O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) promoveu como parte da programação da Feira Internacional, a palestra Conecta Solar, no Escritório Regional do Sebrae em Oiapoque, na sala 2, neste sábado (2), das 9h às 11h. O objetivo foi apresentar o potencial estratégico da energia solar como fonte limpa e econômica para empresários locais e internacionais.
Para a gerente da Unidade de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae (UPGE), Isana Alencar, o momento foi importante para aprofundar a discussão sobre como os empresários podem se preparar para as transformações do setor energético e adaptar os negócios às novas exigências do mercado.
-
O Conecta Solar promoveu um debate sobre as estratégias e, principalmente, as inovações que o setor de energia renovável está trazendo para as pequenas empresas. Mostramos alternativas que podem ser implementadas para reduzir custos com energia convencional e, assim, melhorar a produtividade
destacou a gerente Isana Alencar.
-
Palestra
A primeira parte do Conecta Solar foi com a ministração da palestra Sistemas Isolados Off-grid: onde usar e o impacto na produtividade e no desenvolvimento socioambiental da cidade ao campo pela bióloga e gestora ambiental, Elani Martins.
Em seguida, o momento foi conduzido pelo presidente da Associação Amapaense das Empresas de Energia Solar (Aapsolar), Keliandro Rego; e o presidente do Sindicato das Empresas de Energia Solar (Sindsol), Nilton Ricardo com a palestra O Presente e Futuro da Energia Solar no Amapá: mercado, vantagens e dicas de investimento.
-
-
Sustentabilidade
O presidente da Aapsolar, Keliandro Rego, destacou que a participação no evento foi uma oportunidade concreta para empresários compreenderem, na prática, como a energia solar pode ser uma aliada na redução de custos e na busca por competitividade.
“Nós mostramos como comprar energia solar de forma consciente, buscando soluções que garantam uma economia imediata. O Oiapoque tem um potencial muito grande, e quem aderir a esse tipo de tecnologia com certeza vai ter um diferencial no mercado”, contou Keliandro.
-
Mercado
A empresária Lilma Campos, que atua no setor de hotelaria em Oiapoque, avaliou a palestra como um momento de aprendizado necessário para a realidade local.
-
Segundo ela, o conteúdo trouxe segurança sobre o uso da energia solar, especialmente após experiências negativas anteriores com o tema.
“Foi um conhecimento importante, porque o Oiapoque é distante de tudo e a gente precisa dessas informações para se sentir mais seguro em relação à energia solar. Muito bom conhecer esse projeto, e eu espero que o município possa abraçar essa ideia também”, disse a empresária Lilma.
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Instagram: @sebraeap