O Sebrae inicia o Projeto Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER) no Vale do Jari. Na ocasião, reúne lideranças do setor público/privado e terceiro setor, para ao longo de oito encontros e quatro fóruns, num total de 18 meses de trabalho, orientar as lideranças locais a construírem uma Agenda de Desenvolvimento Territorial. O encontro acontece no Escritório Regional do Sebrae em Laranjal do Jari/AP, nos dias 15 e 16, das 8h às 18h.
A gestora estadual do LIDER, Nira Brito, informa que a atuação do LIDER tem o propósito de contribuir para que no território tenha uma gestão pública inovadora e inclusão social, por meio do empreendedorismo, além do ambiente favorável às micro e pequenas empresas.
-
O prefeito de Vitória do Jari/AP, Ari Duarte, considera esse dia histórico para o Vale do Jari. “Estamos recebendo o Sebrae que é um grande parceiro dos municípios, e traz o Projeto LIDER para a região, que tem a Jari Celulose como o principal projeto de desenvolvimento dentro da região, porém há mais de dois anos paralisado, que gerou diversos desempregos na região, e hoje, unimos todas as lideranças de diversos segmentos do Vale do Jari, para buscarmos alternativas e potencializar essas lideranças. A gente agradece ao Sebrae porque tenho certeza, que unidos, podemos melhor a qualidade de vida da população”, disse o prefeito Ari Duarte.
Durante os encontros do Projeto LIDER, as lideranças identificam as potencialidades econômicas de cada município da região, para a construção coletiva da Agenda de Desenvolvimento Regional, e as estratégias serão implementadas pelo grupo de líderes, junto aos governos e à sociedade.
-
Segundo o consultor credenciado do Sebrae Nacional, Rômulo Rende, é um programa de médio/longo prazo em que os líderes dos três setores, público, privado e terceiro setor, se unem em prol do desenvolvimento da região. “Eles vão ao longo do tempo, em oito encontros mensais, elaborar a Agenda Estratégica para o Desenvolvimento do Território. A expectativa é que esse documento, sirva de roteiro para a transformação do território, de tal forma que o desenvolvimento aconteça partindo das ideias, da vivência e da experiência de quem é líder no território”, finaliza o consultor, Rômulo Rende.
-
Metodologia
-
A Metodologia do Programa LIDER, apresentou neste primeiro dia de encontro no Vale do Jari, o ‘Gente Que Faz’, é um momento de inspiração e referência de promoção de desenvolvimento econômico e social, que acontece no Brasil inteiro. São histórias de boas práticas desenvolvidas em outras localidades, que se tornaram caso de sucesso.
O Sebrae trouxe do Ceará, Joaquim Melo, do Banco Palmas, teólogo, é especialista em desenvolvimento local, criador da metodologia de Bancos Comunitários e Moedas Sociais Circulante do Brasil.
O LIDER acontecerá em três (3) fases, sendo – a Fase de Fundação, com a identificação do território e das lideranças; a Fase de Construção, onde o grupo estrutura, coopera e constrói a Agenda do Desenvolvimento Regional; e a Fase de Aplicação, quando o grupo se institucionaliza e implementa as estratégias definidas.
-
Os consultores credenciados do Sebrae Nacional, Rômulo Rende e Miosótis Lúcio, aplicam a metodologia e conduzem o Projeto LIDER Vale do Jari (Laranjal do Jari/AP, Vitória do Jari/AP e o Distrito de Monte Dourado/PA).
-
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN):
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap