ASN AP
Compartilhe

Seminário Economia do Mar posiciona Amapá como referência estratégica na Margem Equatorial

Evento nacional reuniu mais de 400 participantes e marca virada histórica na valorização da economia azul e dos recursos hídricos do estado
Por Isabel Ubaiara
ASN AP
Compartilhe

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), o Governo do Estado do Amapá (GEA) e a Associação Brasileira das Empresas da Economia do Mar (Abeemar) encerraram, nesta quarta (1º), a programação da 4ª edição nacional do Seminário Economia do Mar (SEM). Realizado na sede do Sebrae, no Salão de Eventos Macapá, o evento reuniu mais de 400 participantes e promoveu debates estratégicos com foco no Amapá, que ocupa uma posição geopolítica privilegiada na Margem Equatorial brasileira, reconhecida como uma das novas fronteiras energéticas do país.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá (CDE), Josiel Alcolumbre, ressalta que existe uma infinidade de negócios que se desenvolvem no entorno das águas e que é surpreendente que, mesmo estando diante do maior rio do mundo, o assunto ainda não havia sido discutido com a profundidade necessária.

-

“Estamos fazendo história ao colocar essa pauta no centro das discussões. É um tema estratégico, que representa uma virada de chave para o desenvolvimento sustentável do Amapá e para a valorização da nossa geografia e dos nossos recursos naturais”, destacou o presidente, Josiel Alcolumbre.

-

No discurso de encerramento, o vice-presidente do CDE/Sebrae, Jurandil Juarez, destacou que o seminário representa um marco para o Amapá e para o Brasil e que os painéis temáticos realizados ao longo dos dias foram fundamentais para promover uma troca rica de experiências, saberes e visões estratégicas sobre a Economia do Mar.

“Reunimos especialistas, empreendedores, acadêmicos e gestores públicos em um ambiente de diálogo qualificado, onde o conhecimento circulou com profundidade e propósito. O Sebrae tem orgulho de ser parte dessa articulação e reafirma seu compromisso com o fortalecimento da economia azul e com o futuro dos nossos territórios costeiros”, disse Jurandil Juarez.

Painéis

-

A programação seguiu estruturada por painéis temáticos ao longo do dia. Pela manhã o primeiro painel, intitulado “Bacia Hidrográfica do Rio Araguari e Economia Azul, Cultura, Saberes e Território”, contou com a moderação da Professora Doutora em Ciências, docente e pesquisadora do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Amapá (Ueap) Drª Neuciane Barbosa. Participaram como painelistas o Mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia e coordenador de Gestão dos Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Armando Eduardo; o engenheiro ambiental e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, Lucas Arantes; e o coordenador de pesca e aquicultura da Secretaria de Pesca e Aquicultura do Estado do Amapá (Sepaq), Anderson Pantoja. Ao final das apresentações, foi aberto um momento de perguntas ao público.

O segundo painel da manhã, teve como tema “Oportunidades para Jovens e Mulheres na Economia Azul” e ficou a cargo do especialista em inovação tecnológica e gestão de pequenos negócios, gerente da Unidade de Educação Empreendedora (UEE) do Sebrae no Amapá, Maikon Richardson. Participaram como painelistas a CEO da startup Yara Couros, Stefane Corrêa; a engenheira de pesca e vereadora do município de Calçoene, Gleuciane Silva; a advogada e membro da Comissão de Direito Marítimo da OAB/AP, Regiane Corrêa; e a cientista social, empreendedora e CEO da Amazon Reuse, Marília Cortte.

Durante a tarde, foi realizado o terceiro painel com o tema “Bioeconomia como Diferencial Competitivo dos Estados da Margem Equatorial”. A moderação ficou a cargo do mestre em Desenvolvimento Regional, gerente da Unidade de Inovação do Sebrae Amapá e conselheiro no Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, Bruno Castro. Participaram como painelistas economista, especialista em Administração Pública e diretor de Desenvolvimento Setorial e Regional da Agência Amapá, Egídio Pacheco; empresário, engenheiro de produção, CEO e fundador da startup Mazodan, campeão nacional da ExpoFavela Innovation 2023; Michael Carvalho; e o pós-doutor e doutor em Fármacos e Medicamentos, professor titular em Farmacologia da Universidade Federal do Amapá (Unifap), membro titular da Academia Brasileira de Farmácia e da Real Academia de Madri, José Carlos Tavares.

O último painel da tarde teve como tema “Empregos Azuis – Mares, Rios, Lagos: Educação Técnica e Empregabilidade da Economia Azul”. A moderação foi conduzida pelo presidente executivo da Abeemar, João Azeredo. Participaram como painelistas o superintendente de Portos, Terminais e Assuntos Nucleares da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) João Leal; Professor doutor em Biodiversidade e Biotecnologia e docente do Colegiado de Física do Instituto Federal do Amapá (IFAP), campus Macapá, Argemiro Bastos e o doutor em Inovação Farmacêutica e atual gerente de Educação e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Pedro Henrique Fauro. Ao final das apresentações, foi aberto um momento de perguntas ao público, promovendo o diálogo e o aprofundamento sobre os temas discutidos.

Certificação

-

A 4ª edição nacional do Seminário de Economia do Mar, realizada em Macapá/AP, recebeu certificação de neutralização de emissão de gases de efeito estufa pela Empresa Enform. Isso significa que os impactos ambientais do evento foram medidos e neutralizados, por meio de créditos de carbono. Com essa iniciativa, a Pegada do Carbono Final, no seminário foi zero, e o Sebrae reforça o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental.

-

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Youtube: /sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

  • #amapa
  • #Macapa
  • #mar
  • #margemequatorial
  • #petroleoegas
  • #sebraeamapa