O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), realizou a Caravana Empresarial, na Colônia do Matapi, no Município de Porto Grande/AP, nesta segunda (2), das 7h30 às 17h. Empresários de panificadoras, restaurantes e lanchonetes, conheceram o Sítio Retiro Fé em Deus, que produz suínos, aves, pescado e frutas; o Sítio Boi Não Berra, que produz abacaxi e mandioca; e a Agroindústria Polpas de Frutas.
-
-
-
Para a gerente do agronegócio e indústria do Sebrae, Larissa Queiroz, a ideia é que eles se conheçam e consigam firmar parcerias comerciais, porque um dos grandes desafios dos clientes do Sebrae, na agricultura familiar, é ter esse contato com a outra ponta, é ter esse contato com o cliente da alimentação fora do lar. Essa expectativa inicia em Porto Grande, na Colônia Agrícola do Matapi, na Linha C, com a equipe do Sebrae integrando o agronegócio, a área do mercado, e do comércio e serviço, que acompanharam um grupo de empresários para aplicar a metodologia da Caravana Empresarial, intitulada, Do Campo à Mesa.
Continuaremos nos dias 5 e 10 de setembro, no Inajá, na Região de Itaubal, onde vamos levar os empresários para conhecer as áreas de produção orgânica. A única produção orgânica certificada de fato pelas organizações de controle social. Em Itaubal do Piririm, também vamos levá-los para a indústria de farinha de mandioca que é uma das primeiras agroindústrias certificadas da agricultura familiar. Nesse momento, os levaremos para conhecer toda a parte da produção orgânica da região; e finalizaremos, no dia 10, no entorno de Macapá, levando-os para conhecer uma granja que trabalha com suínos e aves e na área da Fazendinha, numa propriedade que já trabalha com agroecológicos e também com a produção orgânica, explicou a gerente, Larissa Queiroz.
Abacaxi
-
O produtor rural, Suel Diniz, que está com uma produção de aproximadamente 80 mil pés de abacaxi plantada, destacou a referência que o fruto tem no estado e a expectativa de finalizar o processo de Identificação Geográfica (IG), que é o reconhecimento do produto pelo território onde se planta o Abacaxi de Porto Grande, reforçou que já deram entrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e estão aguardando o resultado.
-
-
“Estamos recebendo um grupo de empresários que o Sebrae trouxe para fazermos uma parceria de venda de produto. Nós plantamos abacaxi, melancia, macaxeira, laranja, muito pepino e a gente está aqui para ver se a gente melhora a situação econômica, não só a nossa, mas também dos nossos compradores”, disse o produtor Suel Diniz.
-
-
-
Lanchonete
-
A empresária Dayanne Ferreira, da Fruittmix em Macapá, relata que participar desse projeto foi muito importante para estreitar os laços com a agricultura familiar e com os pequenos agricultores. “É da nossa terra, realmente para que possamos levar para nossa loja aquilo que realmente é nosso, com toda a qualidade da nossa agricultura familiar. A Fruittmix trabalha com salada de frutas, com iogurtes artesanais, e todos os dias temos diversas opções de frutas e iogurtes artesanais à escolha do cliente”, enfatiza Daynne Ferreira.
-
Panificadora
-
Para a empresária Alice Caxias, da Panificadora Nossa Senhora de Fátima, é muito gratificante sair da cidade e chegar nas propriedades rurais, com esse Projeto do Sebrae Do Campo à Mesa.
-
“Acho um dos melhores projetos, até porque fomenta para o agricultor. Conheci esse projeto no Sebrae e hoje já sou cliente deles, desde 2016. Venho periodicamente, e estão na luta se reinventando, aumentando a produção, com qualificação, e a gente como empresários, temos que olhar o nosso pequeno agricultor que já apresenta garantia de que é um produto saudável para mim e para os meus clientes”, declarou a empresária Alice Caxias.
-
-
Restaurante
-
O empresário Andreo Bastos, do Restaurante Amazonas Peixaria, afirmou que é muito importante conhecer toda a cadeia produtiva, desde o campo, a produção, o cultivo, a forma que a agricultura familiar cuida da qualidade e os produtos que utiliza, pois impacta na qualidade do produto que será entregue aos clientes.
-
-
“O Sebrae incentiva e busca sempre essas inovações de estar conectando cada vez mais os nossos produtores rurais e o empreendedor para mostrar como funciona a cadeia produtiva no nosso estado, até chegar nos nossos empreendimentos, para reproduzir e servir a mesa do nosso cliente. São guerreiros em não desistir do campo”, finaliza o empresário Andreo Bastos.
-
-
Convidados
-
Participaram da Caravana Empresarial na Colônia Agrícola do Matapi em Porto Grande/AP, os empresários Andreo Bastos Restaurante Amazonas Peixaria); Dayanne Ferreira (Fruittmix); Manoel Tiago (Garagem Foodbeer); Vanessa Nóbrega e Melissa Jordana (Kings Chefe); João Daniel (Pretzel’s Café); Keila Barbosa (Keila Biomassas); Rodrigo da Silva e Rosivete Lopes (Lamaru Restaurante); e Alice Caxias (Panificadora Nossa Senhora de Fátima).
-
-
Coordenação
-
A Caravana Empresarial é coordenada pela gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria do Sebrae (UAC-Agrin), Larissa Queiroz; e conta com a parceria da analista da Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio e Serviços do Sebrae (UAC-CS), Tatiane Negrão; e com o analista da Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas do Sebrae (Unic), Rômulo Brasão.
-
Programação
Data: 2.9.2024 – Segunda-Feira
Caravana Empresarial
Local: Colônia Agrícola do Matapi – Município de Porto Grande/AP
Em propriedades de produção de frutas e em agroindústria de polpas, devidamente registrada
-
Data: 5.9.2024 – Quinta-Feira
Caravana Empresarial
Local: Município de Itaubal do Piririm/AP
Empresários conhecerão as propriedades de orgânicos e em agroindústria de farinha, também registada
-
Data: 10.9.2024 – Terça-Feira
Caravana Empresarial
Local: Município de Macapá
Propriedades de produção agroecológica, uma granja (com Selo de inspeção municipal) e empresa de piscicultura.
-
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap