O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) e o Banco da Amazônia realizaram, no período de 29 de setembro a 2 de outubro, a capacitação de elaboradores de projetos voltados ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A iniciativa é fruto de uma parceria estratégica com o Banco e tem como objetivo ampliar a oferta de profissionais habilitados para atender a demanda de agricultores familiares no estado e elevar a qualidade dos projetos.
-
Para a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Suelem Amoras, a não execução dessas operações do Pronaf e FNO por completo no estado, significa que recursos deixam de ser aplicados e acabam sendo realocados para outras regiões e que impacta diretamente no desenvolvimento econômico local.
Aos elaboradores de projetos e produtores rurais almejo o dia em que, ao chegarmos aos ministérios, possamos apresentar a execução completa dos recursos e solicitar ainda mais recursos, com a segurança de que foram utilizados na finalidade do financiamento. Imaginem o impacto disso na economia! Eles têm essa capacidade, esse poder de transformar a vontade de produzir, em projetos reais e sustentáveis. Recursos que retornam indicam que faltou a aprovação de projetos viáveis, destacou a diretora, Suelem Amoras.
Pronaf
O Pronaf é um programa do Governo Federal do Brasil, criado para apoiar produtores da agricultura familiar com crédito e financiamento para atividades agropecuárias. O programa visa fortalecer a agricultura familiar, promover a geração de renda, a segurança alimentar e o desenvolvimento rural sustentável.
-
Segundo o analista de negócios e gestor do Projeto Produzir Amapá no Sebrae, Erick Dias, a ação busca elevar a quantidade e visa qualificar estes profissionais no mercado, promovendo inclusão produtiva e acesso ao crédito rural para o agricultor familiar.
“Desde o início do convênio com o Banco da Amazônia, firmado em 2023, já foram aprovados mais de R$1,5 milhão em projetos de financiamento Pronaf por meio do Sebrae no Amapá. Nesta edição, mais de nove (9) consultores especializados do banco participaram diretamente das atividades, contribuindo com orientações práticas e análises técnicas. Com o apoio a este tipo de capacitação, o Sebrae reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e com a qualificação dos profissionais que atuam na elaboração de projetos voltados ao campo”, explicou Erick Dias.
Com carga horária distribuída em dois turnos, das 9h às 12h e das 14h às 18h, o treinamento reuniu empresas credenciadas pelo Sistema de Gestão de Fornecedores do Sebrae (SGF), técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), que representa a assistência técnica pública do governo estadual, além de projetistas privados.
-
Serviço
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap