Com o objetivo de fortalecer a cultura empreendedora desde os primeiros anos escolares, o Sebrae marcou presença com um estande exclusivo sobre educação empreendedora na Feira Internacional de Oiapoque. O espaço foi pensado para apresentar à sociedade, professores e estudantes, a importância do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento pessoal, social e profissional.
“A teoria se une à prática. Os alunos criam, planejam, colocam a mão na massa e aprendem na vivência. O educador é peça-chave nesse processo, estimulando reflexões sobre os comportamentos empreendedores em ação”, reforçou a gestora do projeto JEPP no Sebrae, Marília Correia.
Interatividade
-
Para dialogar de forma lúdica com o público, o estande utilizou uma roleta interativa como recurso pedagógico. A proposta foi desmistificar a ideia de que o empreendedorismo se restringe à criação de empresas, mostrando que as características do comportamento empreendedor são habilidades aplicáveis em diversas esferas da vida: na escola, no trabalho e na vida pessoal.
A atividade reforçou que desenvolver essas competências contribui diretamente para o sucesso de projetos individuais e coletivos, sendo valorizadas inclusive na administração pública e no setor privado.
-
BNCC
-
A proposta está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e busca despertar o protagonismo dos alunos por meio de projetos de vida. O foco é incentivar que os alunos sejam protagonistas das suas próprias trajetórias, conscientes de suas potencialidades e preparados para os desafios contemporâneos.
JEEP
-
Principal iniciativa do Sebrae voltada ao ensino fundamental, o JEPP também teve destaque no estande. Aplicado do 1º ao 9º ano, o programa estimula o comportamento empreendedor com uma linguagem adequada a cada faixa etária. A proposta alia teoria e prática: os alunos desenvolvem produtos, planejam metas, colocam a mão na massa e são estimulados a refletir sobre seus aprendizados ao longo do processo.
“A apresentação visual dos livros com cores vibrantes, imagens e linguagem acessível foi pensada para despertar a atenção dos estudantes. Os conteúdos dialogam com as competências gerais da BNCC, incluindo a competência digital, e têm se mostrado uma ferramenta eficaz no processo de ensino-aprendizagem”, concluiu Marília Correia.
Oiapoque
-
Neste ano, três escolas do município de Oiapoque serão contempladas com a implementação do programa, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Para isso, o Sebrae realizou palestras de sensibilização com os docentes, apresentando a metodologia e o papel do educador no processo.
-
Fronteira
-
O estande também despertou o interesse de professores e visitantes dos países vizinhos. Durante visita ao estande de educação empreendedora, o estudante que reside em Guiana Francesa, Raidouglas Carmo se mostrou entusiasmado com as oportunidades oferecidas pelo Sebrae. Para ele, o que mais chamou atenção foi a variedade de livros e a possibilidade de estudar online.
-
“Eu vim aqui no estande do Sebrae, que me chamou muito a atenção porque tem muitos livros. Essa faculdade do Sebrae também me interessou bastante, porque você pode estudar online, fazer vários cursos ao mesmo tempo e aprender sobre empreendedorismo, que é algo que vai ser muito útil na minha vida”, afirmou o estudante.
-
Parceiros
-
A Feira Internacional e Oiapoque é uma realização do Sebrae, Agência Amapá e Governo do Estado do Amapá em parceria com a Coletividade Territorial da Guiana (CTG), Câmara de Comércio e Indústria da Guiana (CCIG), Prefeitura Municipal de Oiapoque, Associação Comercial de Oiapoque (Acoi), Senac, Sindetur e LAN Telecom.
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap