O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Josiel Alcolumbre, acompanhado da diretora–superintendente, Alcilene Cavalcante e a diretora técnica, Suelen Amoras, realizaram nesta quinta-feira, 6, a assinatura do Termo de Cooperação Tecnica entre Sebrae Amapá e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
-
-
“A partir de agora com a assinatura do termo, poderemos dividir as nossas experiências e ter acesso as experiências do Incra, na identificação desses produtores, e a partir desse primeiro passo nós vamos profissionalizar, qualificar, e buscar respostas e fazer com que os produtores melhorem a qualidade dos seus produtos, a logística do produto, a composição do preço, e o plantio da cultura”, disse o presidente Josiel Alcolumbre.
-
A assinatura do documento tem como propósito a integração para o fomento de produtores rurais, por meio do Projeto Produzir Brasil, com consultorias tecnológicas e atendimento técnico aos produtores, a intenção é promover a ampliação da capacidade de gestão do produtor, aprimorando a inserção de inovação, incentivando a produção e a geração de renda, e contribuindo para a consolidação dos assentamentos.
-
Para a diretora técnica do Sebrae, Suelem Amores, o termo é fundamento para a continuidade do trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo Sebrae.
-
“Inicialmente fizemos esse piloto com esses 250 produtores que foram atendidos nessa primeira etapa do projeto. Uma etapa muito bem estruturada, com uma entrega de qualidade e na qual conseguimos alcançar o nosso objetivo que era desenvolver o empreendedorismo, e iremos trabalhar durante esse período as eventuais lacunas que existem de aprendizado e de conhecimento em cada um desses assentamentos, para que possam se tornar independentes, podendo realizar de forma direta as suas ações de mercado”, destacou a diretora Suelem Amoras.
-
O Acordo de Cooperação Técnica era o maior anseio dos produtores rurais nos assentamentos, um esforço de articulação entre as partes, no intuito de aumentar o processo regulatório fundiário dos agricultores familiares que fazem parte do Projeto AP – Produzir Brasil. O Sebrae pretende apoiar nas vistorias, e consultorias tecnológicas em Georreferenciamento através do Programa SebraeTec.
-
“Eu fico satisfeito de ver essa parceria nascer do Sebrae, dar essa oportunidade desses produtores serem reconhecidos. Esse piloto que foi realizado foi muito importante, começou com 250 e temos uma grande esperança que vai alcançar muito mais. A gente já vinha sonhando com essa parceira a muito tempo e agradecemos muito essa oportunidade. Desejamos que o sucesso seja maior ainda para que a gente cada vez mais possa aumentar o número de produtores alcançados, que venham a se tornar empreendedores”, declarou o superintendente do Incra, Gersuliano da Silva Pinto.
-
Produzir Brasil
-
O Projeto AP – Produzir Brasil, faz parte de um programa nacional do Sebrae, que atende a 2.250 produtores familiares, nos projetos de assentamentos do governo federal incluso no PNRA – INCRA, em cada estado da Amazônia legal atende a 250 produtores, no Amapá estão em nove assentamentos, distribuídos em seis municípios, entre eles, Macapá (Santo Antônio da Pedreira); Santana (Matão do Piaçaca); Ferreira Gomes (Ferrerinha); Tartarugalzinho (Cedro, Gov Janari, Nova Vida, Bom Jesus); Calçoene (Irineu e Felipe); e Pedra Branca do Amapari (Perimetral Norte).
-
A Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre Sebrae e Incra foi coordenada pela gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá (UAC-Agrin), Larissa Queiroz e pelo gestor do Projeto Produzir Brasil, Erick Dias.
-
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap