Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 Sebrae realiza turma piloto do curso Jovem Descolado com nova metodologia
ASN AP 03/08/22 às 16:06 Atualização 03/08/22 às 16:46
Compartilhe

Sebrae promove turma piloto do Projeto Jovem Descolado com nova metodologia

Por Aluizio Neto e Louise Dias
ASN AP 03/08/22 às 16:06 Atualização 03/08/22 às 16:46
Compartilhe

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), promove abertura da turma piloto com nova solução do curso que fará parte do Projeto Jovem Descolado, existente desde 2017. A proposta é validar a nova metodologia que será nacionalizada pelo Sebrae nacional, o qual participou ativamente desde a concepção e a validação do piloto, oportunizando a utilização para outros estados do Brasil, e visa oferecer aos jovens capacitação com uma nova linguagem, conteúdos atualizados, com objetos modernos de aprendizagem.

 

Segundo o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares, pontua que o projeto é resultado da união de esforços da instituição e parceiros.

 

“Esperamos que os jovens possam prosperar, aproveitar e usufruir dessa capacitação, que possa auxiliá-los no crescimento e desenvolvimento profissional”, disse o presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá (CDE), Iraçu Colares.

 

O diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, em exercício, Marcell Harb, expressa a satisfação de encontrar os 23 jovens selecionados, entusiasmados para participar do programa.

 

“Toda equipe responsável pelo planejamento do projeto, tem grande contribuição para o amadurecimento desses jovens. Desde 2017, o trabalho que está sendo feito vem tendo um retorno positivo no estado, e sentir que todos os participantes estão realmente interessados é de grande felicidade. O Jovem Descolado surge para agregar no futuro do mercado de trabalho do nosso estado e país”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, em exercício, Marcell Harb.

 

Conhecimento

 

A diretora-técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, enfatiza a importância da transformação de carreira na vida dos jovens amapaenses.

 

“É inspirador visualizar tantos jovens do nosso estado, dispostos a transformarem suas carreiras profissionais por meio do conhecimento. O projeto desenvolve atividades que estimulam e abrangem diversas áreas, nas quais são abordadas pelos consultores e compartilhadas de diferentes formas. Tudo isso incentiva o desenvolvimento ético e profissional, que passam 15 dias numa imersão completa. O Sebrae no Amapá tem a grande honra e felicidade de receber o futuro do Amapá, como parte do crescimento pessoal, profissional e empreendedor”, ressalta a diretora-técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

 

Dimensão

 

A gerente da Unidade de Educação Empreendedora (UEE), Denise Nunes, ressalta a dimensão que o projeto está tendo em nível nacional.

 

“O projeto está se transformando em algo muito maior, com dimensões nacionais. O Sebrae no Amapá tem um papel fundamental para a capacitação, orientação e suporte necessário na vida profissional dos participantes, que atuam ativamente nas atividades dispostas e com a troca de conhecimento por meio dos nossos consultores. Estamos felizes em lançar essa turma piloto, pois vamos continuar investindo na educação corporativa, de forma simplificada, atual e profissional”, finaliza a gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE), Denise Nunes.

 

Curso

 

A capacitação é dividida em 4 eixos, sendo que os eixos 1 e 2 estão voltados fortemente aos objetivos de ampliação e reforço do autoconhecimento, da autoestima e da autoconfiança dos participantes, enquanto os eixos 3 e 4 visam o desenvolvimento da percepção e dos conhecimentos que favorecem o posicionamento profissional e a exploração de oportunidades no mercado de trabalho no mundo dos negócios.

 

Seleção

 

Para o processo de seleção dos participantes estiveram envolvidos na organização a Junior Achievement; Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria Extraordinária de Juventude (Sejuv); Central Única das Favelas (Cufa) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá (Fecomércio/AP).

 

Após as indicações os jovens foram submetidos à uma entrevista com uma consultora do Sebrae no Amapá, aos moldes do Empretec, para identificar o perfil e se é o melhor momento para a realização da capacitação. Os 23 jovens melhores avaliados foram convidados para participação.

 

Capacitações

 

As capacitações com a turma piloto têm duração de 3 semanas, e ocorrem no período de 1º a 19 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

A iniciativa contempla 23 jovens, de 18 a 29 anos e apresenta instrumento de validação das atividades propostas.

 

Coordenação

 

Esta é uma iniciativa do Projeto Portfólio em Rede do Sebrae no Amapá, sobre a coordenação da gestora Jenane Moraes, em parceria com o Projeto Jovem Descolado, sob coordenação da gestora estadual, Thaís Almeida, ambos estão localizados na UEE/Sebrae/AP, Denise Nunes.

 

A programação iniciou na última segunda-feira (1°), no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, na Sala Oiapoque, na Avenida Padre Manoel da Nóbrega, às 8h.

 

O evento contou com as presenças do presidente do Sistema Faeap/Senar/Sindicatos Rurais e do CDE/Sebrae/AP, Iraçu Colares; diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, em exercício, Marcell Harb; diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo; gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae no Amapá (UEE), Denise Nunes; gestora do Projeto Jovem Descolado no Sebrae no Amapá, Thaís Almeida; gestora de portfólio da UEE/Sebrae/AP, Jenane Moraes; consultora e instrutora da DoValle Consultoria, Maria Luiza do Valle; e da consultora educacional da EAD Tec Consultoria Educacional, Daniela Camargo.

 

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

Youtube: /sebraeamapa

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas