Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

A 6ª Edição do evento reúne 20 criadores regionais para desfiles e exposição, homenageando a Cultura do Marabaixo
ASN AP 07/07/22 às 11:58
Compartilhe
ASN AP 07/07/22 às 11:58
Compartilhe

O maior evento de moda autoral do estado e economia criativa ‘Modamazon’ foi lançado pelo Sebrae no Amapá, trazendo como tema Marabaixo de Cores. Este ano, o evento chega a 6ª edição, trazendo 20 criadores regionais, com produções exclusivas, inspiradas na Cultura do Marabaixo. O Circuito de Moda do Modamazon 2022, ocorre na sede do Sebrae em Macapá, nos dias 8 e 9 de julho, no auditório e no estacionamento do Sebrae, das 17h às 22h.

 

Segundo o diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Marcel Houat Harb, a realização de eventos como esse, viabiliza a valorização do empreendedorismo e da cultura local, fomentando o mercado e os empreendedores. “Essa é uma iniciativa do Sebrae em parceria com o setor de moda amapaense, que além de ajudar no desenvolvimento do setor, oportuniza e incentiva ainda mais a valorização da nossa cultura, com a criação de produtos com foco nas tradições culturais do estado. Isso estimula a criatividade, inovação, e principalmente o acesso a novos mercados para esses empreendedores que estão participando”, disse o diretor de administração e finanças do Sebrae no Amapá, Marcel Houat Harb.

 

Modamazon

 

O Projeto Modamazon é realizado pelo Sebrae no Amapá, que incentiva, instrui e aprimora os empreendedores locais e a cultura do estado, fortalecendo a economia, gerando renda e valorizando cultura Amapaense. O evento atende a um coletivo de moda amapaense, fundado em 2018 pelo criador de moda, Driko Peixoto, o qual é atualmente o coordenador geral, formado por 20 empresas.

 

Para o criador de moda, Driko Peixoto, a parceria com o Sebrae para a realização do evento fortalece ainda mais o setor, “além de realizador do projeto, o Sebrae tem um papel importante para a nossa formação como profissionais, nos capacitando e nos melhorando como empresas, como produtos e como pessoas”, declara.

 

O projeto une os criadores de moda autoral do Amapá, a fim de desenvolver produtos que carreguem a história e identidade cultural, gerando conexões com a sociedade e enaltecendo o estado do Amapá. O Tema Escolhido este ano para desenvolver o projeto foi o Marabaixo.

 

Marabaixo

 

De origem africana típica de afrodescendentes do Amapá, o Marabaixo, é uma dança genuinamente amapaense herdada por nossos antepassados que mistura movimentos, dança de roda, canto e percussão, ritmos, cores, fé e muita ancestralidade ligados às festas do catolicismo popular, em louvor aos santos padroeiros da comunidade.

 

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial do Brasil e registrado como Forma de Expressão – Bens Culturais Imateriais, em 2018, o Marabaixo tornou-se uma das maiores manifestações culturais do país, gerando conexão com a sociedade e enaltecendo o estado.

 

De acordo com a gestora de projetos da UAC-CS/Sebrae, Lindeti Ferreira, a escolha da temática foi pensada em prol da valorização das raízes do povo amapaense. “A escolha da temática do Marabaixo, foi principalmente para utilizar a cultura regional nos produtos e coleções que serão apresentadas no Modamazon. Fortalecendo a nossa cultura, dando destaque, e demonstrando que é possível criar coleções e peças de moda autoral, com base na cultura do estado”, finaliza a gestora de projetos da UAC-CS/Sebrae/AP, Lindeti Ferreira.

 

Circuito

 

O circuito de moda é a moda com propósito, que muda e transforma vidas, onde os criadores ministram oficinas em vários pontos de Macapá, com o objetivo de difundir a produção de moda autoral do estado e despertar nos participantes o seu lado empreendedor. Em 2022, às oficinas começaram no mês de maio, onde foram ministradas 3 oficinas totalmente gratuitas para a comunidade.

 

Na 1° etapa, os participantes que mais se destacaram foram indicados para os ateliês participantes da 6° edição e que estão produzindo suas coleções, gerando assim trabalhos temporários e desenvolvendo ainda mais cada colaborador.

 

A 2° etapa, ocorreu nos dias 4 e 5 de julho, em diversos pontos de Macapá com diferentes oficinas, sempre com o propósito de difundir a moda autoral produzida no nosso estado e despertar o empreendedorismo nos participantes.

 

Parceiros

 

Para esta edição do Modamazon, o Sebrae conta com apoio do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex); Secretaria de Estado da Cultura do Amapá (Secult); Mulheres do Brasil; Simone Costa Make; Rafael Brito Produções; e Pop Art Tucuju.

 

Programação

 

Modamazon 2022

Exposição e desfile de moda

Data: 8 e 9.7.2022 – Sexta-Feira e Sábado

Horário: 17h às 22h

Local: Sede do Sebrae em Macapá – Salão de Eventos Macapá e Estacionamento.

 

 

Serviço:

Sebrae no Amapá

Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832

Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br

Blog: www.sebraeap.blogspot.com

Youtube: /sebraeamapa

Twitter: @sebraeap

Facebook: @sebraeap

Instagram: @sebraeap

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas