, a importância do Projeto Jovem Descolado foi reconhecida e atualmente é uma Solução Nacionalizada, disponível para utilização de todo o Sistema Sebrae no país, por meio do portifólio do Programa Nacional de Educação Empreendedora.
-
Parceiros
-
São parceiros na realização da Formatura do Projeto Jovem Descolado, Sebrae, Governo do Estado (GEA), por meio da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS); e Secretarias Extraordinárias de Políticas para Juventude (Sejuv).
-
Coordenação
-
O Projeto Jovem Descolado é coordenado pela gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE), Lindeti Góes; e pela gestora do Projeto Jovem Descolado, Thaís Almeida.
-
A formatura do Projeto Jovem Descolado no Município de Macapá contou com a presença do Governador do Estado do Amapá, Clécio Luís; Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre; Diretor de Administração e Finanças do Sebrae no Amapá, Marcell Harb; Deputado Estadual pelo União Brasil, Hildegard Gurgel; Secretaria de Assistência Social do Amapá (SEAS), representada por Aline Gurgel; e Secretarias Extraordinárias de Políticas para Juventude (Sejuv);
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap