ASN AP
Compartilhe

Tucuju Valley celebra 10 anos de Inovação no Amapá

A comunidade tem como missão criar startups de sucesso e transformar o Amapá no Vale do Silício da Amazônia
Por Brenda Pires
ASN AP
Compartilhe

A diretora técnica do Sebrae no Amapá, Suelem Amoras, recebeu convidados e membros para celebração de 10 anos da Comunidade de Inovação Tucuju Valley, criada por um grupo de empreendedores amapaenses que queriam inovar e fortalecer o segmento de startups, negócios e tecnologia. A celebração de 10 anos, ocorreu na sede do Sebrae, no Salão de Eventos Macapá, no último sábado (12), às 18h30.

-

Sebrae

-

Segundo a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Suelem Amoras, a Comunidade Tucuju Valley é um parceiro essencial para o crescimento do ecossistema de inovação.

“Eu tenho aprendido muito com todos vocês, e a cada Inova Amazônia. O Sebrae tem a oportunidade de apoiar e de realizar ciclos e etapas de processos de melhoramento das empresas aqui presentes, das ideias a etapa de validação. Eu me tornei fã das pessoas que integram a comunidade, me sinto privilegiada de ter essa oportunidade, aqui no Sebrae, de conhecer tanta empresa de sucesso”, disse a diretora técnica, Suelem Amoras.

-

-

Comunidade

-

A Comunidade Tucuju Valley foi criada no dia 12 de julho de 2014, pelos empreendedores Lindomar Góes e Felipe Ferreira, da startup Proesc; Antonio Fascio, da startup OrçaFascio; Erika Bezerra, CEO da Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec); Maikon Richardson, analista do Sebrae e Fábio Renato, da empresa Você Telecom.

O nome da comunidade vem da tribo Tucuju, a mais antiga etnia indígena que habitava a margem esquerda da foz do Rio Amazonas, onde atualmente localiza-se a cidade Macapá, capital do estado do Amapá. Hoje a tribo ganhou novos integrantes que somam mais de 500 pessoas no ecossistema de inovação. Um vale fértil para criação de startups de sucesso na Amazônia, e que ajudam a mudar a história da inovação no Amapá e no Brasil.

-

O fundador e líder da Comunidade de Inovação Tucuju Valley, Lindomar Góes, declarou que o Amapá está em uma crescente no ranking de inovação do Brasil graças ao trabalho conjunto dos membros. “Nossa comunidade está na vigésima posição de estado que mais avançou em inovação no Brasil nos últimos anos, e agora estamos numa colheita ainda maior com a ajuda de muitas mãos e parceiros. Os frutos do esforço e dedicação de toda a comunidade, as oportunidades são palpáveis, como ter uma aceleradora como fundo de investimento, ter mais de um Hub de Inovação em andamento, e o Hotel Hub que é investimento que está sendo realizado fruto do reconhecimento da força do Ecossistema de Inovação do Amapá”, declarou o fundador Lindomar Góes.

O gerente da Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas do Sebrae no Amapá (Unic) e membro da comunidade Tucuju Valley, Bruno Castro, destaca a parceria que o Sebrae Amapá desempenha no ecossistema de inovação. “O Sebrae é um dos grandes apoiadores da comunidade, que incentiva, apoia e fortalece os empreendedores para que a comunidade continue a crescer e o nosso Ecossistema de sistema de inovação se fortaleça cada vez mais”, citou o gerente da Unic/Sebrae/AP, Bruno Castro.

Reconhecimento

-

A cerimônia de celebração contou com um momento de reconhecimento aos atores de inovação que contribuem para o surgimento, desenvolvimento e consolidação de startups e negócios inovadores no Amapá. Foram homenageados com o Troféu Tucuju Valley, na categoria fundadores e lideranças, Lindomar Góes; Antonio Fascio; Felipe Ferreira; Erika Bezerra; Maikon Richardson; Vítor Costa; Luiz Gaudênio; Josseli Pantoja e Bruno Castro.

“Gostaria de expressar minha mais profunda gratidão pela homenagem que me foi concedida em comemoração aos 10 anos da fundação da nossa comunidade. Ser reconhecido como um dos fundadores é uma honra imensa e me traz grande satisfação ver o quanto crescemos e evoluímos ao longo desta década” disse Maikon Richardson, CEO da startup 7g7 Market.

Na categoria nova geração de negócios, foram homenageados, a Valdeci Gonçalves, da Engenho Café de Açaí, uma startup de bioeconomia que representa e empodera mulheres; e Waldir Souza, da Tributei, uma startup de tecnologia, que foi a primeira startup da Amazônia a ser investida pelo Google.

Na categoria instituições, foram homenageados, o Sebrae Amapá; a Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec); a Rede Amazônica; a Assembleia Legislativa; o Governo do Estado e a Ventiur Smart Capital – aceleradora de negócios.

Lançamento

Na ocasião, houve o lançamento do site oficial da Comunidade Tucuju Valley, software desenvolvido pelo membro da comunidade e CEO da startup Devlink, Carlos Bezerra. O site conecta os membros e apresenta o gigantesco portifólio de startups e cases de sucesso.

Programação

-

A programação técnica contou com o painel ‘Ambiente de inovação, comunidades e investimentos’, palestrado pela especialista em negócios inovadores, coordenadora de projetos de inovação do Instituto Senai Sesi de Tecnologia e líder do habitat de inovação, mentora de startups, organizadora de hackathons e startup weekend, líder de comunidade Rapadura Valley, Camila Forte; e pelo investidor anjo com 9 exits no portfólio, fundador do Angel Investor Club e Founders Club, dois grandes hubs de conexões e negócios do ecossistema de inovação, Anderson Diehl.

-

Parceiros

São parceiros da Comunidade de Inovação Tucuju Valley, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae); o Governo do Estado do Amapá (GEA); prefeituras, a Assembleia Legislativa, a Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec) e diversas entidades públicas e privadas.

-

A celebração dos 10 anos da Comunidade Tucuju Valley, contou com a presença da diretora técnica do Sebrae no Amapá, Suelem Amoras; o gestor nacional do Inova Amazônia, Thyago Gatto; o gerente da Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas do Sebrae no Amapá (Unic), Bruno Castro; a gestora do Projeto Atendimento Startup Amapá, Josseli Pantoja; o líder da comunidade Tucuju Valley, Lindomar Góes; representando a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), o deputado estadual, Jesus Pontes; o diretor-regional da Rede Amazônica no Amapá, Eduardo Fiore; representando a aceleradora Ventiur Smart Capital, Sandro Cortezia e Leonardo Mezzomo; a CEO da Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), Erika Bezerra; a líder da comunidade Rapadura Valley, Camila Forte; o fundador do Angel Investor Club e Founders Club, Anderson Diehl.

-

-

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Youtube: /sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: /sebraeap

Instagram: @sebraeap

  • #sebrae #sebraeamapa #amapa #sebraeap #inovacao #tucujuvalley #empreendedorismo #startups