O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) em parceria com a aceleradora Inovenow e a Comunidade Tucuju Valley, premiou startups amapaenses durante o evento Demo Day 2024. O evento tem como objetivo dar oportunidade aos empreendedores selecionados para apresentar os projetos inovadores para investidores de diferentes teses de investimentos, e fazer o encerramento do Programa Acelera Startup do Sebrae no Amapá. O evento ocorreu na sede da Instituição, no Salão de Eventos Macapá, nesta terça (3), às 16h.
O gerente da Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas do Sebrae no Amapá (Unic), Bruno Castro, falou sobre o papel do programa para os pequenos negócios. “O Acelera Startup é um projeto criado em colaboração com o Ecossistema, é uma ação que vem se desenvolvendo ao longo dos anos e que dá oportunidade para muitas pessoas de tirar ideias do papel, testar seus projetos, a inovar e serem mais ousadas, transformar sonhos em negócios de sucesso”, explicou o gerente Bruno Castro.
-
A gestora do Programa Acelera Startup no Sebrae no Amapá, Josseli Pantoja, pontuou sobre o evento e a jornada do projeto.
“Desde o início de suas atividades, o programa tem sido um marco para o fomento do empreendedorismo inovador no estado. Com atividades online e presenciais, o Acelera Startup Amapá capacita e impulsiona ideias e startups, conectando-as a uma rede nacional de mais de 500 especialistas e proporcionando oportunidades estratégicas de mercado. O Demo Day simboliza a conclusão dessa jornada e reforça o compromisso do Sebrae em estimular o desenvolvimento de negócios inovadores no estado”, disse a gestora Josseli Pantoja.
Programação
-
A programação do evento contou com apresentação de pitches das startups finalistas; uma palestra inspiradora com o tema ‘Como fortalecer o ecossistema de inovação com tecnologia e sustentabilidade’, com o palestrante Marco Aurélio Chaves, referência nacional em gestão estratégica e inovação; Painel sobre Investimento e Acesso a Recursos, com a participação de Arthur Garutti, líder em forças-tarefa internacionais, e Alzira Nogueira, presidente da Central Única das Favelas (Cufa); e o meetup Tucuju Valley, que é uma conexão com a comunidade de inovação do Amapá, promovendo networking e troca de experiências.
Premiações
-
As premiações do Demo Day 2024, concedem ao primeiro lugar, a participação de um (1) representante da startup na Missão Startup Summit 2025, e um (1) ingresso para o Fórum Sebrae de Conhecimento 2025; ao segundo lugar, uma (1) consultoria do Sebraetec; e ao terceiro lugar, uma (1) vaga para o Empretec Startup e um (1) ingresso para o Fórum Sebrae de Conhecimento 2025.
Finalistas
-
Entre as startups finalistas, estão A Amazona, Amap-Green Treat, AMAPESC, AmazWood, Four Hands, Frete Conecta, Grand Flora, Natural Dye, PANC Tucuju, Raízes Biotech LTDA, Recycleq tirez, e TalenTech.
A banca de examinadores foi composta pela presidente da Cufa Amapá, Alzira Nogueira; o líder em forças-tarefa internacionais, Arthut Garutti; e o palestrante referência nacional em gestão estratégica e inovação, Marco Aurélio Chaves.
-
Vencedores
-
A startup vencedora do Demo Day 2024 é a Grand Flora, uma foodtech especializada no desenvolvimento de produtos alimentícios de chocolate.
A startup em segundo lugar é A Amazona, que disponibiliza ao mercado uma plataforma de marketplace para produtos amazônicos, com entregas para todo Brasil.
A startup premiada em terceiro lugar, é a AMAPESC, é uma foodtech que valoriza a matéria-prima e pescado amazônico, oferecendo produtos diferenciados, práticos, e seguros para revolucionar o consumo de pescados.
Programa
-
O Programa Acelera Startup, tem como principal intenção, fazer com que os empreendedores avancem etapas, se fortaleçam e evitem cometer erros que podem ser cruciais às empresas. É trabalhado de forma integrada ao ecossistema de inovação local e nacional, por meio de networking, workshops e mentorias com instrutores reconhecidos em todo o país. Até hoje, mais de 180 ideias participaram do programa que recebe empreendedores de todo o estado amapaense.
Os participantes são contemplados com mais de 35 horas de treinamentos online e presenciais, com referências em inovação e empreendedorismo; acesso à uma plataforma de mais de 300 mentores em todo o país; desafios práticos para tirar uma ideia do papel e transformá-la em negócios; e oportunidades de apresentar negócios para decisores do mercado de inovação.
Coordenação
-
O Programa Acelera Startup é coordenado pelo gerente da Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas do Sebrae no Amapá (Unic), Bruno Castro e pela gestora do Programa Acelera Startup no Sebrae no Amapá, Josseli Pantoja.
-
-
-
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap