O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, acompanhado do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, e da diretora técnica do Sebrae Pará, Domingas Ribeiro, visitou o estande da instituição na Zona Verde (Green Zone) da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada no Parque da Cidade, em Belém (PA), nesta segunda (10). O espaço abriga a Loja Colaborativa Sebrae, que funciona de 10 a 21 de novembro, das 8h às 17h. A loja reúne produtos de diversas regiões do Brasil, com destaque para cinco empresas amapaenses selecionadas para expor e comercializar itens autorais, inovadores e que expressam a identidade amazônica.

Em visita ao estande, o presidente do Conselho do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, destacou , que pela primeira vez na história, a voz dos amazônidas será ouvida no cenário global e que esse é um momento de grande felicidade e de conquista coletiva, pois a partir disso, o mundo irá passar a enxergá-los com outros olhos porque eles sentirão o jeito de ser do povo daqui.

“Vamos mostrar como vivemos, revelar a verdadeira realidade econômica e social da nossa região. É a terceira COP da qual participo, mas nunca senti algo tão forte quanto agora. Hoje é um dia de afirmação, de apropriação, de posicionamento firme. É o dia em que mostramos a necessidade do povo da Amazônia”, disse o presidente Josiel Alcolumbre.

Para o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, a participação na COP30 representa uma oportunidade histórica de apresentar ao mundo o potencial transformador da bioeconomia brasileira. “Estamos aqui para mostrar ao mundo um trabalho magnífico, desenvolvido por brasileiros e brasileiras que vivem e empreendem neste bioma extraordinário. A bioeconomia é prova concreta de que é possível construir uma economia sustentável”, afirmou o presidente Décio Lima.

De acordo com a diretora técnica do Sebrae Pará, Domingas Ribeiro, a Loja Colaborativa instalada na Zona Verde da COP30 é resultado da união e do compromisso de todo o Sistema Sebrae em promover o empreendedorismo sustentável. “Este espaço é fruto da força coletiva do Sistema Sebrae, que reuniu empreendedores de todas as regiões do Brasil em uma loja colaborativa que celebra nossa cultura, nossa diversidade e nossa sustentabilidade. Com o apoio de vocês, vamos crescer ainda mais daqui pra frente”, disse a diretora Domingas Ribeiro.

Empresas
Cinco empresas amapaenses selecionadas pelo Sebrae Amapá vão integrar a Loja Colaborativa na COP30, em Belém (PA). A Engenho Café de Açaí leva o Blend de café com açaí Engenho, Blend em cápsulas e Grão de açaí torrado e moído em cápsula; a Vitrum apresenta peças sustentáveis como porta-copos, relógio de parede, relógio de mesa e luminária cubo; a Flor de Samaúma oferece bebidas fermentadas artesanais, incluindo Meio do Mundo – Suave (750ml), Amazônia Forever – Seco, Cupuaçu – Seco e Meio Seco (750ml); a Amazonly destaca óleos amazônicos como Óleo de Patuá, Óleo de Andiroba e Óleo de Castanha-do-Pará; e a Amazon Bioprotein apresenta suplementos vegetais com a Farinha de Cariru.

COP30
Além de apoiar diretamente as cinco empresas amapaenses na Loja Colaborativa durante a COP30, o Sebrae no Amapá também participa da programação técnica do evento com o painel “Bioeconomia e Sustentabilidade: agenda do Sebrae na COP30 traz os pequenos negócios para o centro da discussão”, que conta com a presença do presidente do CDE/Sebrae, Josiel Alcolumbre.

Coordenação
As ações da Loja Colaborativa envolvendo empreendedores amapaenses foram coordenadas pela Unidade de Mercado e Internacionalização (UMI) do Sebrae no Amapá.
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap

