ASN AP
Compartilhe

Feira Binacional de Oiapoque apresenta arte indígena de quatro etnias e artesanato

Galibi Maworno, Karipuna, Galibi Kalinã e Palikur, organizados em associações e grupos, tecem arte para a Feira Binacional que integra visitantes do Amapá e da Guiana Francesa, na fronteira
Por Denyse Quintas / De Oiapoque/AP
ASN AP
Compartilhe

Utilitários e decorativos em madeira, cestarias, colares, pulseiras, cerâmica, vasos, mandalas, aspirais e luminárias estão entre os objetos indígenas produzidos para comercialização, na Feira Binacional de Oiapoque, que ocorre na Rua Presidente Getúlio Vargas n° 711, Centro (Antigo Espaço Embratel), de 31 de julho a 3 de agosto, das 17h às 23h.

superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, que comprou uma tela indígena e o diretor de administração e finanças, Marcell Harb, com o indígena premiado internacionalmente, Yermolay Caripoune.

Para a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Célia Cardoso, o artesanato possui grande importância cultural, social e econômica. “O Sebrae desenvolve ações que produzem impacto positivo no crescimento da renda dos artesãos, na preservação da cultura local e no reconhecimento como empreendedores; por isso, o artesanato está presente na maioria dos eventos, valorizando as manifestações culturais e tradicionais”, disse a gerente Célia Cardoso.

Os indígenas de Oiapoque estão representados em associações e grupos que participam da Feira Binacional, entre eles, na Arte Indígena estão o Povo Palikur, Galibi Maworno, Karipuna e Galibi Kalinã; Associação dos Artesãos de Oiapoque (AAO), Associação das Mulheres Artesãs da Fronteira (Amafro), Empório Uasei (Associação Uasei dos Povos Indígenas do Oiapoque), Grupo Txi-Kuahi.

Segundo a gestora do Projeto Tecendo Arte do Sebrae no Amapá, Alessandra Martins, é uma oportunidade de apresentação e difusão do artesanato amapaense para outros países. “Tivemos a representatividade não somente da arte indígena, do artesanato local, com matérias-primas regionais, mas também de municípios que participam, entre eles, Tartarugalzinho e Calçoene, onde os coletivos foram apresentados com peças artesanais, que representam a riqueza cultural do estado do Amapá”, declarou Alessandra Martins.

A Karipuna, Tifani dos Santos, da Aldeia do Manga, que faz parte da Associação Indígena dos Povos de Oiapoque (Uasei), informa que trabalham com vários artesanatos.

-

Cada artesanato representa uma aldeia, um povo, uma crença e uma história. A associação foi criada com o intuito de valorizar o trabalho indígena, montamos a nossa lojinha e agora a gente é uma super tendência em Oiapoque, declarou a Karipuna Tifani dos Santos.

-

Oficinas

-

Na Sala de Conexão, ocorrem as oficinas indígenas. A Oficina Pintura Corporal, com o indígena Dieimison Sfair, demonstrou os elementos da natureza e cosmologia que estão presentes em todos os momentos, nas danças, festividades do povo karipuna.

A Oficina Decorativo de Mesa, foi ministrada pela indígena, Lorivana Paixão, que apresentou peça decorativa de ambiente. Está integrada a Associação de Mulheres Artesãs da Fronteira de Oiapoque (Amafro).

-

A Oficina Como Desenhar o Grafismo em Cuia (cabaça), ministrada pela indígena Nahare Kopikahok, demonstrou e apresentou a cultura indígena, por meio da arte do grafismo, utilizados em festas comemorativas na aldeia e para apresentar a cultura com o objetivo de lembrar os feitos dos antepassados.

Destaque

-

E para encerrar, neste sábado (3), ocorre a Oficina Pintura em Tela, que será ministrada pelo indígena premiado internacionalmente, Yermolay Caripoune, que apresentará o Grafismo Arte Adaminã.

-

Karipuna Yermolay, é reconhecido por suas telas já terem sido apresentados a exposições nacionais e internacionais, atualmente na bienal de Veneza sendo um ícone para a etnia Karipuna. Vai apresentar o grafismo arte Adminã que representa os três mundos – o Céu, a Terra, Água. Cada elemento tem um grafismo específico que representa a integração dos elementos, estes grafismos espirituais representam a junção dos elementos com o objetivo de demonstrar a importância do equilíbrio da natureza.

O presidente do Sebrae em exercício, Jurandil Juarez, assistiu a Oficina Como Desenhar o Grafismo em Cuia (cabaça), ministrada pela indígena Nahare Kopikahok.

Parceiros

-

A Feira Binacional de Oiapoque é realizada pelo Sebrae e Governo do Estado do Amapá, com apoio do senador Randolfe Rodrigues; são parceiros a Associação Comercial de Oiapoque (ACOI), Prefeitura Municipal de Oiapoque (PMO), Coletividade Territorial da Guiana (CTG), Câmara de Comércio e Indústria da Guiana (CCIG), Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Amapá (Sindetur AP); e com o patrocínio da TW Forest, Center Kennedy, Oiapoque Energia S.A, e Penante Aço.

-

-

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Youtube: /sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

  • #feirabinacionaldeoiapoque
  • #fronteiraamapaguiana
  • #guianafrancesa
  • #oiapoque
  • #sebrae
  • #sebraeamapa
  • #sebraeap
  • Empreendedorismo