ASN AP Atualização
Compartilhe

Em dois dias de desfiles, 9ª edição do Modamazon transforma a passarela do Sebrae em um palco de identidade amazônica

Moda, cultura e inovação se encontram no maior evento de moda autoral da região com 22 marcas do Amapá, Pará e Guiana Francesa
Por Isabel Farias
ASN AP Atualização
Compartilhe

A superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante, e a diretora técnica do Sebrae, Suelem Amoras, receberam os criadores de moda e público geral na 9ª edição do Modamazon 2025. O evento ocorreu na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), no último sábado (15) e domingo (16), das 19h às 22h. O objetivo foi integrar moda, artesanato, sustentabilidade e cultura para fortalecer a economia criativa amapaense.

Sebrae

-

A superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante, destacou a importância da moda autoral amapaense e ressaltou que o projeto reflete a força criativa dos talentos da região. Segundo ela, as coleções apresentadas no Modamazon 2025 evidenciaram a diversidade, inclusão, inovação e sustentabilidade do setor.

O sucesso do maior evento de moda do estado foi possível graças à parceria com o Coletivo Modamazon, Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Estado (Amapá Internacional), e com o apoio essencial da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) nas capacitações preparatórias, afirmou a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante.

A diretora técnica do Sebrae, Suelem Amoras, afirmou que o evento deixa um legado de criatividade, identidade e valorização da moda amazônica.

“Aqui, cada criação traz uma história, cada peça carrega identidade, e cada encontro reafirma que a Amazônia não apenas inspira a moda, ela é moda. O Modamazon 2025 reflete o compromisso do Sebrae com a inclusão social, incentivando o intercâmbio de saberes e fortalecendo a economia criativa, sempre aliando tradição e inovação”, disse a diretora técnica do Sebrae”, Suelem Amoras.

Feira

-

A feira reuniu 22 estandes de marcas do Amapá, Pará e Guiana Francesa e proporcionou um espaço de expressão e conexão. Além de apresentarem as coleções na passarela, os criadores tiveram a oportunidade de expor e comercializar peças que exaltam a riqueza cultural da região, e ampliar o impacto no mercado.

Ueap

-

A parceria com a Ueap por meio do curso de Tecnologia em Design, organizou capacitações preparatórias e curadoria para as coleções apresentadas na passarela. O grupo de 23 acadêmicos da instituição, atuou e co-criou junto aos estilistas, modelos e equipe técnica do projeto. Os alunos foram orientados pelos professores Jorge Duarte, Danny Florêncio e a analista Andrea França do colegiado de design.

Segundo a professora do curso de Tecnologia em Design da Ueap, Danny Florêncio, a parceria com o Modamazon 2025 contribuiu para a orientação dos criadores, permitindo que enxergassem suas marcas e o potencial único de seus produtos.

“A ideia não era apenas aprimorar as peças comerciais, mas incentivar a construção de coleções coesas, com uma identidade forte e um diferencial claro para o desfile, com suporte e assessoria em todas as etapas do processo, da mentoria inicial até a finalização das coleções”, declarou a professora Danny Florêncio.

Empresas

-

Na 9ª edição, 22 marcas participaram dos dias de apresentação das coleções, entre elas; Luz do Oriente trouxe a coleção “Orixás, caboclos e encantados: revelando o colorido da Amazônia Afroamapaense”, assinada por Thalisson Alexandre e co-criada pelo acadêmico Flávio Gonçalves; Driko Peixoto Underwear apresentou a coleção Solares, desenvolvida em parceria com a acadêmica Samyla Pantoja; Naza Artesanato revelou a coleção Raízes da Floresta: Ancestralidade e Resistência, criada com a acadêmica Vanessa Macedo; Camapu trouxe a coleção Seiva, com co-criação das acadêmicas Olívia Ferreira e Thaís Lobato; Stylo Afro apresentou a coleção Afroamazônia, assinada em colaboração com os acadêmicos João Benunis e Nathan Almeida; Irene Gama, apresentando a coleção Caminhos do rio; A estilista Alcimara Braga exibiu a coleção “Amazônias: Por um Olhar de Alcimara Braga”.

-

A marca Crochê da Amazônia trouxe a coleção Fioresta da Amazônia, assinada pelas crocheteiras Valeska Cardoso e Ângela Vasconcelos, com participação especial do artesão Vani Nilton, e apoio criativo das acadêmicas Glenda Cristina e Vitória Bittencourt; A coleção Manganês Cidade Ferrosa, de Leilane Isacksson, com co-criação da acadêmica Giselle Cardoso e colaboração da marca Arts Maria, que trouxe bolsas assinadas pela estilista Antônia Maria Pereira e o acadêmico Ian Felipe Sarges; a marca Mamzelles Sampson, da Guiana Francesa, apresentou a coleção Elegância no Cruzamento de Culturas, assinada por Aurore e Odile Sampson, enquanto a marca Rony Alencar em parceria com a acadêmica Cibely Figueiredo exibiram a coleção Pétalas da Floresta.

-

Alika Brand, com a coleção “Anansi”, idealizada por Cristina Almeida, em parceria com a acadêmica Ana Vitória; Stanley Fortuné da Guiana Francesa; Carmen Luz, com a coleção “Beleza que flutua”, criada por Carmen da Luz Pimentel com a colaboração da acadêmica Railana Chrislian; Patricinha Nega Linda, com a coleção “O tear com mãos: Memórias dos ribeirinhos do Amapá”, assinada por Patrícia Nobre e co-criação com Leticia Carvalho; Floresta em Fios e Edna Carvalho, com a coleção “Reencontro”, criação do Coletivo Floresta em Fios e co-criadoras as alunas Renilda Almeida e Laiza Sanches; Evershine da Guiana Francesa, assinada por Valérie Coralie; Crochê de Crioulla teve a coleção “Transição”, por Rita Gonçalves; Manos e Manas Marajoaras trouxe a coleção “Marajó, eu Moro lá”, direto do Pará;Sol Artes e Instituto Iana’ka, apresentou a coleção “Águas que Vestem Memórias”, assinado por Solange Amaral e os acessórios por Silvana Eduvirgens e tem como co-criadores os alunos Felipe Belfor e Ana Claudia e Arts Paxiúba, coleção “Ybirá Poranga, madeira bonita”, desenvolvida por Silvio Barros e Geane Guedes, com co-criação de Arthur Nascimento; St Amazom & Coletivo Calçoene, apresentando a coleção Calçoene sol e mar.

-

Modamazon

-

O Modamazon 2025, com o tema – Amazônia, Terra da Diversidade e dos Saberes, é coordenado pela gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae, Vânia Chermont, e pela gestora do Projeto Moda e Fios do Sebrae, Thaís Viero.

-

Parceiros

-

A 9ª edição do Modamazon é uma realização do Sebrae no Amapá e o coletivo de moda autoral Modamazon, em parceria com o Governo do Estado do Amapá (GEA), Universidade Estadual do Amapá por meio do colegiado do curso de Tecnologia em Design (Ueap), União dos Negros do Amapá (Una), Loja Estação Beleza, Simone Costa Makeup e Rafael Brito Produções.

-

-

-

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Youtube: /sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

  • #amapa
  • #cultura
  • #moda
  • #modamazon
  • #sebraeap