Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), realiza o Fórum de Artesanato, com o tema Artesão + Legal. O objetivo, é construir coletivamente, um protocolo de intenções com alternativas de ações que potencializem o desenvolvimento do segmento de artesanato, por meio da sensibilização, informação e orientação de entidades de representação e instituições públicas do Estado, no que se refere a formalização. A programação acontece na Sede do Sebrae, no Salão de Eventos Macapá, nesta quinta (1°), das 14h às 20h.
-
A diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, expressa a importância de incentivar o desenvolvimento da economia criativa no estado com o artesanato. “O Sebrae tem um papel fundamental na construção sustentável e responsável, de alternativas direcionadas aos negócios em âmbito estadual, para que, por meio de orientações e capacitações, possam desenvolver um trabalho eficiente e técnico. O estado carrega uma bagagem histórica representativa, e os nossos artesãos fazem parte disso, então o evento demonstra a importância de viabilizar programações que fomentam e estimulam a formalização”, destaca a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.
-
Evento
-
O Fórum, traz a apresentação ao grande grupo e a metodologia de trabalho, objetivos e resultados esperados. Divisão dos participantes em equipes de debate para extração das problemáticas e sugestões dos artesãos, entidades governamentais e representativas para elaboração das propostas para o protocolo de intenções.
-
Segundo a gestora de projetos da Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio e Serviços do Sebrae no Amapá (UAC-CS), Alessandra Martins, o Fórum tem o intuito de instruir e capacitar artesãos e instituições representativas.
-
“A programação é constituída por pilares essenciais, que envolvem e desenvolvem nossa cultura no artesanato. A participação dos artesãos, a partir das entidades de representação e das instituições em nível estadual como a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE) e a Coordenação Nacional do Artesanato – Ministério da Economia, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), demonstram a importância de unir esse segmento com o objetivo de potencializar e criar relações”, finaliza a gestora de projetos da UAC-CS/Sebrae/AP, Alessandra Martins.
-
Parceiros
-
O Fórum do segmento de Artesanato conta com a parceria do Ministério da Economia, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB); e da Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades de São Paulo (Sutaco).
-
Coordenação
-
O Fórum de Artesanato, com o tema Artesão + Legal, é coordenado pela gerente da UAC-CS/Sebrae/AP, Conceição Mira e pelas gestoras de projetos, Rita Belmiro, Rosiani Nery, Alessandra Martins, Lindeti Góes e Tatiane Negrão.
-
Programação
-
Data: 1°. 9.2022 – Quinta-Feira
Local: Sede do Sebrae no Amapá – Auditório Macapá
-
Hora: 14h – Credenciamento
Hora: 14h15 às 14h40 – Abertura do evento
-
-
Painel de palestras: Políticas Públicas do Governo Federal para o Artesanato Brasileiro, com ênfase na legalização
Palestrante: Representante do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB/Nacional) e Coordenador Geral de Micro Empreendedorismo e Artesanato da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Ministério da Economia) – Sr. Fábio Silva
Hora: 15h às 16h
-
-
Case de Sucesso: Políticas Públicas de Formalização voltadas para o artesanato Reposicionamento da Sutaco/Artesanato no estado de São Paulo/SP
Palestrante: Subsecretária de trabalho artesanal nas comunidades (Sutaco/SP) – Adriana Tedesco
Hora: 16h às 17h
-
Formação de Mesas Redondas – Formatação de Protocolo de Intenção
Mediação: Mestre em turismo e hotelaria; estágio doutoral na Universidade de Alicante na Espanha; bacharel em turismo com habilitação em ecoturismo pela Faculdade SEAMA/AP, Cálidon Costa doutor.
-
Com a participação especial da consultora em Inovação e Projetos Sociais, Denise Paiva. Ela, é Assistente Social com larga trajetória no serviço público municipal, estadual e federal, e no Senado Federal, e Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro como servidora pública; cooperante internacional junto ao Ministério da Saúde e Ação Social de Moçambique; possui estudos pós-graduados na área de Serviço Social, Sociologia, Administração, Jornalismo e Gestão Social
Hora: 17h15 às 18h
-
Hora: 18h30 – Apresentação das ações para aprovação
-
Hora: 18h40 – Assinatura de Protocolo de Intenção
-
Hora: 19h – Coffe break e encerramento.
-
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap
Youtube: /sebraeamapa
-