O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) realiza a Oficina de Planejamento do Conselho Deliberativo Estadual (CDE). O encontro ocorreu, na sede da instituição, na Sala do Conhecimento, nesta quarta (3), das 8h30 às 12h. A ação tem como objetivo discutir estratégias de atuação para a elaboração do Plano Anual e Orçamento 2026 do Sebrae, tendo como referência o Planejamento Estratégico 2024-2035 e os Programas Nacionais.
O presidente do CDE do Sebrae, Josiel Alcolumbre, destacou que a construção conjunta do Planejamento de 2026, representa um marco importante, pois é a partir dela, que o Sebrae no Amapá definirá os rumos dos investimentos. “Estamos vivendo um momento histórico, pela primeira vez, os representantes do Conselho passam a ter participação direta nas decisões orçamentárias da instituição. Isso reforça o caráter coletivo e democrático da nossa atuação”, destacou o presidente, Josiel Alcolumbre.
O vice-presidente do Conselho do Sebrae, Jurandil Juarez, evidenciou as metas mobilizadoras de atendimento previstas para os próximos anos e a estimativa de crescimento do público de pequenos negócios com CNPJ ativo até 2026. “Esse cenário é uma grande oportunidade para expandirmos e fortalecermos ainda mais a atuação do Sebrae. Nosso objetivo é alcançar um número crescente de empreendedores”, afirmou o vice-presidente, Jurandil Juarez.
A superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante, ressaltou o papel da instituição na orientação e apoio à formalização de empresas, reforçando a importância de ampliar esse trabalho em todo o estado. “O Sebrae passou a intensificar sua atuação na área de mercado, com foco em impulsionar os pequenos negócios no Amapá e esse encontro reforça o compromisso de consolidar uma agenda que prepara a instituição para esse propósito nos próximos anos.
A iniciativa faz parte da rotina de governança da entidade, que busca garantir que as decisões institucionais sejam tomadas com base em planejamento e análise de indicadores, reforçando a participação coletiva.
Para a gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae (UGE), Márcia Marinho, esse é um espaço de debate qualificado, onde conselheiros, diretores e assessores analisam cenários e tendências para orientar a atuação da instituição. “O alinhamento estratégico é essencial para que possamos entregar resultados de curto, médio e longo prazo, sempre conectados às necessidades dos empreendedores”, afirmou a gerente, Márcia Marinho.
Oficina
-
A oficina contou com a apresentação do Planejamento Estratégico do Sebrae 2024–2035 e das Diretrizes para Elaboração do Plano Anual e Orçamento 2026, conduzida em participação online pela gerente adjunta da Unidade de Estratégia e Transformação do Sebrae Nacional, Aretha Zarlenga.
-
Na sequência, os analistas da UGE, Antônio Carvalho, gestor de estudos e pesquisas e a gestora de inteligência de dados, Lindeti Góes, apresentaram o documento de Cenários e Tendências e a gerente da UGE, Márcia Marinho apresentou a proposta de estratégias e segmentos econômicos para o Plano Anual 2026. Na ocasião, foi aplicada uma metodologia de análise da proposta de investimentos nos segmentos e territórios do estado, conduzida pelo representante da empresa Cordioli Moderação de Processo Participativo, Sérgio Cordioli.
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap