O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Governo do Estado do Amapá (GEA) desenvolvem as Rotas da Inovação, programação que acontece durante o Inova Amazônia Summit, em Macapá, tendo como ponto de encontro e encerramento, a sede do Sebrae na capital, na sexta-feira (23), das 8h às 13h.
-
Segundo a gestora do Projeto Startup Amapá do Sebrae, Josseli Pantoja, as rotas foram cuidadosamente customizadas para proporcionar uma vivência única, alinhada aos avanços da bioeconomia e às boas práticas da região.
-
O evento reafirma o compromisso de conectar conhecimento, cultura e inovação, impulsionando o crescimento sustentável do Amapá e fortalecendo suas vocações econômicas e tecnológicas. As empresas e instituições parceiras já estão preparadas para receber os visitantes, garantindo uma experiência enriquecedora, disse Josseli Pantoja.
-
A imersão prática e sensorial proporcionará visitas técnicas a diversas empresas e instituições da cidade, e oferece às delegações empresariais, técnicos, palestrantes, painelistas que participam do Inova Amazônia Summit, experiências inspiradoras do Amapá, nas áreas de inovação, cultura, turismo e desenvolvimento sustentável.
-
Inscrição
-
Para garantir participação nessa jornada de inovação, é essencial preencher o formulário de inscrição com nome completo, e-mail, telefone/WhatsApp, instituição ou empresa que representa, cargo ou função, estado de origem (UF), além da rota escolhida e algumas perguntas complementares. As inscrições são limitadas, gratuitas e online pelo link – https://forms.gle/uJLkxVS4gt8QPDBY9.
-
Rotas
-
O Inova Amazônia Summit oferecerá três rotas da inovação, que proporciona uma experiência imersiva para grupos de até 40 participantes por rota. O transporte será fornecido pelo evento, com conforto durante o trajeto, além do suporte de técnicos do Sebrae e guias turísticos, que acompanharão todo o percurso.
-
A Rota Marabaixo, é uma celebração da riqueza cultural e do potencial produtivo do Amapá, une tradição e inovação no fortalecimento da bioeconomia. A jornada, inicia na Empresa Engenho Café de Açaí, das 9h30 às 10h30, onde os participantes poderão conhecer o processo de transformação do açaí, fruto símbolo da Amazônia, em um produto de alto valor agregado.
-
Em seguida, das 11h às 12h, a experiência continua na Flor de Samaúma, um espaço dedicado à preservação e valorização da cultura tradicional. Lá, os visitantes terão a oportunidade de mergulhar nas raízes do Marabaixo, uma expressão ancestral que carrega a identidade e a resistência do povo amapaense.
-
A Rota Brilho de Fogo, é uma rota, que conecta ciência, inovação e identidade cultural. Com visita à Universidade Estadual do Amapá (Ueap), das 9h às 10h30, será possível conhecer projetos de pesquisa e desenvolvimento voltados à bioeconomia e à sustentabilidade na Amazônia; das 11h às 12h, o grupo visita a Fortaleza de São José de Macapá, um dos maiores símbolos históricos do estado.
-
A Rota Pororoca, será uma experiência que conecta inovação e saberes ancestrais. A jornada começa no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) das 9h às 10h30. A instituição é referência em educação profissional e inovação industrial e mostrará soluções tecnológicas para impulsionar a bioeconomia local; das 11h às 12h, os participantes visitam o Museu Sacaca, um espaço dedicado à preservação da cultura amazônica, que destaca o modo de vida dos povos da região, seus conhecimentos tradicionais e o uso de plantas medicinais.
-
Integração
-
Ao final do percurso, todos os participantes convergem no Parque Tecnológico do Amapá. Denominado Foz do Rio Amazonas, será o ponto culminante de todas as rotas. Ainda em fase de construção, o espaço busca atrair empresas interessadas a se tornarem residentes e se consolida como um dos principais polos de inovação da região amazônica.
-
Com um papel estratégico no desenvolvimento sustentável e na criação de modelos de negócios baseados na biodiversidade, o Parque está alinhado ao Plano Estratégico Amapá 2043 e às políticas nacionais de inovação, integrando pesquisa aplicada, empreendedorismo e tecnologia para impulsionar a transformação socioeconômica do estado.
-
Orientações
-
Os inscritos deverão escolher apenas uma das rotas disponíveis para a atividade. Caso a opção desejada esteja com vagas esgotadas, a organização fará o possível para realocar os participantes conforme a disponibilidade. Para uma experiência mais agradável, se recomenda o uso de roupas leves e confortáveis. A organização também sugere tomar um bom café da manhã antes da saída. Todos os participantes receberão uma camisa oficial da ação, e as visitas contarão com registros fotográficos, documentando cada etapa da jornada.
-
Coordenação
-
O evento Inova Amazônia Summit, é coordenado pela Unidade de Inovação do Sebrae no Amapá, equipes local e nacional do Sebrae. As rotas da inovação são coordenadas pelas gestoras de projetos do Sebrae, Josseli Pantoja e Araúna Picanço.
-
Parceiros
-
O Inova Amazônia Summit é realizado pelo Sebrae e o Governo do Estado do Amapá (GEA), com apoio dos parceiros Conselho Nacional das Fundações de Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Grupo Equatorial, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Grupo Rede Amazônica e Fundação Rede Amazônica, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi e Senai Amapá), Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Sebrae Play, Mariza Alimentos, Lan Telecom, Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), Comunidade Tucuju Valley e Instituto Amazônia +21.
-
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap