De São Paulo/SP
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) incentiva estudantes do 3º ano do ensino médio a participarem da 1ª edição do Desafio Liga Jovem. Considerado o maior programa nacional de empreendedorismo e tecnologia para estudantes, as alunas do Instituto Federal do Amapá (Ifap) representam o estado e defendem o Projeto Telha Sustentável, na Faculdade do Sebrae, em São Paulo, nesta quarta (22), às 11h. Se passarem na semifinal, disputam a final nacional, no Bossa Summit, que acontece nos dias 23 e 24.
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A gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE), Lindeti Ferreira, destaca a expectativa para a final nacional. “As Mulheres de Fibra ficaram entre as 100 classificadas para a semifinal, de 5 mil equipes inscritas na competição do Desafio Liga Jovem. Esse ano abriremos inscrições para mais uma edição do Desafio e acreditamos na força jovem para contribuir com o empreendedorismo no Amapá ”, disse a gerente Lindeti Góes.
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Segundo a gestora do Programa de Educação Empreendedora, Marília Correia, ver o Amapá na semifinal do Desafio Liga Jovem, é mostrar a capacidade igualitária dos estudantes aos grandes centros educacionais do país. “Nossos alunos são destaques nacional, com projeto apresentando práticas inovadoras sustentáveis que visam diminuir impactos ambientais, e que podem ser uma alternativa viável para a construção civil”, disse Marília Correia.
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Projeto
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O Projeto Telha Sustentável surgiu em dezembro de 2021. A ideia é dirimir o problema local do descarte irregular do coco, muito evidente, principalmente na praça Zagury/ponto turístico em Macapá. O teste iniciou quando adicionaram a fibra do coco, junto ao material cerâmico e perceberam a viabilidade do projeto, e agora que tem a tecnologia, buscam empresas para fazerem a transferência da tecnologia e assim, produzir uma telha sustentável e que contribui para o meio ambiente.
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Equipe
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A equipe intitulada ‘Mulheres de Fibra’, é formada por alunas do terceiro ano em edificações na modalidade integrada do IFAP/Campus Macapá, entre elas, Stephany Matos (18), Luana Cordeiro (17), Ana Pastana (17), Rafaela Melo (18), e recebe orientação da professora Leila Nunes (37), que é mestre em Engenharia com área de concentração em ciência e tecnologia de materiais.
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Com o mesmo projeto, as Mulheres de Fibra já foram premiadas em 2022, em Brasília, no Power4Girls, promovido pelo Instituto Glória em parceria com a Embaixada dos EUA; premiadas no FR Meninas, que é uma organização de impacto social, que ajuda meninas de 06 a 21 anos, a organização trabalha através de cursos e programas, para que meninas de todo o Brasil possam ser protagonistas do seu próprio futuro. Com mais de 50 mil meninas impactadas; e finalista dos Jovens Visionários da Prudential, Programa de reconhecimento internacional que premia jovens empreendedores, representado pela Stephany Matos, na cidade do Rio de Janeiro.
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Orientadora
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Para a professora Leila Nunes, é gratificante enquanto educadora, ver que o aluno tem opções após a formação; e que há alguns anos os alunos que se formavam, era algo muito bom, chegavam ao mercado de trabalho e atuavam especificamente na sua área, e existia o conceito de que precisavam ter uma carteira de trabalho assinada.
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“Quando eu consigo fazer o aluno enxergar que ele pode ser o propositor de uma ideia, ele pode ser o dono da sua própria empresa, a gente quebra esse paradigma de que eu tenho de estudar, me formar e trabalhar para alguém; eu começo a mostrar para o aluno uma outra realidade, uma realidade onde ele é o dono do próprio negócio, onde ele tem que empreender, então quando a gente descontrói esse sistema trabalhista que acaba sendo apresentado para eles, muitas das vezes somente de uma forma, para mim é muito gratificante, muito prazeroso, porque eu quero realmente que os alunos se mostrem cada vez mais, porque as ideias não são só pela idade, mas nessa fase deles, essas ideias estão fervilhando, então por que não estimular esse aluno a fazer com que essa ideia vire realmente um modelo de negócio e não só isso, porque temos um modelo de negócio, no caso delas, sustentável, um modelo de negócio que a gente diminui o aquecimento global, a gente contribui para os objetivos de desenvolvimento sustentável e a gente tem um projeto inovador, tecnológico, e se for prestar atenção já tínhamos um produto que é a telha cerâmica, porque ela já existe, pegamos esse mesmo produto e aperfeiçoamos ele mostrando que muitas vezes não precisamos descobrir a pólvora, e sim aperfeiçoá-la”, explica a professora Leila Nunes.
Premiação
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Os seis grupos mais bem pontuados serão premiados com uma experiência internacional na Espanha, em Madrid, que será concedida pelo Sebrae. Orientadores e respectivos alunos serão contemplados com esse tour de até dez dias por centros de inovação, com as seguintes despesas cobertas: passagens, hospedagens, traslados, alimentação, passeios e monitoria.
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Dados
Os classificados para o Desafio Liga Jovem são 515 semifinalistas; 427 estudantes e 88 educadores; 75% dos projetos selecionados são de cidades do interior do Brasil e 74%, de escolas públicas; participam 18 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Os jovens inscritos são alunos do 9º ano do Fundamental ao 3º do Ensino Médio. Os 616 projetos foram selecionados por 12 especialistas em educação, tecnologia, inovação e empreendedorismo.
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Serviço:
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