O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), o Ministério Público do Amapá (MP-AP) e o Governo do Estado do Amapá (GEA) comemoram o sucesso da edição especial do Luau na Samaúma 2025, realizada na última sexta (7) na Praça da Samaúma, no bairro Araxá, em Macapá, das 17h às 23h. Com o tema “Rumo à COP-30: Sustentabilidade e Cultura Tucuju”, o evento proporcionou um espaço de lazer, valorização da cultura amapaense e incentivo ao empreendedorismo local.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, destacou a parceria entre o Sebrae, o Ministério Público do Amapá e o Governo do Estado na realização do Luau na Samaúma 2025. Segundo ele, é uma honra contribuir para um evento que promove momentos de lazer, música e alegria à beira do maior rio do mundo, ao mesmo tempo em que impulsiona os empreendedores locais.

“Iniciativas como essa têm o poder de transformar a vida dos amapaenses, tornando mais saudável, mais feliz e economicamente mais ativa. Parabenizo o Ministério Público e reafirmo o compromisso do Sebrae em estar sempre presente, apoiando os pequenos negócios e fortalecendo o empreendedorismo regional”, declarou o presidente Josiel Alcolumbre.

Sebrae
Com foco na temática da COP-30, o Sebrae no Amapá instalou, durante o evento, diversos pontos de coleta seletiva para o descarte adequado de materiais como vidro, plástico, latinhas, óleo residual utilizado na preparação de alimentos e resíduos orgânicos provenientes dos estandes de alimentação. Todo o material recolhido é destinado a redes de reuso e reciclagem, como parte de uma estratégia do Sebrae voltada ao gerenciamento responsável de resíduos e à promoção da sustentabilidade ambiental no estado.

A instituição foi responsável pela coordenação da praça de alimentação do evento, que ofereceu uma variedade de opções gastronômicas voltadas para todos os públicos. Entre as alternativas disponíveis estavam hamburguerias, comidas típicas regionais, docerias e chope artesanal, além da participação de empresas integrantes do Programa Selo Amapá. Ao redor da Samaúma, foram instalados estandes para os expositores de economia criativa e artesanato. Ao todo, foram 20 artesãos e empreendedores amapaenses comercializando peças e coleções produzidas com diferentes técnicas e matérias-primas.

Para o público infantil, o Sebrae promoveu atividades lúdicas e educativas, como a oficina de Arte, com pintura em telas, pinturas na pele e a oficina Mini Chefs, voltado à produção e montagem de bolos no pote. As ações foram direcionadas a crianças de 3 a 12 anos e abordaram de forma criativa a temática deste ano.

MP
O procurador-geral de justiça do MP-AP, Dr. Alexandre Monteiro, disse que essa atuação conjunta entre as instituições parceiras é fundamental para movimentar a Praça da Samaúma e a cidade como um todo, além de oferecer oportunidades reais para que a população empreenda e desenvolva sua própria economia.

“Neste ano tivemos uma abordagem voltada para o meio ambiente e a sustentabilidade, destacando o protagonismo da Amazônia diante dos desafios globais. A proposta reforça a importância de conscientizar a população sobre as mudanças climáticas e de promover ações que valorizem os recursos naturais e a cultura local”, disse o Dr. Alexandre Monteiro.

GEA
De acordo com a secretária adjunta de cultura do Amapá, Marina Beckman, O Luau na Samaúma 2025 abraça o futuro com responsabilidade e consciência ambiental. “Inspirados pela temática da COP-30, construímos uma programação voltada para práticas sustentáveis e preservação da natureza. Queremos que cada participante reflita sobre o cuidado com os resíduos, o respeito ao meio ambiente e a importância de construir, juntos, um mundo mais sustentável”, explicou Marina Beckman.

Programação
A programação do Luau na Samaúma 2025 foi marcada por uma celebração vibrante da cultura tucuju e da sustentabilidade, com destaque para a exposição de artes visuais do artista Yermollay Caripoune, a Tenda Literária com comercialização de livros, varal de poesia e sessão de autógrafos promovida pela Setorial de Literatura do Amapá, além da contação de histórias com Cricilma Ferreira.

O evento também contou com o espetáculo “Ancestralidade Tucuju”, apresentado pelo Grupo Amigos da Toada, o cortejo artístico “Charanga Mágica” da Oca Produções, shows musicais com Roni Moraes, Osmar Júnior, Brenda Melo e Judas Sacaca, apresentação da DJ Larissa Prime e do Grupo de Marabaixo e Batuque Heranças Ancestrais do Curiaú.

Realização
O Luau da Samaúma é uma iniciativa do Ministério Público do Amapá (MP-AP), realizada com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e do Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria de Cultura do Estado do Amapá (Secult) e apoio da Secretaria do Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE).

Coordenação
As ações da entidade no Luau são coordenadas pela Unidade de Mercado e Internacionalização (UMI), Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio e Serviços (UAC-CS), Unidade de Administração e Finanças (UAF) e assessorias técnicas do Sebrae.

Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap

