Com o objetivo de fortalecer os pequenos negócios durante o Carnaval 2026, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) realizou em parceria com o Governo do Estado (GEA), o Carnaval de Oportunidades. A ação buscou incentivar a formalização e a qualificação dos empreendedores, além de ampliar a visibilidade comercial e promover a integração à cadeia produtiva do turismo e da economia criativa. Nesta segunda (27), a programação foi voltada aos trabalhadores do setor de alimentos e ocorreu na sede do Sebrae, no Auditório Campos do Laguinho, em Macapá, das 8h às 12h.

O gerente da Unidade de Mercado e Internacionalização do Sebrae (UMI), Rômulo Brasão, ressaltou que o carnaval do Amapá é um dos maiores eventos culturais e econômicos do estado, sendo estratégico para o aumento da economia criativa, turismo e dos pequenos negócios.

“Hoje iniciamos uma programação que vai muito além da festa. O Sebrae no Amapá em parceria com o Governo do Estado, está presente no carnaval para garantir que essa grande manifestação cultural também gere renda, emprego e desenvolvimento. Por meio da qualificação, da formalização e da promoção comercial, buscamos fortalecer os empreendedores locais e assegurar a quem faz a folia acontecer, também sinta os impactos positivos na economia”, destacou Rômulo Brasão.

Para o adjunto da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE), Ezequias Costa, este é um momento muito especial, em que os participantes recebem orientações básicas e essenciais para o desenvolvimento das as atividades econômicas.

“As capacitações incluem temas como gestão financeira, custos, manipulação de alimentos e atendimento ao público, conteúdos fundamentais para quem vai empreender nesse período. O mais importante é que essas ações reforçam a confiança da população ao consumir alimentos e serviços durante o carnaval, garantindo mais segurança, qualidade e credibilidade para os empreendedores”, explicou Ezequias Costa.

-
Empreendedor
-
Segundo o empreendedor do setor de alimentos, Manoel Marques, que atua no ramo há seis meses, as capacitações são fundamentais para o crescimento de negócios iniciantes. “Com essas capacitações, vou poder expandir o nosso negócio para toda a região, divulgar melhor os nossos produtos, apresentar os nossos pratos e, principalmente, os nossos hambúrgueres. A ideia é levar o negócio ainda mais adiante”, disse Manoel Marques.
-
Palestra
-
A capacitação contou com a palestra do assessor jurídico do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Amapá (Procon/AP), Marcos Trindade, que apresentou sobre orientações legais de compra e venda. Também foi realizada uma palestra sobre Segurança para Pequenos Negócios, ministrada pelo sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá (CBM-AP), Jonathan Borges.

-
A programação encerrou com a consultora do Sebrae e nutricionista Daevelyn Rodrigues, que apresentou a palestra “Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”, destacou condutas essenciais para fortalecer a qualidade dos serviços; e pelo consultor, Biranilson Palmeira, com a Palestra Atendimento ao Cliente.

Programação
-
As ações seguem no dia 28 de janeiro, com capacitações voltadas aos empreendedores do setor de bebidas, na sede do Sebrae, das 8h às 12h.
-
Já nos dias 29 e 30 de janeiro, a programação acontece na Carreta Empreendedora do Sebrae, no estacionamento do Sambódromo e será destinada aos prestadores de serviços do carnaval (costureiras, aderecistas, maquiadores, fotógrafos, designers, produtores) empreendimentos da economia criativa e empreendedores dos setores de alimentos e bebidas, das 8h às 18h.
-
As atividades incluem palestra de orientação sobre os benefícios da formalização, atendimento para formalização do Microempreendedor Individual (MEI), orientações sobre gestão e precificação de produtos e serviços, além de informações sobre abertura de conta PJ e uso de máquina de cartão.
-
Parceiros
-
As ações do Sebrae no Amapá para o Carnaval 2026 – Economia Criativa e Atendimento Empresarial contou com a parceria do Governo do Estado do Amapá (GEA), Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Secretária de Estado da Cultura (Secult), Agência de Fomento do Amapá (AFAP), Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) e Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP).
-
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap

