Com slogan ‘Um Vale de Oportunidades’, durante três dias, o Sebrae realizou a Feira de Negócios do Vale do Jari e contou com uma vasta programação que reuniu 50 empreendimentos para exposição, divulgação e comercialização de produtos e serviços, desfile comercial com peças e acessórios, artesanato, gastronomia local e apresentações culturais de dança e música. O evento ocorreu na Quadra Poliesportiva e na Praça João da Silva Nery, no período de 6 a 8 de junho, das 17h às 23h.
Para gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Amapá (UPPDT), Célia Cardoso, a Feira é uma vitrine de oportunidades para empreendedores de Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedor Individual (MEI), realizarem negócios num ambiente preparado para estimular o surgimento, a ampliação e a diversificação de negócios inovadores.
Feira
O tema da feira foi sustentado por quatro (4) eixos: Conhecimento, Exposição Mercadológica, Artesanato e Gastronômico. O Conhecimento, se apresenta por meio de Oficina Estratégia de Exposição em Feiras e Eventos e Sessão de Negócios; a Exposição Mercadológica com a comercialização de produtos e serviços do setor econômico local; Exposição de Artesanato e Plantas Medicinais e Ornamentais; Alimentos Artesanais; e a Exposição Gastronômica, se apresenta com comercialização, de comidas e lanches com referência na gastronômica do Vale do Jari.
A empreendedora Daniela Fróes, que trabalha com perfumaria e acessórios, destacou o seguinte: “trabalhamos com perfumes nacionais e importados, com tudo que o público gosta; bolsas de couro e de festa, óculos, relógios e uma variedade de produtos. Este é o quarto ano que estou participando da feira do Sebrae, e esse ano superou o ano passado, que já foi bom, esse ano foi excelente”, disse Daniela Fróes.
-
Artesanato
-
No ambiente externo da feira se encontrava a Exposição de Artesanato, Artesanato Doméstico, Plantas e Alimento Artesanal. São 18 expositores concentrados nesse espaço.
A Exposição Mãos e Arte apresentou produtos tendo como principal característica, o fato de ter sido confeccionado com o auxílio de máquinas ou ferramentas de pequeno porte, para garantir a qualidade das peças.
-
A Exposição Artesanato Doméstico apresentou produtos resultantes de um autoaprendizado a partir de informações em veículos de comunicação – TV, Internet, redes sociais, revistas; ou repassadas por amigos ou cursos rápidos, como forma de complemento de renda, exigindo paciência e habilidade.
Para a artesã Kariane Oliveira, essa feira de negócios foi um sucesso, a expectativa foi de muitas vendas e muitos contatos. “Trabalho com plantas naturais desidratadas no processo de prensagem, faço um trabalho totalmente artesanal, como chaveiro produzido com plantas naturais, quadros em formato de pássaro que também é feito com plantas naturais e com a folha de castanheira da região amazônica, além de bordado na folha”, explica Kariane Oliveira.
Cooperativa
-
O diretor institucional da Associação de Trabalhadores Extrativistas do Pará e do Amapá, Ruvenete Lima, destaca que é segunda vez que participam da Feira e que os resultados superam as expectativas. A instituição tem 25 anos no mercado do Laranjal do Jari e congrega 140 associados.
“Temos um enorme potencial de desenvolvimento da cadeia produtiva do açaí, então a associação está trabalhando com o projeto de massificar a produção aqui no município, fazendo a transformação da fruta ao produto final e trabalhando a possibilidade de em 2025 instalar uma processadora de açaí no município de Laranjal de Jari, por isso, participamos da Feira de Negócios, para que a associação seja conhecida não só no município, mas no Amapá e no Brasil, pois, somos os maiores desenvolvedores do extrativismo vegetal aqui no município”, finaliza Ruvenete Lima.
Estrutura
-
A organização dos espaços no interior da Quadra Poliesportiva, foram instalados 25 estandes para comercialização de produtos e serviços diversos; na área externa estavam instalados 12 quiosques de alimentação na Praça João Silva Nery; duas (2) tendas do Espaço do Artesanato; seis (6) estandes gastronômicos, um (1) estande de sonorização.
Pesquisa
-
O Sebrae realizou pesquisa com o objetivo de medir a satisfação do público e dos expositores na Feira de Negócios do Jari, utilizando o Sistema Google Form. Uma plataforma que proporciona um ambiente tecnológico com instrumentos de interatividade entre pessoas, organizações para apresentar informações estratégicas de suporte ao acompanhamento e tomada de decisão das principais perspectivas nos eventos do Sebrae.
-
Coordenação
-
A Feira de Negócios do Vale do Jari, é uma iniciativa do Sebrae, coordenada pela gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Amapá (UPPDT), Célia Cardoso e equipe do Sebrae de Laranjal do Jari/AP.
Parceiros
-
A Feira de Negócios do Vale do Jari foi uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) em parceria com o Governo do Estado do Amapá (GEA) e a Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari (PMLJ).
-
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Youtube: @sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap