Na 9ª edição, o Modamazon 2025 estreia a primeira noite de desfile com uma passarela educativa, democrática e inclusiva na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae). O evento reúne 22 marcas do Amapá, Pará e Guiana Francesa. No sábado (14), 11 marcas apresentaram suas coleções, trazendo 75 modelos amapaenses e franco-guianenses para a passarela. Criado em 2018, o evento conecta estilistas, designers de acessórios e artesãos em um movimento de valorização da identidade amazônica por meio do vestuário.
Sebrae
Com o tema deste ano, “Amazônia, terra da diversidade e dos saberes”, a superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante, ressalta a importância da moda no desafio de educar e conscientizar as futuras gerações e que é possível conectar desenvolvimento e sustentabilidade.
Cada criação é um manifesto, uma forma de preservar e fortalecer a identidade local. Ao valorizar técnicas artesanais e promover a cultura nortista, a moda amazônica reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, enaltecendo a floresta e os povos que fazem parte dela, disse a superintendente Alcilene Cavalcante.
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Modamazon
O coordenador geral e idealizador do coletivo de moda autoral Modamazon, Driko Peixoto, afirma que o evento representa uma expressão de identidade, resistência e pertencimento.
“O Modamazon conecta automaticamente os participantes às suas raízes, pois cada peça carrega história e memória e traz consigo a luta por visibilidade de uma região que, por muito tempo, foi esquecida. A moda amazônica vai além da estética, ela é afirmação de quem somos e do orgulho que temos de nossa terra. ”, disse o coordenador, Driko Peixoto.
Ueap
O professor especialista em moda e desenvolvimento regional e representante do colegiado do curso de Tecnologia em Design da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Mestre Jorge Duarte, destaca a parceria deste ano com o coletivo Modamazon. O grupo de 22 alunos da instituição co-criou com os estilistas do projeto, que receberam capacitação preparatória e curadoria para as coleções apresentadas na passarela.
“Tivemos uma jornada enriquecedora de aprendizado e troca, na qual nossos docentes acompanharam de perto os acadêmicos no processo de cocriação com estilistas. A moda amazônica carrega identidade, história e conexão com o território. É fruto da diversidade cultural que vem do bioma da floresta. Mais do que peças de vestuário, ela transmite narrativas dos povos originários e das futuras gerações e reflete a relação profunda entre as comunidades e o meio ambiente”, disse o professor Jorge Duarte.
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Desfile
O primeiro dia de desfile do Modamazon 2025, contou com a apresentação do grupo “Pretas na percussão”, uma iniciativa da União dos Negros do Amapá (Una), com o objetivo de valorizar as mulheres negras de nosso estado.
Após a apresentação, 11 marcas apresentaram coleções que exaltaram a moda autoral amazônica. A marca Luz do Oriente trouxe a coleção “Orixás, caboclos e encantados: revelando o colorido da Amazônia Afroamapaense”, assinada por Thalisson Alexandre e co-criada pelo acadêmico Flávio Gonçalves; Driko Peixoto Underwear apresentou a coleção Solares, desenvolvida em parceria com a acadêmica Samyla Pantoja; Naza Artesanato revelou a coleção Raízes da Floresta: Ancestralidade e Resistência, criada com a acadêmica Vanessa Macedo; Camapu trouxe a coleção Seiva, com co-criação das acadêmicas Olívia Ferreira e Thaís Lobato; Stylo Afro apresentou a coleção Afroamazônia, assinada em colaboração com os acadêmicos João Benunis e Nathan Almeida; A estilista Alcimara Braga exibiu a coleção “Amazônias: Por um Olhar de Alcimara Braga”.
A marca Crochê da Amazônia trouxe a coleção Fioresta da Amazônia, assinada pelas crocheteiras Valeska Cardoso e Ângela Vasconcelos, com participação especial do artesão Vani Nilton, e apoio criativo das acadêmicas Glenda Cristina e Vitória Bittencourt; A coleção Manganês Cidade Ferrosa, de Leilane Isacksson, com co-criação da acadêmica Giselle Cardoso e colaboração da marca Arts Maria, que trouxe bolsas assinadas pela estilista Antônia Maria Pereira e o acadêmico Ian Felipe Sarges; Encerrando a noite, a marca Mamzelles Sampson, da Guiana Francesa, apresentou a coleção Elegância no Cruzamento de Culturas, assinada por Aurore e Odile Sampson, enquanto a marca Rony Alencar em parceria com a acadêmica Cibely Figueiredo exibiram a coleção Pétalas da Floresta.
Parceiros
A 9ª edição do Modamazon é uma realização entre o Sebrae no Amapá e o coletivo de moda autoral Modamazon, em parceria com o Governo do Estado do Amapá (GEA), Universidade Estadual do Amapá por meio do colegiado do curso de Tecnologia em Design (Ueap), União dos Negros do Amapá (Una), Loja Estação Beleza, Simones Costa Makeup e Rafael Brito Produções.
Coordenação
O Modamazon 2025, com o tema – Amazônia, Terra da Diversidade e dos Saberes, é coordenado pela gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae, Vânia Chermont, e pela gestora do Projeto Moda e Fios do Sebrae, Thais Viero.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
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