A programação da Feira Internacional de Oiapoque, que segue até domingo, 3 de agosto, destaca práticas sustentáveis e inovadoras, com ações de gestão de resíduos e incentivo à economia criativa e circular. O evento reforça o compromisso com o desenvolvimento econômico aliado à responsabilidade socioambiental.
-
O diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Marcell Harb, afirma que a Feira Internacional de Oiapoque consolida o compromisso da instituição com práticas sustentáveis e transformadoras.
-
Queremos que a sustentabilidade seja transversal em nossas ações. Com o projeto Consumo Consciente, buscamos inspirar empreendedores, parceiros e visitantes a adotarem atitudes que respeitem o meio ambiente e fortaleçam a economia local
, destacou o diretor, Marcell Harb.
-
Projeto
-
Durante a Feira, o Sebrae coloca em prática o projeto Consumo Consciente, iniciativa que estimula a gestão adequada de resíduos sólidos, reutilização de materiais e incentivo à cadeia produtiva local. A ação reafirma o potencial da reciclagem como vetor de desenvolvimento em Oiapoque.

Gestão
-
A consultoria de gestão de resíduos da feira está sob responsabilidade da empresa Amazon Reuse, conduzida pela consultora de sustentabilidade do Sebrae, Marília Cortte. A atuação envolve planejamento diagnóstico, capacitação de equipes, rastreabilidade e direcionamento de materiais recicláveis, garantindo que o evento aconteça com transparência e responsabilidade socioambiental.
Além disso, todos os expositores foram abordados com o intuito de reforçar o manual de boas práticas sustentáveis do evento, que visa educação ambiental inclusiva e engajamento do público.
-
“A base da sustentabilidade é a consistência. O Sebrae é um exemplo de compromisso com a economia circular, desde o planejamento das lixeiras até a destinação ambientalmente adequada para gerar mais renda, do evento até o fortalecimento regional”, disse a consultora de sustentabilidade do Sebrae e CEO da Amazon Reuse, Marília Cortte.
Cooperativismo
-
Para o fortalecimento das políticas públicas de gestão de resíduos no município de Oiapoque, o Sebrae reuniu com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Oiapoque (Semam), para acompanhar a formalização e o fortalecimento dos catadores e agentes ambientais locais, garantindo a geração de renda e a valorização dos profissionais da economia circular.
Destinação
-
Os resíduos gerados na feira serão encaminhados para catadores locais em processo de formalização, artesãos e empreendedores do setor de reciclagem. Serão destinados os materiais com maior valor agregado no mercado, como o alumínio, plástico, papel e papelão. O vidro será transformado em peças criativas, fomentando o artesanato com identidade amazônica e promovendo oportunidades para pequenos negócios.
-
Feira
-
A Feira Internacional de Oiapoque é um instrumento estratégico para o acesso a novos mercados. Conecta pequenos negócios, promove o turismo, estimula trocas comerciais e fortalece os laços econômicos e culturais entre o Brasil, a Guiana Francesa, o Suriname e países do Caribe.
-
Parceiros
-
A Feira Internacional de Oiapoque é uma realização do Sebrae, Agência Amapá e Governo do Estado do Amapá em parceria com a Coletividade Territorial da Guiana (CTG), Câmara de Comércio e Indústria da Guiana (CCIG), Prefeitura Municipal de Oiapoque, Associação Comercial de Oiapoque (Acoi), Senac, Sindetur e LAN Telecom.
-
Coordenação
-
A gestão de resíduos sólidos na Feira Internacional de Oiapoque é coordenada pelo diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Marcell Harb; e pela gerente da Unidade de Administração e Finanças do Sebrae e gestora do Projeto Consumo Consciente do Sebrae, Maria Inês Barbosa.
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap