ASN AP
Compartilhe

Conferência reúne especialistas para debater desafios e oportunidades do setor de petróleo e gás no extremo Norte

O evento integra a programação da Feira Internacional de Oiapoque e promove qualificação, negócios e sustentabilidade para a cadeia produtiva de óleo e gás
Por Brenda Pires De Oiapoque/AP
ASN AP
Compartilhe

O município de Oiapoque recebe a Conferência Petróleo e Gás, evento que integra a programação da Feira Internacional de Oiapoque. A conferência reúne especialistas, gestores públicos, empresários e representantes da indústria para discutir as perspectivas econômicas e os caminhos para qualificação profissional e inserção regional no mercado de petróleo e gás.

Segundo a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, o evento representa uma oportunidade concreta para o Amapá se inserir de forma competitiva nesta cadeia produtiva. Ela, destacou que a conferência contribui diretamente com a estratégia de desenvolvimento do setor no estado.

-

Esse é um momento de diálogo estratégico entre instituições de ensino, empresários e representantes do setor público, com o objetivo de inspirar soluções e consolidar parcerias. A intenção é criar um ambiente propositivo, onde ideias inovadoras possam surgir e fortalecer a nossa capacidade de fazer bons negócios nesse novo ciclo que se inicia

, destacou, a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante.

Conferência

-

A Conferência é uma importante ação do Sebrae no Amapá e parceiros para consolidar Oiapoque como um território estratégico de oportunidades sustentáveis, geração de renda e fortalecimento de cadeias produtivas no Norte do país. A proposta é promover conexões entre empresários, instituições de ensino, poder público e comunidade, fortalecendo a competitividade da região na cadeia produtiva.

Painéis

-

A programação contou com o painel de Petróleo e Gás no Amapá – Programas do Governo do Estado e Perspectivas de Negócios para Empresas Locais, conduzido pelo diretor de Atração de Investimentos da Agência Amapá, Antônio Batista; painel Qualificação Profissional para Atuação na Cadeia de Petróleo e Gás, conduzido pela gerente da Unidade de Petróleo, Gás e Energia do Sebrae, Isana Alencar; a coordenadora de Desenvolvimento Educacional do Senai, Gislaine Leme;      José Henrique Mendes coordenador de pesquisa e extensão do IFAP Campus Oiapoque, coordenador de Pesquisa, Extensão e Ações Comunitárias do Campus Binacional da UNIFAP, Eduardo Margarit.

Para o diretor de Atração de Investimentos da Agência Amapá, Antônio Batista, o petróleo não é de imediato,  mas isso não significa que não haja oportunidades emergentes.

-

“A fase que se inicia exige uma série de preparações, compra de equipamentos, serviços especializados, estruturação de base logística. É como o canteiro de obras de um grande prédio. Vamos precisar de fornecedores, mão de obra, insumos, serviços. E é nesse momento que o Amapá precisa estar preparado para participar da cadeia de valor que já está sendo construída”, afirmou o diretor, Antônio Batista.

Talk

-

O talk temático “Desafios das Empresas Fornecedoras – Requisitos Legais e Práticas ESG” reuniu o executivo da empresa Dinamus, Glauco Nader, para debater os caminhos que os fornecedores locais devem percorrer diante das exigências do setor de petróleo e gás. O diálogo abordou aspectos legais, ambientais, sociais e de governança, com foco na qualificação e adaptação dos negócios. Participaram também as empreendedoras Simone Aviz e Maria Raimunda Costa, do setor de hotelaria, que compartilharam suas experiências práticas no atendimento à Petrobras e refletiram sobre os desafios e oportunidades que surgem com a chegada de grandes operações na região.

-

A empresária Simone Aviz, proprietária do Hotel Vila Morena em Oiapoque, ressaltou que a chegada da Petrobras representa mais do que uma nova demanda, é a porta de entrada para um ciclo de crescimento.

-

“Com o nome de peso que a Petrobras carrega, naturalmente outras empresas também virão. Isso nos obriga a evoluir e buscar qualificação. Hoje ainda não estamos prontos para tudo, mas com união e esforço, podemos estruturar uma rede de serviços preparada para esse novo momento econômico do Oiapoque”, completou a empreendedora, Simone Aviz.

Atendimento

-

Durante todos os dias da feira, o Sebrae também disponibiliza um espaço de atendimento empresarial sobre petróleo, gás e energia, das 17h às 23h. O objetivo é oferecer orientações personalizadas para empresários e interessados em ingressar ou ampliar sua atuação no setor.

-

Feira

-

A Feira Internacional de Oiapoque é um instrumento estratégico para o acesso a novos mercados. Conecta pequenos negócios, promove o turismo, estimula trocas comerciais e fortalece os laços econômicos e culturais entre o Brasil, a Guiana Francesa, o Suriname e países do Caribe.

-

Parceiros

-

A Feira Internacional de Oiapoque é uma realização do Sebrae, Agência Amapá e Governo do Estado do Amapá em parceria com a Coletividade Territorial da Guiana (CTG), Câmara de Comércio e Indústria da Guiana (CCIG), Prefeitura Municipal de Oiapoque, Associação Comercial de Oiapoque (Acoi), Senac, Sindetur e LAN Telecom.

-

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Youtube: /sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

  • #conexoes #feirainternacionaldeoiapoque #negociosnafronteira #oiapoque #sebrae #sebraeamapa #sebraeap #Empreendedorismo #Negócios #Cultura