Para impulsionar o desenvolvimento do trade turístico do estado, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), realizou Seminário Turismo, e reuniu empreendedores, gestores públicos, lideranças do trade e consultores nacionais com foco em inovação, qualificação e ampliação de oportunidades para negócios turísticos. O evento ocorreu na sede da instituição, no Salão de Eventos Macapá, nesta terça(4), às 18h.

De acordo com a diretora técnica do Sebrae, Suelem Amoras, a ação consolida um movimento de articulação e construção conjunta do setor. “O Sebrae trabalha de forma contínua para fortalecer a atividade turística no estado. Nosso objetivo é apoiar os empreendedores, estimular a criação de experiências estruturadas e promover conexões que ampliem a competitividade do Amapá no cenário nacional”, destacou a diretora, Suelem Amoras.

Projeto
-
A ação integra o Projeto Conecta Tour, do Sebrae, que desenvolve ações de qualificação, integração e fortalecimento de rotas e experiências turísticas no estado. A iniciativa reúne empreendedores, gestores públicos e parceiros institucionais para ampliar a competitividade do setor e valorizar as potencialidades culturais e ambientais do território.

Para a gestora do Projeto de Turismo do Sebrae, Rejane Reis, o seminário reforça o papel da articulação entre empreendedores, destinos e instituições. “O desenvolvimento do turismo depende de rede, de integração e de continuidade. Estamos fortalecendo rotas, qualificando serviços e criando espaços de diálogo para que o setor cresça de forma consistente e sustentável”, afirmou a gestora, Rejane Reis.

Experiência
-
A programação contou com palestras e painéis com especialistas convidados de renome como o CEO da Filhas do Combu, Mário Carvalho; CEO da Flor de Samaúma, João Capiberibe; CEO da GO Consultoria e presidente da HSMAI Brasil e América Latina, Gabriela Otto; e a especialista em inovação e marketing digital no turismo, Marta Poggi.

As temáticas abordaram questões como hospitalidade, marketing digital, governança, inovação e sustentabilidade. Houve um momento de networking, integração e troca entre profissionais do mercado e representantes de instituições públicas e privadas ligados ao segmento. Os participantes puderam prestigiar apresentações culturais como a capoeira.

Exposição
-
A exposição empresarial Taberna Tucuju, realizada durante o Seminário de Turismo, evidenciou a relevância da integração entre setor produtivo, cultura e sustentabilidade. O espaço permitiu aos empreendedores locais apresentarem produtos e serviços que expressam a identidade e a criatividade do povo amapaense, e reforça o papel do turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social.

A Taberna Tucuju contou com a exposição da Flor da Samaúma; Filha do Combú; AK Espaço Artes; Ateliê By France; Marworno Artes; e Arts Paxiuba.

Prestigiaram o Seminário de Turismo, a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão, que destacou o momento de expansão do setor no estado. “O Amapá vive um movimento de crescimento do turismo, e iniciativas como esta qualificam profissionais e impulsionam empreendimento. É essencial preparar o trade para aproveitar as oportunidades, gerar renda e movimentar a economia”, ressaltou a secretária, Syntia Lamarão.

Realização
-
O seminário foi coordenado pela gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio e Serviços do Sebrae (UAC-CS), Vânia Chermont, e pela gestora do Projeto de Turismo, Rejane Reis. A ação conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Amapá (Sindetur/Ap).

-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap

