A palestra magna “Inovação e Tendências Tecnológicas: Estratégias para Liderar o Futuro”, trouxe reflexões sobre o papel da tecnologia na otimização do atendimento. O evento ocorreu em 22 de maio, durante o Inova Amazônia Summit 2025, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Governo do Estado do Amapá (GEA). A apresentação foi conduzida por Arthur Igreja, autor do best-seller sobre inovação “Conveniência é o Nome do Negócio” e cofundador da plataforma AAA Inovação, ao lado de Ricardo Amorim.
-
Conhecido por participar de mais de 150 eventos por ano, incluindo o TEDx no Brasil, Europa, Estados Unidos e América do Sul, um programa global que incentiva a troca de ideias inovadoras, Arthur Igreja trouxe insights sobre inovação com aplicação prática e visão estratégica. Ele destacou que inovar é essencial para qualquer negócio, proporcionando conveniência ao consumidor e eliminando burocracias. Segundo ele, evitar filas e atendimentos longos é fundamental na era digital.
-
Sou apaixonado por facilidade e por pequenas coisas que tornam nossa vida mais simples. Ao longo dos anos, percebi que nem todos gostam de inovação. Muitas pessoas têm medo da mudança, disse Arthur Igreja.
A servidora pública, Tarcirene Santana, que participou da apresentação, achou que a palestra foi fundamental, porque o mundo atual é tecnológico. “Vivemos a era da informação digital. É importante que mais pessoas abordem esse tema para esclarecer os menos informados sobre responsabilidade e ética no uso da inteligência artificial”, afirmou Tarcirene Santana.
-
O empreendedor, Alisson Portal, acredita que o momento serviu para estimular os participantes a não permanecerem estáticos e a acompanhar as tendências da inteligência artificial. “O conhecimento ampliou nossas expectativas. Foi algo diferenciado. Em muitos momentos, ele apresentou ações aparentemente óbvias, mas que passaram a fazer sentido sob um olhar diferente”, destacou Alisson Portal.
A palestra gerou forte repercussão entre os participantes, que fizeram perguntas sobre a aplicação prática da inteligência artificial nos pequenos negócios e compartilharam reflexões nas redes sociais do evento. Para muitos participantes, a fala de Arthur Igreja reforçou a importância de adaptar as inovações à realidade da Amazônia, com soluções acessíveis que respeitem as particularidades sociais, econômicas e territoriais da região.
-
Parceiros
-
O evento foi coordenado pela Unidade de Inovação do Sebrae no Amapá e equipes local e nacional do Sebrae, com apoio do Governo do Estado do Amapá e dos parceiros Conselho Nacional das Fundações de Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Grupo Cea Equatorial, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Grupo Rede Amazônica e Fundação Rede Amazônica, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social da Indústria e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi e Senai Amapá), Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Sebrae Play, Mariza Alimentos, Lan Telecom, Associação Amapaense de Tecnologia (Amapatec), Comunidade Tucuju Valley e Instituto Amazônia +21.
-
-
Serviço:
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap