A 8ª edição do Modamazon iniciou com a realização do Showroom de Moda Autoral e Sessão de Negócios, uma solução de mercado que busca aproximar e aquecer setores da economia local. O objetivo é estimular ações de fomento à moda autoral amapaense; gerar conexões e aproximações entre criadores de moda autoral e compradores em potencial; e ativar o ambiente de pré-lançamento da 8ª edição do Modamazon. O showroom acontece no hall de entrada do Sebrae, nos dias 13 e 14, quinta e sexta-feira, das 9h às 18h.
Para a coordenadora nacional de Moda do Sebrae, Kamila Merle, eventos como o Modamazon são essenciais, pois celebram a fusão única entre a natureza e a criatividade na moda.
-
“Eles destacam a importância da bioeconomia e da sustentabilidade, conectando esses princípios com o design autoral de maneira inovadora. Esses encontros promovem a valorização dos recursos naturais e a responsabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que impulsionam a originalidade e a identidade cultural na moda”, disse Kamila Merle.
-
Para a analista de negócios do Sebrae, Francinne Bacelar, o showroom é um momento para os visitantes conhecerem a história de cada criador e o processo criativo das peças expostas.
-
“Nós iniciamos a 8ª edição do Modamazon, com o tema ‘Rio Amazonas, que nos banha e nos inspira’, e nessa edição contamos com a novidade de um showroom, com o objetivo de apresentar os criadores locais do estado do Amapá, contar um pouco da biografia, do diferencial mercadológico das marcas, dos tipos de matéria-prima utilizados nas roupas, além de uma prévia das coleções que foram desenvolvidas voltadas para a temática do rio amazonas”, disse a analista Francinne Bacelar.
-
A criadora de moda e proprietária da marca Camapu, Leya Oliveira, explica sobre as inspirações e técnicas utilizadas para criar a coleção e o conjunto masculino exposto no Showroom. “Essa coleção se chama Utopia, inspirada no Rio Amazonas, e Utopia vem dos acontecimentos recentes no nosso mundo, a gente sonha com uma vida mais sustentável e consequentemente, com peças mais sustentáveis e a moda autoral traz isso como foco. Eu trabalho com tingimento natural e técnicas de tingimento, o conjunto é um tingimento com a técnica de marmorização, inspirado na existência do rio amazonas, no movimento das ondas e no reflexo do sol sob a água”, contou a criadora Leya Oliveira.
O criador de moda do Ateliê Ronny Alencar, fala do look inspirado na vegetação aquática do Rio Amazonas. “A criação dele, é parte da vegetação que fica se deslocando no vai e vem do rio, usei para o termo ‘o fluir’ que ele está relacionado ao Mururé que é uma vegetação muito comum no Rio Amazonas e ela se desloca das margens e ficam à deriva pelo Rio. Usei isso como inspiração”, declarou Ronny Alencar.
-
Camapu
Iniciada em 2016, a ‘Camapu by Leya’ se destaca na moda casual masculina e feminina como uma marca focada em modelagem de qualidade e conforto. A marca visa compreender as necessidades do homem e da mulher contemporânea, criando peças que unem o estilo e a funcionalidade. A Camapu produz peças que promovem a inovação e a sustentabilidade, com práticas responsáveis que priorizam o meio ambiente, desde a seleção da matéria-prima até os processos de produção.
-
Empresas
Participam do Showroom de Moda Autoral 14 empresas do segmento vestuário; e duas (2) empresas de acessórios. O showroom possui uma característica comercial, com a prospecção de negócios entre os criadores de moda autoral e o comércio varejista do ecossistema da moda, e empresas da cadeia do turismo.
-
Para a 8ª edição do Modamazon, 16 marcas participarão com a apresentação de coleções que contextualizam o tema, entre eles; Driko Peixoto Underwear – Vestuário masculino e moda praia; Ateliê Irene Gama – Vestuário Feminino e moda casual; Camapu – Vestuário masculino e moda casual; Leilane Isacksson – Vestuário feminino e moda masculina; Ateliê Ronny Alencar – Vestuário feminino e moda festa; Stylu Afro – Vestuário Masculino e moda afro; Crioula – Vestuário Feminino e moda em crochê; St Amazon – Vestuário feminino e moda casual; Coletivo Arte Mapige – Vestuário feminino e Biojoias; Patricinha Nega linda – Vestuário masculino e biojóias; Edna Carvalho – Acessórios biojóias e moda casual; Japu – Acessórios bolsas e moda casual; Coletivo Crochê Bio – Vestuário feminino e moda em crochê; Karina Guedes Crochê Design – vestuário feminino e moda em crochê; Coletivo Calçoene – vestuário masculino e feminino e, Empório Valesca Cardoso – vestuário masculino e feminino.
-
Programação
-
Ação – Showroom e Sessão de Negócios com os 16 estilistas da Moda Autoral
Data: 13/06/2024 – Quinta-Feira
Local: Hall de Entrada do Sebrae Amapá
Horário: 9h às 16h
-
Ação: Desfile de Coleções
Data: 15/06/2024 – Sábado
Local: Salão de Eventos Macapá – Sede do Sebrae no Amapá
Horário: 19h às 22h
-
Ação: Desfile de Coleções
Data: 16/06/2024 – Domingo
Local: Salão de Eventos Macapá – Sede do Sebrae no Amapá
Horário: 19h às 22h.
-
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap