O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realiza a Oficina de Planejamento Estratégico da Rota da Moda do Amapá, na sede da instituição, na Sala do Conhecimento, no período de 4 e 5 de dezembro, das 8h às 18h. A programação se estende até o sábado (6), no pátio da Casa do Artesão, às 19h. Com inscrições online e gratuitas, a iniciativa é uma etapa fundamental para a implantação do Polo da Moda no estado.

Para a gerente da Unidade de Atendimento Comércio e Serviços do Sebrae (UAC-CS), Vania Chermont, a oficina marca um movimento histórico para o setor criativo no Amapá, especialmente por fortalecer o desenvolvimento dos territórios.
-
Segundo ela, o trabalho busca organizar prioridades e construir, de forma integrada, um plano estratégico que impulsione a moda como vetor de crescimento local.
-
“A moda amapaense carrega identidade e expressa a força dos nossos territórios. Ela tem potencial para gerar renda, dinamizar a economia e promover desenvolvimento regional. Estamos reunindo diversos segmentos para construir, de maneira colaborativa e sustentável, a base de um polo de moda que represente verdadeiramente nossas realidades territoriais”, destaca Vania Chermont.
-
Objetivo
-
O encontro foi pensado como um espaço de fortalecimento do Polo da Moda do Amapá, reúne estudantes, empreendedores, criadores e representantes do setor para discutir caminhos possíveis para o desenvolvimento da cadeia local. A proposta é oferecer conteúdo qualificado, gerar troca entre quem pesquisa, produz e movimenta a moda no estado, e estimular a construção de uma identidade própria que valorize o território, a criatividade amazônica e as oportunidades de mercado que surgem a partir dessa iniciativa.
-
Segundo a gestora do Projeto Moda e Fios do Sebrae, Thaís Viero, o evento também contará com a presença do Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que acompanha de perto a implantação da Rota da Moda no país e reforça a importância do projeto para o Amapá.
-
“A participação do ministro Waldez Góes, fortalece o processo de criação do Polo da Moda e demonstra o apoio do governo federal ao desenvolvimento da economia criativa no estado. A presença dele se soma ao objetivo da oficina de reunir estudantes, criadores e empreendedores para discutir caminhos e oportunidades para o setor”, disse Thaís Viero.
-
Metodologia
-
A metodologia, reconhecida nacionalmente, integra análises técnicas, criatividade e governança compartilhada, permite que instituições públicas, privadas, academia, comunidades tradicionais, artistas e produtores culturais contribuam para uma visão de longo prazo. A proposta é formular um direcionamento que fortaleça etapas essenciais, como formação profissional, identidade visual, desenvolvimento de produtos, acesso a mercados, inovação e financiamento.
-
Integração
-
Entre os participantes, a oficina reúne a Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Universidade Estadual do Amapá (Ueap), e representações culturais como Fundação Marabaixo, Instituto Zwanga, Manga representação indígena de Oiapoque, grupos de produção artesanal e segmentos ligados a carnaval e festividades juninas. Criadores, produtores independentes e empreendedores de diferentes municípios participam, para reforçar o caráter multissetorial e colaborativo da iniciativa.
-
Palestras
-
O evento contará com palestras de profissionais que têm construído caminhos importantes dentro da área, entre eles, Germana Fontenelle, doutora em Design de Moda pela Universidade do Minho e professora da Universidade Federal do Ceará, que apresentará a Palestra ‘Criar, Conectar e Transformar: O Poder do Processo Criativo na Moda’. Participa a secretária do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Renata Ladeia, com a Palestra ‘A Importância da Identidade Visual na Moda’. A programação inclui ainda o geógrafo e coordenador de geoinformação no Ministério do Desenvolvimento Regional, Samuel Menezes de Castro, que abordará ‘Estratégia e Planejamento para Implementação do Polo da Moda’; e a Mestre em Administração Pública e especialista em captação de recursos e gestão pública, Rita de Cácia Lima, com o tema ‘Rotas de Integração Nacional’. As falas destacam criatividade, posicionamento e identidade como elementos estratégicos para fortalecer a moda amazônica e ampliar oportunidades de mercado.
-
Inscrições
-
As inscrições podem ser realizadas de forma gratuita através do link – https://bit.ly/RotaDaModa-Amapa
-
Programação
-
Data: 4.12.2025 – Quinta-Feira
Local: Sala do Conhecimento – Sebrae
Hora: 8h às 18h
-
Recepção e inscrições da oficina
Hora: 8h às 8h10
-
Abertura institucional
Edgar Batista – Diretor De Sistemas Produtivos
Daniel Fortunato – Secretário Nacional De Desenvolvimento Regional
Waldez Góes – Ministro do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional
Hora: 8h10 às 8h40
-
Apresentações institucionais e contextualização da moda
Hora:8h40 às 11h30
-
Palestras:
‘Rotas de Integração Nacional’ – Rita de Cácia Lima, mestre em Administração Pública
‘Estratégia e Planejamento para Implementação do Polo da Moda’ – Samuel Menezes, coordenador de geoinformação no MIDR
Hora: 11h30 às 12h30
-
Palestra: Criar, Conectar e Transformar – Germana Fontenelle, doutora em Design de Moda
Hora: 11h30 às 12h30
-
Almoço
Hora: 12h30 às 13h30
-
Palestra: A Importância da Identidade Visual na Moda – Renata Ladeia, Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza
Hora: 13h30 às 14h30
-
Definição do nome do Polo
Hora: 14h30 às 15h
-
Definição da visão de futuro
Hora: 15h às 15h30
-
Aplicação da Matriz SWOT
Hora: 15h30 às 17h
-
Encaminhamentos
Hora: 17h às 17h40
-
Encerramento
Hora: 17h40 às 18h
-
Data: 5.12.2025 – Sexta-Feira
Local: Sala do Conhecimento – Sebrae/AP
Hora: 8h às 18h
-
Construção da carteira de projetos
Hora: 8h às 12h30
-
Almoço
Hora: 12h30 às 13h30
-
Formação do Comitê Gestor
Hora: 13h30 às 15h30
-
Definição da área de abrangência
Hora: 15h30 às 17h
-
Encaminhamentos
Hora: 17h às 17h40
-
Encerramento
Hora: 17h40 às 18h.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap
