O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) iniciou na segunda-feira (4), a oficina de Gestão de Riscos. O objetivo é capacitar os colaboradores para a identificação e avaliação dos riscos operacionais, estimulando a gestão de processos e realizando o mapeamento de possíveis ameaças. A oficina acontece na sede da instituição, no período de 4 a 7 de março, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h.
Para a assessora do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá, Alaine Oliveira, o Programa de Integridade Corporativa – Compliance é essencial para difundir e valorizar a cultura ética dentro da instituição.
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O foco da capacitação é a implementação da metodologia de gestão de riscos, apresentando aos colaboradores ferramentas que possibilitem aplicar medidas proativas e estratégias de controle, promovendo assim maior integridade e eficiência no trabalho. Além disso, o treinamento busca proporcionar um momento de reflexão quanto ao papel que cada funcionário desempenha na instituição, na gestão de riscos e na garantia da integridade das operações realizadas no dia a dia, disse a assessora Alaine Oliveira.
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O Programa de Compliance é centrado em11 pilares, baseados em um posicionamento estratégico e dinâmico, entre eles, Suporte da Alta Administração, Políticas e Procedimentos, Código de Ética, Análise de Riscos, Controles Internos, Planos de Ação, Ouvidoria, Investigações Internas, Due Diligence, Comunicação e Treinamento e Monitoramento.
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Compliance
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A expressão compliance vem do verbo em inglês ‘to comply’, que significa conformidade, complacência e ‘estar de acordo com’. O programa de compliance está relacionado ao conjunto de disciplinas executadas pela instituição, com o objetivo de cumprir normas legais e regulamentares, além de políticas internas e diretrizes definidas para as atividades na empresa.
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O objetivo do programa é analisar e elaborar estratégias de ação para detectar qualquer inconformidade que possa ocorrer no ambiente de trabalho e no relacionamento entre colaboradores, clientes e parceiros.
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Programa
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A Lei Anticorrupção, de nº 12.846/2013, entrou em vigor em fevereiro de 2014. Desde o estabelecimento, o Sistema Sebrae colocou em prática a implementação do Programa de Integridade Corporativa (PIC) em todas as unidades estaduais. A implantação do PIC foi iniciada em 2015 por decisão do Conselho Deliberativo Nacional (CDN).
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Coordenação
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A Oficina de Gestão de Riscos é coordenada pela Assessoria de Compliance do CDE, pela Unidade de Controle Interno (UCI) e pela Universidade Corporativa do Sebrae no Amapá.
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Serviço:
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