ASN AP
Compartilhe

Projeto Sebrae Delas oferece 120 vagas para empreendedoras de Macapá e Santana

As empreendedoras desenvolvem nos negócios aspectos de gestão, empreendedorismo, autoconhecimento, planejamento estratégico, gestão financeira e marketing
Por Thiago Abdon
ASN AP
Compartilhe

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), abre inscrição eletrônica para o Projeto Sebrae Delas por meio de Edital. O objetivo é estimular mulheres a empreender, gerar negócios e transformar realidades. Visa também fomentar práticas empresariais para tornar os negócios mais competitivos, bem como, promover a sensibilização e a articulação de atores estratégicos relacionados ao tema de empreendedorismo feminino. O acompanhamento técnico das empreendedoras acontece entre os meses de fevereiro e dezembro de 2021.

-

Segundo a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, impulsionar mais mulheres na liderança de negócios, podem fazer a grande diferença no mercado; já está comprovado que as mulheres quando empreendem, conseguem causar um impacto social/econômico, muito maior do que o homem.

-

“Quando uma mulher empreende, ela é dona do seu próprio dinheiro e se torna dona da sua própria história. Quando ela é dona da sua própria história, existem mais chances de interromper ciclos de violência contra sí e contra a sua própria família. Empreendendo, ela reinveste na sua família e na sociedade, e desta forma, contribui para uma convivência mais justa e economicamente equilibrada. Então, os grandes diferenciais de quando as mulheres começam a empreender, é o olhar social e a empatia para desenvolvimento de novos negócios”, disse a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

-

Critérios

-

Podem participar do Projeto Sebrae Delas, empresárias não formalizadas com Cadastro de Pessoa Física (CPF), que possuem negócio em funcionamento há no mínimo 6 meses; e empresárias com negócios formalizados com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que devem ser proprietárias ou sócias no contrato social, atuar na empresa como gestora e ocupar posição de tomada de decisão estratégica.

-

Inscrição

-

As inscrições são eletrônicas e estão abertas no período de 9 a 28 de fevereiro de 2021, até às 23h59. Deve-se preencher a ficha de inscrição e optar pela figura empresarial correspondente, entre elas, candidata a empresária (CPF); Microempreendedora Individual (MEI); Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP). As ações do programa são diferentes para cada figura empresarial. 

-

Vagas

-

O Programa Sebrae Delas disponibiliza 120 vagas, 50 para candidatas a empresárias (CPF); 36 vagas para Microempresas (ME); 24 vagas para Microempreendedor Individual (MEI) e 10 vagas para Empresa de Pequeno Porte (EPP).

-

Metodologia

-

O acompanhamento será realizado com base na metodologia desenvolvida pelo Sebrae para atendimento à empresas lideradas por mulheres. Sendo parte presencial e/ou online, com até 20h de instrutoria com palestras, oficinas e cursos; e 20h de consultorias/mentorias por empresa. As consultorias e mentorias podem ocorrer em horários a serem combinados entre consultor e participante. Caso seja necessário o adiamento do encontro, a participante deverá informar ao consultor com, no mínimo, 24h de antecedência.

-

Investimento

-

O Sebrae no Amapá subsidiará grande parte do custo operacional do Projeto Sebrae Delas. Desta forma, o investimento anual dos negócios para candidata a empresária (CPF) e MEI, será de R$ 100 reais; empresária de ME e EPP, o valor é de R$ 200 reais, que podem ser parcelados em até seis (6) vezes no cartão de crédito ou à vista.

-

Resultado

-

A divulgação das empreendedoras selecionadas para participação no Programa Sebrae Delas, será publicada no Site do Sebrae no Amapá e via telefone, no dia 2 de março de 2021.

-

-

Estatística

-

A participação relativa das mulheres Donas de Negócios tem média nacional de 34,8%, e no Amapá corresponde a 29%, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre 2015 e 2019, surgiram 2,1 milhões novos Donos de Negócios; deste total, 1,580 milhão são mulheres que correspondem a 74% e 551 mil são homens que correspondem a 26%. Neste mesmo período, a cada quanto (4) novos Donos de Negócios, três (3) são mulheres.

-

-

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap