Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias Agência Sebrae de Notícias

 
As visitas ocorrem nas indústrias que processam o açaí, transformam em polpa e trabalham com a verticalização, conhecido como café de açaí; e na indústria de equipamentos, para melhorar a produção, e ganhar mercado
ASN AP Atualização
Compartilhe
ASN AP Atualização
Compartilhe

A Missão Empresarial do Sebrae, coordenada pela gestora do Projeto Fortalecimento da Cadeia Produtiva – Açaí do Amapá, Albanize Colares, no estado do Pará/PA, encerra com visitas às indústrias no Município de Castanhal, a Guamá Polpas, que trabalha o processamento do açaí e a Globo Inox, uma indústria de máquinas que fabrica equipamentos para batedeiras.

“Encerramos a missão com muito êxito, e conhecendo as indústrias que processam o açaí, transformando em polpa e trabalhando com a verticalização, que é a fabricação do popularmente conhecido como café de açaí e/ou bebida aromática de açaí, a Guamá Polpas, aproveita tanto a polpa, quanto o resíduo que seria descartado, estes são vendidos às olarias”, explica a gestora Albanize Colares.

-

Processamento

O grupo empresarial do setor do açaí no Amapá conheceu outros produtos derivados da fruta que a Guamá Polpas trabalha, como o blender, que é o caroço de açaí triturado e misturado com outros tipos de produtos, entre eles, caroço de açaí com o cacau, que resulta num sabor interessante; a bebida aromática de café com o leite, e vários produtos criados a partir da verticalização do caroço de açaí. A indústria aproveita tudo, nada é descartado, o açaí é aproveitado tanto para a polpa, quanto para fabricação de outros produtos.

Para o empresário Edigerson Araújo, da Açaiteria Camay Açaí, conhecer a indústria de polpas de açaí, é impactante por ser uma fábrica, relativamente nova, que nos mostra muito conhecimento e experiências com o processo automatizado, coisas que pouco se ver nessa escala e nesse nível de tecnologia em Macapá.

-

O sistema é todo automatizado, somente operadores para alimentação da unidade, sem contato com o trabalhador. O açaí chega, entrou, é introduzido na linha industrial e já sai a polpa embalada nas máquinas, é um processo muito limpo, higiênico, que traz qualidade para o consumidor e essa experiência para nós, não tem preço. Estamos maravilhados em ver o quanto tem evoluído o mercado do açaí no estado do Pará e também no estado do Amapá porque estamos levando essas ideias graças a essa parceria, disse o empresário Edigerson Araújo.

-

Equipamentos

-

O empresário João Oliveira, do Grupo Globo Inox, uma indústria de fabricação de máquinas para produção, despolpamento, pasteurização e envase de polpa de açaí e outras frutas, recebeu a comitiva do Amapá e está viabilizando um projeto em batedeiras de açaí no Amapá.

A empresa Globo Inox, está no mercado há 30 anos, trabalha para a indústria do açaí, segmento em ascensão na região norte do Brasil; fabrica todo o tipo de equipamentos, tudo o que o empresário vai precisar para a industrialização.

-

“Estamos recebendo os empresários que vieram com o Sebrae do Amapá para conhecer a nossa indústria e os maquinários que produzimos. São pequenos produtores que já estão com a visão de crescimento e de expansão, uma visão mais industrial do negócio, é o que precisamos, de empresários engajados, comprometidos com o crescimento, e principalmente, com a qualidade do produto que está vendendo, é muito importante a preocupação com as boas práticas. Na nossa indústria temos um corpo de profissionais que pode estar assessorando e ajudando; trabalhamos com materiais autorizados pela Anvisa, a linha do inox 304L, que é um material específico para alimentos e acredito que sairão satisfeitos”, finaliza empresário João Oliveira, do Grupo Globo Inox.

-

Com os equipamentos, os empresários vão conseguir diminuir custo, além de poder ter contato direto com esse fornecedor de máquinas. O cliente do Projeto do Sebrae – Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Açaí, Antônio Carlos de Oliveira (Açaí do Cacá) já fez um contato com o dono da fábrica de máquinas e equipamentos Globo Inox para que na próxima quarta, 1º de maio, visite a batedeira Açaí do Cacá para criar um projeto exclusivo da batedeira. Esse equipamento semi industrial vai trabalhar a diminuição no tempo de processo, diminuição na quantidade de funcionários na produção, aumentar a lucratividade, e a produtividade.

Batedeira

-

O grupo empresarial do Amapá, conheceram em Castanhal/PA, a batedeira Açaí Boca Roxa, que é uma batedeira artesanal que já trabalha com esse tipo de máquinas e equipamentos da Globo Inox, hoje, têm uma linha semi industrial, já diminuiu a quantidade de funcionários, e vendem por dia 600 litros de açaí com a penas dois funcionários na área de produção. Então, conseguem produzir em menor tempo uma quantidade maior de polpa, conseguem ganhar mercado pela agilidade que têm na entrega do produto e têm uma linha contínua, uma linha que não necessita de tantos profissionais na área de produção.

Missão

-

A Missão Empresarial do Sebrae, por meio do Projeto Fortalecimento da Cadeia Produtiva – Açaí do Amapá, coordenada pela gestora, Albanize Colares, acontece no Pará/PA, no período de 22 a 26 de abril, com um grupo de empresários do setor, atendidos pela instituição. O objetivo é promover acesso a iniciativas de referências desenvolvidas no estado do Pará/PA, tanto no processo de manejo de açaízais nativos plantio em terra firme, quanto ao processo produtivo na indústria.

Empreendedores

-

Integram a Missão Técnica do Projeto do Sebrae no Amapá – Fortalecimento da Cadeia Produtiva Açaí ao Estado do Pará, os empresários – Antônio Carlos Oliveira (Açaí e Sorvete do Cacá); Edigerson Araújo (Açaiteria Camay Açaí); Robert Araújo (Fábrica Du Açaí); Nilton Cardoso (Açaí do BOB); Amanda Martins (Casa do Açaí); Samira Guedes (Açaí da Sá); Simone Tavares (Açaí do Vila); Nídia Cardoso (Restaurante Guarnição Açaí); Itamar Rodrigues (Produtor Rural – Sítio Jeová Jireh) e Wilton Serrão (Ecoservice).

-

-

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Youtube: /sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas