Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, realizam a Feira de Produtos da Sociobiodiversidade, com o Tema A Bioeconomia Gerando Negócios Sustentáveis no Amapá. O objetivo, é promover a relação entre a diversidade biológica, sistemas agrícolas tradicionais (agrobiodiversidade), alinhamento estratégico na formulação de novos projetos e ambiente de negócios.
-
O presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares, menciona que o propósito da feira é evidenciar e dialogar sobre a biodiversidade do nosso estado, como grande potência e maior área de preservação do país.
-
“Se trata das nossas riquezas, do povo, então cumprimento todas as autoridades, parceiros da instituição, comunidades tradicionais, indígenas e o segmento de modo geral que abrange nossos empreendedores, que estão ativamente fomentando e estimulando a bioeconomia do estado. O Sebrae realiza esse trabalho com todos os produtores, capacitando, orientando e proporcionando a infraestrutura necessária para realização das diversas atividades que envolvem diretamente o setor”, destaca o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do CDE/Sebrae/AP, Iraçu Colares.
-
Sociobiodiversidade
-
O conceito expressa a diversidade da vida, como na finalidade, é compreendida como diversidade de espécies, ecossistemas e a variabilidade dentro das espécies interespecíficas, denominada, diversidade genética. O termo contempla e se associa à natureza, como a biomassa, complexos ecológicos, ecossistemas e biomas. Com o tempo, o termo foi resinificado, em expressar a natureza e o esforço ou interesse de conservação desse ambiente.
-
Feira
-
O evento, é estruturado para momentos de discussão do cenário desses produtos da biodiversidade amazônica, onde serão levantadas algumas questões com foco na comercialização e os desafios para acesso das comunidades ao mercado. Visitas guiadas de potenciais compradores com realização de sessão de negócios, criando um ambiente favorável para aproximações comerciais, também fazem parte da programação.
-
Seminários
-
A Valorização das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade do Amapá; Diálogo sobre Comercialização de Produtos da Biodiversidade; Comercialização de Ingredientes Amazônicos – A Necessidade Industrial X a Realidade das Comunidades Amazônicas; e Inova Amapá – Iniciativas para Negócios Sustentáveis, foram os temas abordados nos seminários em toda a programação.
-
Como resultado do Seminário, foi estruturado um protocolo de intenções que será assinado pelo Sebrae e parceiros, com objetivo de efetivar ações com foco no mercado da sociobiodiversidade, com projeto específico a ser desenvolvido em 2023.
-
Cases
-
Durante a feira de Produtos da Sociobiodiversidade, foram apresentados cases de sucesso, que destacaram assuntos importantes como a Cooperativa dos Produtores Agroextrativista do Bailique e do Beira Amazonas, Cooperativa Mista dos Produtores Extrativistas do Rio Iratapuru, Associação de Mulheres Extrativistas Sementes do Araguari e Associação dos Trabalhadores Agroextrativistas da Ilha das Cinzas.
-
Exposição
-
A feira contou com 20 expositores, entre eles, a Associação das Louçeiras do Maruanum (Aloma); Associação dos Agroextrativistas Ribeirinhos do Araguari – Bom Sucesso; Sementes do Araguari; Cunani Cacau; Flor do Açaizeiro; Associação Uasei dos Povos Indígenas de Oiapoque; Coopecap; Comaru; Tijoleco; Biscoitos Simone; Amelc; Namazon; Modamazon; Cozinha Coletiva Beira Amazonas; Batedeiras de Açaí do Bob; Ivana Flores, Empório Verde e Bel Garden – Plantas Medicinais (balcão com testeira).
-
Comercialização
-
Os produtos comercializados foram os óleos de andiroba e pracaxi; Chocolate; Cosméticos de base florestal; Artesanato indígena; Cacau e temperos; Tijolo ecológico; Biscoitos de castanha; Sachê neutralizados de ambientes; Travesseiros de fibra do caroço de açaí; Peças de roupas sustentáveis; Farofa de camarão com gergelim; Pudim de açaí; Empada de creme de açaí; Brigadeiro de açaí e plantas medicinais.
-
Parceiros
-
A Feira de Produtos da Sociobiodiversidade tem como parceiros, Sebrae, GEA, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), GIZ e Instituto de Pesquisa e Formação Indígena (IEPÉ). O evento, ocorreu na Sede do Sebrae em Macapá, Avenida Ernestino Borges, n°740 – Laguinho, nos dias 15 e 16 de setembro, das 9h às 18h.
-
-
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap
Youtube: /sebraeamapa