O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) alcançou o primeiro lugar nacional no Ciclo 2 em 2024, com ações do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), com crescimento médio de 46,7% na produtividade das empresas acompanhadas. O resultado foi apresentado durante reunião on-line com a coordenação nacional do programa ALI.
De acordo com o gerente da Unidade de Inovação do Sebrae no Amapá, Bruno Castro, o índice alcançado é resultado de um trabalho contínuo de acompanhamento e orientação. “A estratégia adotada foi personalizada para cada negócio, identificando dificuldades e aplicando soluções inovadoras que aumentaram a eficiência e a rentabilidade das empresas participantes”, explica o gerente, Bruno Castro.
Programa
-
O ALI integra as ações aplicadas no Programa Brasil Mais Produtivo, que é uma política pública do Governo Federal, coordenada pelo Sebrae em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e integra a estratégia nacional de incentivo à inovação e aumento da produtividade nas micro e pequenas empresas (MPEs). No Amapá, o programa é coordenado pela Unidade de Inovação, com apoio de instituições parceiras.
-
Ao longo de seis meses, os Agentes Locais de Inovação acompanham mais de 150 empresas, com uma jornada de inovação personalizada e a disponibilidade de consultorias para estimular melhorias rápidas e de alto impacto, além de auxiliar a implementar práticas de gestão mais eficientes e sustentáveis.
“O desempenho do Amapá comprova que inovação e competitividade estão ao alcance dos pequenos negócios locais. O ALI é uma estratégia que gera impacto real, orientando empreendedores na adoção de soluções que melhoram processos e aumentam resultados”, destaca a gestora do Projeto ALI Produtividade do Sebrae, Kelly Cardoso.
-
Resultados
-
No Ciclo 2 em 2024, o Amapá obteve o maior índice do Brasil, com aumento médio de 46,7% na produtividade das empresas atendidas pelo Programa ALI. O desempenho superou estados que são, tradicionalmente, fortes em inovação e competitividade, o que destaca o potencial dos pequenos negócios locais. Entre os impactos diretos registrados estão a otimização de processos internos, redução de custos, aumento no faturamento e maior inserção de produtos e serviços no mercado.
-
O levantamento considera a variação média de produtividade e faturamento de micro e pequenas empresas participantes, com diagnósticos e acompanhamento técnico especializado oferecido pelo Sebrae.
-
Serviço
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap
-