Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 O evento faz parte da aceleração conduzida pela Ventiur Aceleradora e visa fomentar, explorar e desenvolver ideias inovadoras para pequenos negócios, de uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma da Amazônia
ASN AP 15/07/22 às 09:12
Compartilhe

Sebrae realiza Bootcamp com 30 empresas participantes do Programa Inova Amazônia

Por Oziane Bastos
ASN AP 15/07/22 às 09:12
Compartilhe

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), realiza 3º Bootcamp com Tema – Modelo de Negócios. O evento, faz parte da 2ª fase do Programa Inova Amazônia, que tem como objetivo gerar novos negócios, agregar valor às empresas existentes com iniciativas bioeconômicas, por meio de inovações, e conexões entre os empreendedores da região do Estado do Amapá e localidades vizinhas.

Segundo a gestora de projetos da Unidade de Inovações Competitivas do Sebrae no Amapá (Unic), Josseli Pantoja, o Inova Amazônia é um programa que busca trabalhar o desenvolvimento de projetos inovadores, com foco na bioeconomia, que tem como uma das etapas o programa de aceleração, e a empresa responsável pelo processo de aceleração é a Ventiur, que aplica metodologias, consultorias, capacitações de modo online e presencial.

“A cada 15 dias, temos encontros denominados Bootcamps, que são encontros presenciais e nesta ocasião, o Bootcamp aborda modelos de negócios para compartilhar com as empresas participantes do programa. No Amapá, temos 30 empresas formalizadas com projetos de bioeconomia participantes do Programa Inova Amazônia e essas empresas recebem bolsas de estímulo a inovação do Sebrae, para ajudar e apoiar o desenvolvimento dos projetos”, disse a gestora do Inova Amazônia da Unic/Sebrae/AP, Josseli Pantoja.

Projeto

O Programa Inova Amazônia do Sebrae, é uma estratégia focada em fomentar, apoiar, desenvolver pequenos negócios, startups, empreendimentos e ideias inovadoras que tenham como premissa a preservação, conservação, o uso sustentável dos recursos da biodiversidade do bioma Amazônico e a utilização sustentável de recursos naturais da Amazônia Legal.

Bootcamp

O Bootcamp, é parte do Programa Inova Amazônia do Sebrae no Amapá. O evento está na 3ª etapa da 2ª fase do programa, com tema de proposta de valor com o especialista Rodrigo Marques. Participam 30 empresas com projetos de bioeconomia inovadora instalados no Amapá, pré-requisito para a seleção do projeto.

De acordo com a aceleradora e responsável da execução da 2ª etapa do Programa Inova Amazônia, o Bootcamp no Sebrae no Amapá, Vitória Schneider, os participantes tiveram práticas de modelagem de negócios como ferramenta; construção de persona e estruturar todo o problema que introduziram sobre as empresas. “ Fazer essa estruturação dos problemas e tudo os que eles precisam abordar na prática, possibilita melhor experiência mercadológica, para quando adentrarem no mercado de negócios com o projeto, estarão preparados”, ressalta Vitória Schneider.

Especialista

A programação do Bootcamp propõe aos participantes, palestra com Tema Modelo de Negócio, ministrada por Rodrigo Marques, responsável por proporcionar o momento de aprendizagem; administrador por formação, procura formas de organizar e sistematizar as coisas; é cofundador e CEO da Neo Habitus; Community Manager da Elephant; também envolvido em atividades de ativação do ecossistema de startups na Açaí Valley, Darwin Startups e InovAtiva; e Alumni Mentor na Enactus Brasil.

Para o especialista que representa a Açaí Valley da startup do Pará e a Elephant Community, no Sebrae do Amapá, Rodrigo Marques, o Inova Amazônia propôs aos participantes uma nova abordagem de modelo de negócios. “Trouxemos no Inova Amazônia ferramentas para trazer a prática para os empreendedores que estão participando do evento, trazendo pela perspectiva do design de produto”, afirma o especialista da Açaí Valley e Elephant Community, Rodrigo Marques.

Coordenação

O evento Bootcamp do Inova Amazônia, ocorreu na Sede do Sebrae no Amapá, no Salão de Eventos Macapá, na última sexta (8), das 9h30 às 12h e das 14h às 17h. O Programa Inova Amazônia no Amapá, é coordenado pelo gerente da Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas do Sebrae no Amapá (Unic), Bruno Castro, e pela gestora de projetos da Unic/Sebrae/AP, Josseli Pantoja.

 

Serviço:
Sebrae no Amapá:
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Youtube: @sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Instagram: @sebraeap

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas