ASN AP
Compartilhe

Em anúncio histórico Petrobras inicia tratativas para instalação da base logística da Transpetro no Amapá

O anúncio feito pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard, durante reunião na sede da multinacional, nesta quarta (29), coloca o Amapá em rota estratégica do transporte e polo logístico
Por Denyse Quintas
ASN AP
Compartilhe

“Essa conquista representa muito mais do que um avanço logístico. É o resultado de uma trajetória de diálogo, trabalho e persistência. Desde o início, tenho buscado abrir caminhos para o Amapá na agenda do petróleo, participando de eventos como a OTC Brasil, o Fórum Sebrae de Óleo e Gás e tantas outras articulações que colocaram o nosso estado no mapa das oportunidades”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre.

O presidente, Josiel Alcolumbre, integra a comitiva do Amapá, junto ao governador Clécio Luis; vice-governador, Teles Júnior; secretário, Lucas Abrahão; e o diretor-presidente da Agência Amapá, Wandenberg Pitaluga, que participam da Offshore Technology Conference (OTC Brasil 2025), maior conferência mundial da indústria de óleo e gás em águas profundas, realizada ExpoRio Cidade Nova, no Rio de Janeiro, no período de 28 a 30 de outubro.

-

Segundo o presidente, Josiel Alcolumbre, o Sebrae tem sido um parceiro essencial nessa caminhada, preparando os pequenos negócios para esse novo ciclo que transforma a economia e o futuro energético do estado.

“É um dia de emoção e de orgulho. O Amapá segue firme, crescendo com responsabilidade e sendo parte ativa do desenvolvimento do Brasil”, disse, o presidente, Josiel Alcolumbre.

-

Petrobras

-

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, declarou que estar reunida mais uma vez com grandes parceiros, como o governador Clécio Luís, o vice-governador Teles Júnior e o presidente do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, mostram o trabalhado incansável que está sendo feito ao lado da Petrobras para impulsionar a exploração do mar territorial no estado e que na OTC Brasil, estão debatendo o futuro da exploração offshore no litoral amapaense.

“A partir dessas conversas, orientei nossas equipes a iniciarem estudos para avaliar a infraestrutura logística necessária caso tenhamos sucesso na exploração em curso. O primeiro poço, chamado Morpho, está localizado na Bacia da Foz do Amazonas e já teve a perfuração iniciada. Esperamos concluir esse trabalho até março do próximo ano, com alta expectativa de sucesso. Se confirmada a presença de petróleo em escala comercial, poderemos instalar um terminal marítimo no Amapá para receber a produção e apoiar nossas operações em alto-mar. Também estudamos a construção de piers para atracação de embarcações e infraestrutura de armazenagem”, informou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

-

Ela, declarou estar convicta de que o potencial é enorme e que se tudo correr como se espera, em março dará boas notícias ao povo do Amapá, disse ainda, que na fase de produção, com a confirmação de petróleo em quantidade comercial, os investimentos se multiplicarão e com eles, grandes riquezas poderão ser geradas para o estado.

Um exemplo concreto já em andamento é a revitalização do aeródromo de Oiapoque, com mais de R$ 20 milhões investidos pela Petrobras. Hoje, 38 pessoas da região estão contratadas para operar o aeroporto, um resultado direto da atuação da Petrobras no estado.

-

Temos um compromisso firme com o meio ambiente. Já investimos mais de R$ 50 milhões em ações de proteção à fauna e à flora. Em Oiapoque, construímos um verdadeiro hospital de animais, com equipamentos de última geração e profissionais majoritariamente da região Norte e do próprio Amapá. Estamos otimistas e focados no que é mais importante – encontrar petróleo no offshore do Amapá e, a partir disso, mobilizar investimentos que podem transformar a vida dos amapaenses, finalizou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.

-

Transpetro

-

A instalação da Transpetro no Amapá representa um marco para o desenvolvimento econômico e logístico do estado, com impactos positivos em diversas frentes. A construção e operação do complexo industrial devem gerar centenas de empregos diretos e indiretos; impulsionar a economia local e estimular a qualificação profissional da mão de obra.

-

A presença da empresa tende a atrair novos investimentos e fornecedores, fortalecer a cadeia produtiva e ampliar a arrecadação de tributos, o que poderá ser revertido em benefícios à população. A instalação promove melhorias na infraestrutura e consolida o Amapá como um polo logístico estratégico na Amazônia.

-

-

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Youtube: /sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

  • #margemequatorial
  • #otcbrasil2025
  • #petrobras
  • #petroleo
  • #riodejaneiro
  • #sebrae
  • #sebraeamapa
  • #sebreap