O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) realiza o Curso Conexão Delas, no período de 26 de abril a 2 de maio. A capacitação visa trabalhar uma jornada de habilidades comportamentais, emocionais e sociais, promovendo o autoconhecimento e o fortalecimento das relações interpessoais das participantes. O curso acontece na sede da instituição, na Sala de Conhecimento, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
-
A gestora do Projeto Sebrae Delas, Rejane Reis, aponta que a capacitação é focada em cinco aspectos essenciais – Inteligência emocional, Autoimagem, Autoconfiança, Comunicação e Liderança.
-
“O curso foi desenvolvido para 60 empresárias participantes do projeto. O foco é fazer com que as empreendedoras reconheçam emoções que influenciam diretamente na tomada de decisões mais assertivas nos negócios. Estamos trabalhando o aspecto emocional e o diferencial das emoções para os negócios, além de identificar crenças e aspectos comportamentais que precisam de mais atenção e cuidado”, explica a gestora Rejane Reis.
-
A empreendedora Quelly Silva, dona da Q.Linda Fit, comenta sobre a dinâmica do curso que envolve questões emocionais voltadas para o empreendedorismo feminino. As mulheres estão participando de várias metodologias voltadas no conhecimento emocional e pessoal que envolve um momento de reflexão.
-
“Está sendo um grande aprendizado, estamos desenvolvendo várias ações com muito conhecimento, momento de reflexão e principalmente o autoconhecimento pessoal. Então só vejo agregar ao decorrer desse programa em relação ao meu empreendimento, porque eu vejo tanto potencial em mim quanto nas outras empreendedoras que estão iniciando no mercado e isso é muito gratificante para gente ter essa oportunidade com essas ações voltadas para nós mulheres”, comenta a empreendedora Quelly Silva.
-
Projeto
O Projeto Sebrae Delas – Mulher de Negócios, tem o objetivo de estimular mulheres a empreender, gerar negócios e transformar realidades. Visa também fomentar práticas empresariais para tornar os negócios liderados por mulheres mais competitivas, bem como promover a sensibilização e a articulação de atores estratégicos relacionados ao tema de empreendedorismo feminino.
-
Responsabilidades
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), as mulheres brasileiras, em diversos tipos de cargo e setores, trabalham em média 3 horas a mais que homens semanalmente. Essas horas são configuradas como a segunda jornada de trabalho, que se qualificam em atividades domésticas, familiares e pessoais.
-
Para a empreendedora Quelly Silva, definir prioridades é uma tarefa difícil, mas que precisa ser feita para que seja possível crescer e se desenvolver como empreendedora ou profissional.
-
“Às vezes a gente enfraquece em relação ao empreendedorismo porque a gente tem família, cachorro, filhos que precisam de assistência e esquecemos de cuidar da gente. Então, nós temos essa questão de nos fortalecer e a gente realmente precisa de ações voltadas para auxiliar mulheres, ações que reconheçam que a gente tem valor no mercado de trabalho, como também na questão familiar, que a gente acaba sendo alicerce da nossa família em muitas situações, então só vejo meu crescimento como empreendedora”, comenta a empreendedora Quelly Silva.
-
Metodologia
As empreendedoras participam de ações lúdicas para o desenvolvimento de competências emocionais, como dinâmicas de expectativa, diário de bordo, momento cinema, avaliações de músicas sobre empoderamento feminino, mapas conceituais e outras atividades. Além disso, o curso propõe momentos de integração e união entre as participantes, promovendo rodas de conversa, compartilhamento de experiências e apresentações dialogadas.
-
O curso ocorre em 4 dias de imersão, com a utilização de um método de aprendizagem experiencial com aplicação de técnicas e ferramentas com o propósito de apoiar no desenvolvimento das habilidades de inteligência emocional, autoimagem, autoconfiança, comunicação e liderança. A metodologia foi pensada para auxiliar as empreendedoras no mercado e apoiar com seus negócios.
-
Coordenação
-
O Projeto Sebrae Delas é coordenado pelo gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE), Maikon Richardson, e pela gestora estadual do Projeto Sebrae Delas, Rejane Reis.
-
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap