ASN AP
Compartilhe

Feira de Negócios de Oiapoque recebeu 4.699 visitantes

Com o slogan ‘Arte e Gastronomia’, a Feira de Negócios de Oiapoque criou um ambiente de negócios para artesões, produtores rurais, microempresas, empresas de pequeno porte
Por Denyse Quintas
ASN AP
Compartilhe

A Feira de Negócios de Oiapoque realizada pelo Sebrae e parceiros, reuniu 31 empreendedores, nos dias 1º e 2 de julho, das 17h às 23h, na Praça Ecildo Crescênio. O evento recebeu 4.699 visitantes e promoveu a comercialização de produtos da arte indígena, do artesanato, da agroindústria e gastronomia, num ambiente de oportunidades de negócios e geração de emprego e renda. A feira contou com apresentações culturais de cantores amapaenses.

-

-

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae (CDE), Josiel Alcolumbre, declara que a instituição tem conseguido entregar um resultado satisfatório para a sociedade. (Unidos, saindo da nossa zona de conforto conseguiremos entregar sempre muito mais para o empreendedor do Amapá”, disse o presidente Josiel Alcolumbre.

-

Segundo a diretora-superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, a Feira de Negócios de Oiapoque foi um sucesso.          “Estamos muito felizes com a entrega de qualidade feita por essa equipe e pelo trabalho das pequenas empresas e empreendedores. “A feira é uma entrega muito importante para o Sebrae, porque é uma entrega robusta, é um grande evento com empreendedores de vários setores, do artesanato, da arte indígena e no ano que vem essa feira seja uma Feira Internacional de Negócios, com produtores e empresários de outros países, de Oiapoque e de outros municípios do Amapá”, declara a superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante.

-

O diretor de administração e finanças do Sebrae, Marcell Harb, que acompanhou a execução de todos os ambientes da feira agradeceu o empenho do staff do Sebrae, pesquisa, ouvidoria, comunicação, artesanato, comércio e serviços, políticas públicas, e de inovação.

-

A empreendedora Ana Gomes Noronha, fez referências pela realização da Feira de Negócios de Oiapoque. “Quero agradecer a equipe do Sebrae que nos proporcionou um evento maravilhoso, um trabalho lindo realizado pelas mãos de pessoas que fizeram de tudo para nos ajudar. Agradeço a coordenadora do Regional do Sebrae de Oiapoque, Tereza Rubio, juntamente com sua equipe, que através desse evento deram oportunidades e incentivos para os empreendedores de Oiapoque”, disse a empreendedora.

-

Artesãos

-

Milhares de indígenas de Oiapoque estiveram representados em associações e grupos que participam da Feira de Negócios, entre eles, na Arte Indígena estão o Povo Palikur, Galibi,

Maworno, Karipuna e Galibi Kalina; Associação dos Artesãos de Oiapoque (AAO), Associação das Mulheres Artesãs da Fronteira (Amafro), Empório Uasei (Associação Uasei dos Povos Indígenas do Oiapoque), Grupo Txi-Kuahi.

-

O Espaço Arte Indígena e Artesanato foi coordenado pela gestora do Projeto de Artesanato, da Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio e Serviços do Sebrae no Amapá (UAC-CS), Alessandra Martins.

-

Gastronomia

-

A feira apresentou a gastronomia da fronteira, em estandes, com ambiente organizado aos empreendedores e disponibilizou Kit de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para que estivessem adequadamente paramentados e padronizados.

-

“Os empreendedores comercializaram a alimentação cuidadosamente pensada para este ambiente. Os empreendedores da gastronomia se prepararam e se qualificaram com as palestras e oficinas de boas práticas de manipulação de alimentos”, explicou a analista do Sebrae, Rita Belmiro.

-

Agroindústrias

-

No espaço intitulado ‘O Setor Pesqueiro e Suas Riquezas’ ocorreu a comercialização de peixe filetado, das agroindústrias de Oiapoque do segmento de pescado da Colônia Agrícola de Pescadores Z-03; da Cooperativa Mista de Produtores da Pesca no Município de Oiapoque (Oiapesc); e da Agroindústria Compesc Oiapoque, primeira agroindústria de processamento de pescado no estado que possui o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

-

A feira apresentou as agroindústrias Cacau Cassiporé, que comercializa chocolates, licores, água ardente e bombons de chocolate, de cacau selvagem da floresta de várzea em Oiapoque; a Empório UASEI (Associação Uasei dos Povos Indígenas do Oiapoque) apresenta e comercializa o Açaí Liufilizado (açaí em pó) e açaí em polpa.

-

Oléos Indígenas da Etnia Karipuna são produzidos com a semente da andiroba. O Sebrae, por meio da UAC-Agrin realizou atendimento preparatório para a Feira de Negócios de Oiapoque, onde os empreendedores acessaram o Sebratec ON, categoria do Sebraetec subsidiada 100% pela instituição, e entregou a rotulagem para as embalagens dos produtos, os quais valorizou o Grupo Txi-Kuahi e a criação de Marcas com a criação da logomarca.

-

A exposição e comercialização de produtos da agroindústria animal (pescado) e agroindústria vegetal (cacau, açaí, óleo de andiroba) foi coordenada pela gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá (UAC-Agrin), Larissa Queiroz; e pela gestora de projetos, Ariela Paiva.

-

Atrações

-

Timbre e Temperos cantaram a cultura do Amapá. A cantora com expressiva voz Patrícia Bastos, o violonista, compositor e cantor Enrico Di Micelli, e o poeta, escritor e cantor Joãozinho Gomes, é um trio conceituado da cultura no estado, e apresentaram os sons e os ritmos da floresta na fronteira entre Oiapoque e Saint Georges.

-

Outra atração cultural foi o grupo instrumental Marrecos Land, idealizado há 7 anos pelos músicos, produtores, professores de música, Alan Gomes, Fabinho Costa, Hian Moreira, Jeffrei Redig e Miguel Neto. A trajetória vem sendo marcada por importantes festivais e mostras de músicas, shows locais, nacionais e internacionais, em virtude da qualidade musical primada pelo grupo, com destaque por onde passa.

-

A Feira de Negócios de Oiapoque encerrou com o cantor compositor, músico e produtor Fineias Nelluty, que tem uma carreira marcada por grandes projetos musicais, como o Zankerada. Fineias possui trabalho consolidado na música de Fronteira, morou na Guiana e se apresenta anualmente nas cidades da França em Paris.

-

Oiapoquenses

-

Os cantores locais também se apresentaram na Feira de Negócios, entre eles, Gabriel Wetech; e Pablo Santos. O evento contou com a apresentação da jovem Mel Santos, da Aldeia Kumarumã, da etnia Galibi Marworno que cantou na língua materna dos ancestrais.

-

Capacitação

-

Durante uma semana empreendedores de pequenos negócios receberam capacitações por meio de palestras, oficinas e consultorias empresarial e de orientação técnica para a Feira de Negócios de Oiapoque. A iniciativa faz parte da metodologia de ações de acesso ao mercado, e visam a preparação dos empreendedores para potencializarem as vendas, prospecção de clientes, inovação e promoção de produtos e serviços.

-

O treinamento contemplou palestras Boas práticas de manipulação de alimentos; Estratégias de marketing digital; Atendimento ao cliente; Contratando pessoas – Como adequar a micro e pequena empresa às leis trabalhistas; Como participar de feiras; e Novos modelos de gestão financeira contou a participação dos palestrantes Dra. Nelcilene Souza; Dra. Helena Monteiro; Michel Prates e, Rômulo Brasão; e dos instrutores Wilton Serrão e Francisco Silva.

-

Pesquisa

-

A analista da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae (UGE), Thais Viero, explica que a instituição realizou uma pesquisa com os visitantes e expositores para verificar quais as necessidades e expectativas para a Feira de Negócios de Oiapoque. “Nessa pesquisa queremos mensurar o nível de satisfação dos clientes e coletar sugestões de melhorias para a realização dos próximos eventos do Sebrae”, esclarece Thais Viero.

-

Ouvidoria

-

A ouvidoria esteve presente na Feira de Negócios de Oiapoque com a missão de ampliar os canais de comunicação entre o Sebrae e o cliente atendido. Com a interiorização nas ações da instituição, a ouvidoria mune os dirigentes com informações de qualidade que podem traduzir as necessidades e expectativas dos clientes.

-

O Ouvidor do Sebrae Augusto Cantuária consolida as informações que serão encaminhadas para os gestores da feira e na sequência subsidiam o relatório de gestão de melhorias em relação aos processos e ações para as próximas ações em prol do fortalecimento e competitividade dos pequenos negócios e do relacionamento institucional com os parceiros e com a sociedade.

-

Convidados

-

A Feira de Negócios de Oiapoque contou a presença de diversas autoridades, entre elas, o governador do Amapá, Clécio Luis; Ministro Lélio Bentes, presidente do Supremo Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho; presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (Tjap), Desembargador Adão Carvalho; secretários de estado; presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região – TRT8, Desembargador Marcus Augusto Maia; juízes do Trabalho; procuradores de justiça do Ministério Público Federal (MPF); magistrados do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ); e autoridades do município de Oiapoque.

-

Estrutura

-

Preparada para receber um público de aproximadamente 1.600 visitantes por dia, a Feira de Negócios de Oiapoque terá estrutura de 760m², contemplando o salão de exposições e recepção com 31 estandes, para a divulgação e comercialização de produtos da agroindústria e artesanato, além de comidas com referência na gastronomia do município.

-

A montagem da estrutura da Feira de Oiapoque, teve a coordenação do colaborador da Unidade de Soluções Inovadoras e Competitivas do Sebrae (Unic), Isaac Andrade.

-

Coordenação

-

Feira de Negócios de Oiapoque é coordenada pela gerente Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae no Amapá (UPPDT), Célia Cardoso; pela coordenadora do Escritório Regional do Sebrae em Oiapoque, Tereza Rubio; e pelo gestor Rômulo Brasão.

-

Oiapoque

-

O Município de Oiapoque está localizado ao Norte do estado do Amapá, a 594 km da capital Macapá, no extremo Norte do Brasil, na fronteira com a Guiana Francesa; é a principal referência nacional, quando se quer determinar os pontos extremos do Brasil (do Oiapoque ao Chuí).

-

Parceiros

-

Considerado um evento de grande porte, a Feira de Negócios de Oiapoque é realizada pelo Sebrae e conta com a parceria do Governo do Estado (GEA), Prefeitura Municipal de Oiapoque (PMO), Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACOI), Voltalia, Oiapoque Energia S.A, Tribunal Regional do Trabalho (TRT-8ª Região) Pará e Amapá e Norte Telecom.

-

-

-

-

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Youtube: /sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

  • #agroindustria
  • #arteindígena
  • #artesanato
  • #feiradenegociosdeoiapoque
  • #fronteira
  • #gastronomia
  • #oiapoque
  • #ouvidoria
  • #pesquisa
  • #sebrae
  • #sebraeamapa
  • #sebraeap