O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) anunciou os vencedores do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). O Tema ‘A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais’, buscou valorizar e divulgar o trabalho e importância dos micro e pequenos negócios para o desenvolvimento do estado. Os dirigentes do Sebrae, Josiel Alcolumbre; Alcilene Cavalcante; e Marcell Harb, receberam a imprensa do Amapá, na sede da instituição, nesta quinta (17), às 19h.
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Josiel Alcolumbre, destacou que valorizar o jornalista e a informação responsável faz com que a sociedade democrática permaneça segura.
-
Essa foi a 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Mais uma vez, o Sebrae saiu na frente, naquilo que a gente acredita ser o mais importante na informação, valorizar o profissional jornalismo é valorizar, antes de mais nada, a democracia no seu estado mais sólido. Porque com boa informação, a gente tem certeza que a sociedade se molda em fatos construídos com responsabilidade, com seriedade. E a indagação que a gente tem feito a todos os personagens que buscam o Sebrae, é se no seu dia a dia, você precisa de um médico, você busca sempre o melhor profissional e a melhor indicação do melhor profissional médico; assim como no direito, você precisa de um bom advogado, você busca indicações de quem seria um bom advogado. Por que, eu pergunto sempre, por que para se informar, pode ser com qualquer um? O Sebrae não aceita que seja dessa forma. Por isso, valorizamos o profissional da informação, aquele que busca a fonte segura, que checa e recheca para levar para quem lhe segue, para quem lhe vê, para quem lhe escuta, para quem lê, a informação precisa ser verdadeira e responsável, afirmou o presidente Josiel Alcolumbre.
-
De acordo com a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, o Prêmio Sebrae de Jornalismo é uma iniciativa importante para as pequenas empresas, para o desenvolvimento econômico do estado, para a valorização do profissional jornalista e para os comunicadores do Estado do Amapá.
“Esse ano o Prêmio Sebrae de Jornalismo trouxe uma inovação, a categoria Jornalismo Universitário, que é para estimular também os estudantes de jornalismo. Primeiro, participarem de premiações, não só no Amapá, mas também no Brasil; e estimular a esses profissionais a escreverem, a contarem histórias das micro e pequenas empresas e empreendedores do Amapá. A gente busca olhar as histórias que foram contadas, os personagens que apareceram nas reportagens dos jornalistas, que contribuíram com o desenvolvimento local e o desenvolvimento territorial através das micro e pequenas empresas, que nós do Sebrae, apostamos e apoiamos”, declarou a superintendente, Alcilene Cavalcante.
-
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amapá (Sindjor/AP), João Clésio, disse que eventos como esse são necessários para que os jornalistas consigam divulgar os trabalhos e receber o devido reconhecimento por isso.
-
“É de suma importância essa iniciativa do Sebrae de realizar a 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. É um momento especial para a categoria, principalmente para os jornalistas premiados com as suas produções. Parabenizo o Sebrae pela iniciativa e que novas premiações em 2025 sejam realizadas e que mais jornalistas possam participar, mostrar seus produtos, suas matérias, seja no rádio, tv, impresso, foto, portal. É importante que todos participem permanentemente”, afirmou o presidente, João Clésio.
Juri
-
A Comissão Julgadora na etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo, cumpre exigência de edital e contou com a participação dos profissionais – da jornalista e analista de Comunicação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amapá), Dulcivânia Freitas; do jornalista e assessor de comunicação do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Elton Tavares; e do gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá, Maikon Richardson.
Programação
-
A programação de premiação do PSJ 2024 contou com a apresentação do grupo instrumental Marreco’s Land que tem no contrabaixo, Alan Gomes; guitarra, Fabinho Costa; teclado, Jeffrei Redig; bateria, Hian Moreira; e no sax, flauta e clarineta, Miguel Neto. O grupo toca música instrumental brasileira com foco na fusão com ritmos amazônicos, dando ênfase aos sons tradicionais do Amapá, intitulados marabaixo e batuque, a nova música do Brasil.
Prêmio
-
Aos vencedores das cinco (5) categorias, foram entregues um Tablet Samsung Galaxy Tab S9 FE 128GB 6GB Ram. Os trabalhos dos jornalistas amapaenses, se encaixaram em temas do universo empreendedor, e valorizaram os empreendedores e os pequenos negócios ao serem mostrados por meio da imprensa
Vencedores
-
Anita Flexa, primeiro lugar na Categoria Jornalismo em Texto, assegurou que está muito feliz por vivenciar esse momento e que o PSJ é uma oportunidade de exibir para o país a importância dos pequenos negócios.
“Ganhei na categoria texto em primeiro lugar, e só quero agradecer ao Sebrae, a equipe que julgou todos os trabalhos e a todos os colegas profissionais e acadêmicos que se inscreveram nesse prêmio maravilhoso. Esta, sem dúvida, é uma oportunidade da gente contar histórias e mostrar, não só para o nosso Amapá, mas para todo o Brasil, os pequenos negócios que fazem a nossa sociedade rodar a economia local rodar e mostrar a importância de fomentar essa economia, desde o pequeno empreendedor até os grandes empresários. Quero agradecer a todos que se empenharam, que estiveram juntos, concorrendo nas categorias e eu me sinto muito feliz, a palavra é gratidão”, concluiu Anita Flexa.
O vencedor da Categoria Jornalismo em Áudio, Luke Araújo, garantiu que participar desse momento foi gratificante e muito satisfatório voltar com o troféu para casa. Ele acredita que essa oportunidade terá grande impacto em sua carreira profissional.
Segundo Rafael Aleixo, que levou o primeiro na Categoria Jornalismo em Vídeo, a premiação é uma maneira de recompensar aqueles que trabalham na criação de conteúdos que conseguem expor o desenvolvimento que acontece no Amapá, por meio dos pequenos empreendimentos.
-
“Estou muito feliz de ser contemplado e premiado nessa décima primeira edição do prêmio. O prêmio tem uma importância significativa para a comunicação de uma forma geral aqui no nosso estado, porque traz a importância do trabalho dos jornalistas, da apuração também e da divulgação do que o pequeno empreendedor está fazendo para ajudar no desenvolvimento do nosso estado. Então eu estou muito grato, grato ao Sebrae, a toda a organização do evento e feliz também por mais essa conquista”, relatou Rafael Aleixo.
Núbia Paes, campeã da Categoria Fotojornalismo, disse estar muito grata com a chance mostrar o trabalho e que agradece muito a valorização que ela e os outros finalistas receberam, e que todos merecem esse reconhecimento.
Para Mickael Marques, que recebeu o troféu de primeiro lugar, na Categoria Jornalismo Universitário, a existência desse espaço para os estudantes é algo muito significativo.
“Estou muito feliz de conseguir o primeiro lugar na categoria de jornalismo universitário e é o primeiro ano que tem essa categoria no Sebrae, o que é um espaço muito legal para evidenciar um jornalismo que é feito dentro das universidades”, finalizou o acadêmico em jornalismo, Mickael Marques.
-
-
Resultado
-
-
Categoria Jornalismo em Texto
-
1º lugar
Açaí Direct: Aplicativo para encurtar negociação pode ajudar a controlar o preço do produto Nome do veículo: Portal Seles Nafes
Representante do trabalho: Anita Flexa Rodrigues
Link da publicação
https://selesnafes.com/2024/05/acai-direct-aplicativo-para-encurtar-negociacao-pode-ajudar- a-controlar-preco-do-produto/
-
2º lugar
Avançam as mulheres empreendedoras Nome do veículo: Jornal O Amapá
Representante do trabalho: Jorge Cesar de Sousa Almeida
Link da publicação: https://premiosebraejornalismo.com.br/wp- content/uploads/2024/07/page5.png
-
3º lugar
Casal do AP faz sucesso na internet ensinando a reciclar e empreender Nome do veículo: Portal Seles Nafes
Representante do trabalho: Rodrigo Araújo Dias Monteiro (Rodrigo Indinho)
Equipe: Rodrigo Indinho, Elder de Abreu e Seles Nafes Link da publicação
https://selesnafes.com/2024/05/casal-do-ap-faz-sucesso-na-internet-ensinando-a-reciclar-e- empreender/
-
-
-
Categoria Jornalismo em Vídeo
-
1º lugar
Extrativistas do Bailique se preparam para fazer exportação de açaí em pó para os EUA Nome do veículo: Rede Amazônica
Representante do trabalho: Rafael Oliveira Aleixo Link da publicação https://globoplay.globo.com/v/12645191/
-
2º lugar
Turismo de Acampamento em Serra do Navio Nome do veículo: Rede Amazônica
Representante do trabalho: Arilson Freires Gomes
Equipe: Arilson Freires Gomes, Jorge Júnior Link da publicação https://globoplay.globo.com/v/12078414/
-
3º lugar
Ferramenta virtual facilita negócios Nome do veículo: Rede Amazônica
Representante do trabalho: Karina Rodrigues
Equipe: Karina Rodrigues, Albenir Sousa
Link da publicação https://globoplay.globo.com/v/12387178/
-
-
-
Categoria Jornalismo em Áudio
-
1º lugar
Credbox: uma linha de crédito para mercearias e miniboxs no Amapá Nome do veículo: Rádio Difusora de Macapá
Representante do trabalho: Luke Araújo
Link da publicação
https://premiosebraejornalismo.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Credbox_-uma-linha- de-credito-para-mercearias-e-miniboxs-no-Amapa-.mp3
-
2º lugar
Cadeias produtivas de açaí no Amapá garantem melhorias para extrativistas e exportação no mercado internacional
Nome do veículo: CBN Amazônia Macapá Representante do trabalho: Lorena Lima Links da publicação
https://cbnamazonia.com/cidades/macapa/cadeias-produtivas-de-acai-no-amapa https://premiosebraejornalismo.com.br/wp-content/uploads/2024/05/00-REPORTAGEM- CADEIA-ACAI-LORENA.mp3
-
3º lugar
Zwanga: projeto de moda está mudando vidas de mulheres pretas no AP Nome do veículo: CBN Amazônia Macapá
Representante do trabalho: Lorena Lima
Link da publicação
https://cbnamazonia.com/podcast/perspectivas/perspectivas-20-zwanga-projeto-de-moda- esta-mudando-vidas-de-mulheres-pretas-no-ap
-
-
-
Categoria Fotojornalismo
-
1º lugar
Churros do seu Antônio faz sucesso há mais de 3 décadas em Macapá: ‘continua o mesmo sabor’
Nome do veículo: Equinócio Play
Representante do trabalho: Núbia Paes Pacheco
Links da publicação
https://equinocioplay.com.br/2023/12/13/churros-do-seu-antonio-faz-sucesso-ha-mais-de-3- decadas-em-macapa-continua-o-mesmo-sabor/
https://premiosebraejornalismo.com.br/wp-content/uploads/2024/06/1000056921.jpg
2º lugar
Ribeirinhas movimentam cadeia produtiva do açaí, no Arquipélago do Bailique Nome do veículo: Portal g1 Amapá
Representante do trabalho: Rafael Oliveira Aleixo
Links da publicação
https://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2024/05/03/primeiro-painel-do-amazonia-que-eu- quero-chega-a-macapa-para-debater-producao-de-farmacos-e-a-cadeia-produtiva-do- acai.ghtml
https://premiosebraejornalismo.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Ribeirinhas- movimentam-cadeia-produtiva-do-acai-no-Arquipelago-do-Bailique-scaled.jpg
-
-
-
Categoria Especial Jornalismo Universitário
-
1º lugar
Quando a paixão se torna empreendimento: Goldiene Fernandes e o brechó de brinquedos Nome da instituição de ensino: Universidade Federal do Amapá – UNIFAP
Nome do veículo: Agência Experimental de Comunicação (Agcom)
Representante do trabalho: Mickael Marques Nobre
Link da publicação
https://www.jornalismoagcom.com/post/quando-a-paixão-se-torna-empreendimento-goldiene-fernandes-e-o-brechó-de-brinquedos
-
-
2º lugar
Aos 76 Anos, estudante de nutrição cria startup de suplementação natural no Amapá Nome da instituição de ensino: Universidade Federal do Amapá – UNIFAP
Nome do veículo: Agência Experimental de Comunicação (Agcom)
Representante do trabalho: Aluizio Barbosa Vinhas Neto (Neto Vinhas)
Link da publicação
https://www.jornalismoagcom.com/post/aos-76-anos-estudante-de-nutrição-cria-startup-de- suplementação-natural-no-amapá
-
3º lugar
Moda Sustentável: produtos de baixo impacto ambiental e consumo consciente se popularizam
Nome da instituição de ensino: Universidade Federal do Amapá – UNIFAP Nome do veículo: Agência Experimental de Comunicação (Agcom) Representante do trabalho: Raquel de Oliveira
Equipe: Raquel de Oliveira, Aretusa Fernandes Link da publicação -https://www.jornalismoagcom.com/post/moda-sustent%C3%A1vel-produtos-de-baixo- impacto-ambiental-e-consumo-consciente-se-popularizam.
-
-
Serviço
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap