O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) realiza, por meio do Projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), o Compartilhar ALI, encontro coletivo da 5ª etapa do ALI Produtividade. Essa etapa, é o momento de promoção de networking qualificado, aprendizado e geração de negócios entre as empresas participantes do Ciclo 2025-1. O evento acontece na Sede do Sebrae, no Salão de Eventos Macapá, na próxima terça (15), das 19h às 22h.
Segundo a gestora do Projeto Agentes Locais de Inovação do Sebrae (ALI), Kelly Cardoso, as empresas recebem acompanhamento e orientação dos agentes para inovar, se tornar mais produtivas, faturar mais e reduzir o custo operacional. A gestora diz também, que durante seis meses, o ALI acompanha a realidade do negócio e ajuda na construção e implantação de um plano de inovação, junto com o empreendedor.
-
A jornada de inovação é um processo de seis meses, estruturado em oito etapas que guiam empreendedores na aplicação de melhorias contínuas. Essa metodologia é organizada e projetada para orientar a empresa no caminho da inovação, afirma Kelly Cardoso.
-
ALI
-
O Sebrae atua com o Programa Agentes Locais de Inovação desde 2008, e em 2020 o programa integrou-se ao Brasil Mais Produtivo, uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Sebrae e outras entidades, que visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, busca levar inovação para micro e pequenas empresas por meio do acompanhamento personalizado de um agente especializado em ferramentas ágeis.
-
O objetivo geral do programa é oferecer uma jornada acompanhada com implementação de soluções para os desafios dos pequenos negócios, aumentar o faturamento e produtividade, reduzir custos, identificar oportunidades de mercado, profissionalizar a gestão e validar projetos de inovação com clientes. O acompanhamento acontece durante um semestre e não possui custos, pois é 100% subsidiado pelo Sebrae.
Agente Local de Inovação (ALI) é um bolsista, graduado, selecionado e capacitado pelo Sebrae para atuar nas micro e pequenas empresas de comércio, serviços e indústria com o objetivo de promover a inovação para reduzir os custos e/ou aumentar o faturamento.
-
Metodologia
-
O projeto busca fomentar o sucesso dos pequenos negócios com práticas inovadoras, seja em processos, produtos, serviços ou modelos de negócios. Trabalham na inovação de arranjos locais, serviços, processos, sustentabilidade e tecnologia em todas as práticas desenvolvidas durante a jornada de acompanhamento.
-
O Programa ALI Produtividade oferece plano de ação personalizado, reuniões coletivas, resultados mensurados, acesso a conteúdos sobre inovação e produtividade e aplicações práticas do conhecimento adquirido
-
Coordenação
-
O Projeto Agentes Locais de Inovação é coordenado pelo gerente da Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas do Sebrae (Unic), Bruno Castro, e pela gestora do Projeto ALI, Kelly Cardoso.
-
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.b
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Instagram: @sebraeap