O Zwanga Fashion Day 2024, foi realizado em parceria com Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o tema ‘Revisitando Memórias Ancestrais e Afetivas’. O evento ocorreu no último sábado (16), às 16h, e buscou divulgar e difundir a cultura negra e o trabalho dos artesões negros, para mais reconhecimento, valorização e admiração.
-
-
Para Alessandra Martins, analista técnica da Unidade Atendimento Coletivo – Comércio e Serviço do Sebrae (UAC-CS), disse que é necessário a valorização de produções autorais, e que a diversidade existente nas criações, seja do mesmo nicho ou não, é importante.
-
“Esse valor do que é inclusão é muito buscado pelo mercado, essa valorização da diversidade. Essa inclusão faz com que todos os talentos sejam aproveitados, o mercado hoje valoriza muito essa inclusão e o valor do que é sustentável”, disse Alessandra Martins.
-
-
A CEO e fundadora da Zwanga Moda Afroamazônida, Rejane Soares, explica que ‘Zwanga’, palavra africana de origem Bantu, significa ‘aquilo que é meu ou que me pertence’. Ela destaca que o evento é o momento de protagonismo e pertencimento para população negra do Amapá, que somam mais de 80% da população amapaense.
-
-
“Nós reunimos um grupo bem diferenciado de pessoas negras que fazem parte da cultura, que exaltam e ressaltam a importância desse investimento, um olhar diferenciado, e principalmente ter espaços como esse para receber a produção para que as pessoas conheçam, consumam, para que a gente possa fazer girar essa economia para o nosso segmento”, destacou a CEO Rejane Soares.
-
Desfile
-
-
Com o propósito de divulgar e exaltar os artistas negros do Amapá, a segunda edição do Zwanga Fashion Day apresentou cinco (5) novas coleções. O desfile apresentou a coleção de Penteados Afro do Studio Odara, da trancista Joh Libório; coleção de Eco Joias da Amazônia, assinada pela Marcia Leite; peças da coleção do Projeto Afro Mulher, confeccionado pelas participantes; a coleção de moda masculina do Renan Picanço; e para fechar o evento a coleção de Moda Afro Zwanga, de Rejane Soares.
-
-
Feira
-
-
Intitulada Feira de Afronegócios Sustentáveis, trouxe diversos empreendimentos que representam e exaltam a cultura negra. Os negócios exibiram e comercializaram produtos, entre eles, Gengibirra Marabaixeira, da Laura do Marabaixo; Culinária Afro, do Pai Luiz Oliveira; Bonecas Afro, da artesã Maria Odaleia; Crochê de Crioulla, de Rita Gonçalves; Literatura Afro das escritoras Negra Áurea, Jéssica Thais e Laura do Marabaixo; Penteados Afro com os trancistas Alimato Baldé e Luany Paixão; e Artes Visuais, da artista plástica Graça Senna.
-
-
Parceiros
-
O Sebrae no Amapá foi parceiro na II Zwanga Fashion Day, juntamente com Brasil Eco Fashion Week, Fundação Municipal de Cultura, Instituto Lojas Renner, Mercadão dos Medicamentos, Ponto de Cultura Sairé do Carvão, Portal Solar, Sou de Algodão, Você Telecom.
-
-
-
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap
Instagram: @sebraeap