A Praça Central João da Silva Nery, em Laranjal do Jari, será palco da Feira de Negócios Vale do Jari, evento realizado pelo Sebrae em parceria com instituições públicas, privadas e do terceiro setor, no período de 28 a 30 de novembro, das 17h às 23h. Com 67 expositores confirmados e público estimado em 5 mil visitantes, a feira chega com o objetivo de impulsionar a economia local e ampliar oportunidades de mercado para empreendedores da região.
-
Economia
-
A gerente de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Célia Cardoso, disse que com foco no fortalecimento da economia do Vale do Jari, o evento reúne empresas e produtores dos municípios de Laranjal do Jari, Vitória do Jari e do Distrito de Monte Dourado/PA, território caracterizado pela diversidade produtiva em segmentos como agricultura familiar, turismo, extrativismo, pesca artesanal, artesanato e serviços.
-
Para o Sebrae, a feira é uma estratégia de mercado que visa aproximar empreendedores e consumidores, estimular inovação e promover maior visibilidade aos negócios do território. A iniciativa está alinhada à missão da instituição de fomentar o empreendedorismo transformador e fortalecer ecossistemas econômicos nos diferentes biomas brasileiros. No Vale do Jari, o Sebrae aposta no potencial ainda pouco explorado e vê no evento uma oportunidade de consolidar o território como referência em negócios no sul do Amapá, disse, Célia Cardoso.
-
Parceria
-
Para o prefeito de Laranjal do Jari/AP, Teddy Marcel, a Feira de Negócios do Vale do Jari, vai apresentar oportunidades em Laranjal do Jari e já está toda estruturada, com os últimos ajustes para esperar a população, para negócios, exposições e atrações locais e regionais.
-
“Teremos atração regional para o nosso povo e o que é melhor, vão acontecer muitos negócios, teremos vários empreendedores, além de uma equipe movimentando turismo, artesanato, agricultura familiar. Estamos aqui mobilizados, numa parceria com o Governo do Estado, Prefeitura de Laranjal e o Sebrae, a instituição que mais investe em empreendedorismo no Brasil”, destacou o prefeito de Laranjal do Jari, Teddy Marcel.
-
Estrutura
-
Com uma estrutura robusta e ambientes temáticos, a feira está organizada em eixos estratégicos para facilitar a circulação do público e valorizar a produção local. O Eixo Serviços e Comércio com 25 estandes de 3m x 3m, climatização, iluminação reforçada, piso acarpetado e balcões padronizados em sistema octanorm.
-
Eixo Produtos Locais e Agricultura Familiar, com área coberta com cinco tendas 6m x 6m, piso de madeira nivelado, 18 balcões personalizados e estrutura elétrica adequada.
-
O Estante do Turismo, com 20m² voltado à divulgação dos atrativos dos três municípios da região.
-
O Estande Artesanato e Economia Criativa, está com espaço compartilhado para artesãos e produtores culturais exporem peças autorais e tradicionais.
-
O Espaço de Alimentação e Cozinha Show, estarão na Praça Gastronômica com sete (7) estandes e estrutura completa de cozinha profissional equipada com bancadas em inox, cooktop, geladeira, congelador, liquidificador industrial e forno elétrico. O espaço recebe oficinas e demonstrações culinárias.
-
Os ambientes temáticos, contam com palco, pórtico de entrada, sonorização profissional, 20 caixas de som grave, line array, gerador de 250 kVA, iluminação geral e reforço de segurança.
-
Treinamento
-
A capacitação dos expositores ocorreu antes da feira, os participantes receberam ações preparatórias oferecidas pelo Sebrae e instituições parceiras, incluindo – Oficinas de manualidades; Consultorias em precificação, vendas e marketing digital; Treinamentos de atendimento ao cliente; Curadoria técnica para seleção e qualificação dos empreendedores.
-
O Sebrae capacitou 50 empreendedores da região para ampliar suas chances de geração de renda e negócios. O público-alvo que participa da feira são – Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP); Associações de produtores; Empreendedores dos municípios de Laranjal do Jari, Vitória do Jari e Monte Dourado; e instituições culturais e comunitárias.
-
Economia
-
Os impactos esperados a curto prazo são – Geração imediata de renda; Maior visibilidade para produtos e serviços regionais; Consolidação da marca territorial ‘Vale do Jari’; e Aproximação entre empreendedores, clientes e parceiros.
-
Os impactos a médio prazo de 6 a 12 meses – Expansão da base de clientes dos pequenos negócios; Criação de redes de relacionamento e parcerias comerciais; Profissionalização dos empreendedores; e Novas demandas para projetos estruturantes do Sebrae/AP.
-
Os impactos a longo prazo são – Fortalecimento das cadeias produtivas; Integração entre os municípios da região; Inclusão da feira no calendário anual de eventos do Amapá; Estímulo à diversificação econômica e à inovação.
-
Parceiros
-
A Feira de Negócios do Vale do Jari é uma realização do Sebrae no Amapá em parceria com o Governo do Estado do Amapá (GEA); Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari (PMLJ), Prefeitura Municipal de Vitória do Jari (PMVJ) e Prefeitura Municipal de Almeirim; Associações de produtores; e instituições comunitárias e culturais.
-
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap

