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Sebrae entrega pesquisa de mercado para implantação de lojas Duty Free em Oiapoque

O projeto é uma parceria entre Sebrae e a Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior, e visa fomentar as oportunidades de mercado na fronteira com a Guiana Francesa
Por Maria Clara Araújo
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O Serviço de Apoio às Micro Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), contratou uma empresa especializada em Consultoria de Pesquisa de Mercado, para identificar, coletar e analisar informações comerciais sobre o município de Oiapoque. O objetivo é o estudo e viabilidade de negócio na fronteira com a Guiana Francesa, e possibilitar o planejamento e a concretização de lojas Francas Duty Free. A pesquisa foi apresentada no gabinete da Superintendência do Sebrae, nesta quarta-feira (24), às 10h.

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A superintendente do Sebrae, Alcilene Cavalcante, destacou a importância da parceria com a Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Secricomex), e apontou a pesquisa como uma entrega crucial para futura geração de emprego e renda em Oiapoque.

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“Estamos muito felizes com essa parceria, e esperamos que através dessa consultoria seja possível iniciar a construção do projeto. O Sebrae no Amapá entende a relevância de trazer uma loja Franca como a Duty Free para a nossa região, nós enxergamos a fronteira com a Guiana Francesa uma área de muitas oportunidades para valorizar e comercializar produtos amazônicos, nacionais e internacionais”, declarou a superintendente Alcilene Cavalcante.

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Consultoria

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A consultoria iniciou em agosto de 2023, através da solicitação da Secricomex, e foi executada, por meio da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae (UPPDT), com o objetivo de realizar um levantamento de oportunidades para a abertura de lojas Francas Duty Free no município de Oiapoque.

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O estudo de mercado focou em diversos aspectos como a Demanda e perfil do consumidor, potencial e comércio transfronteiriço, concorrência e oferta atual, viabilidade econômico-financeira, impacto socioeconômico, necessidades de certificações, existência de barreiras técnicas, análise dos setores (segmentação) e análise das demandas.

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Metodologia

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A pesquisa foi desenvolvida com a interpretação dos dados e entrevistas semiestruturadas. As etapas do projeto foram divididas em Pesquisa Bibliográfica; Pesquisa Documental; Pesquisa de Campo (Entrevistas); Exploração do Material (Transcrição das entrevistas); Interpretação dos Dados (Categorização) e a Elaboração de Relatório Final.

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Coordenação

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A entrega da Consultoria de Pesquisa de Mercado foi coordenada pela gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Célia Almeida e pelo analista do Sebrae no Amapá, Rômulo Brasão.

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Serviço:

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