Os serviços da Caravana de Atendimento Rural Integrada abrangeu 78 comunidades em 11 municípios do estado, entre eles, Macapá, Santana, Tartarugalzinho, Mazagão, Laranjal do Jarí, Porto Grande, Pracuúba, Cutias, Calçoene, Pedra Branca e Serra do Navio. O objetivo foi regularizar os empreendedores rurais, apresentar políticas públicas do governo, créditos produtivos do Instituto Nacional de Colonização Reforma Agrária (INCRA) e financiamentos rurais do Plano Safra junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). As caravanas aconteceram de junho até novembro de 2024.
Para a gerente de Agronegócio e Indústria do Sebrae, Larissa Queiroz, os atendimentos realizados nas caravanas foram fundamentais para os agricultores.
-
Os produtores tiveram acesso a informações sobre programas de crédito, regularização documental e outros serviços. Essa iniciativa alcançou famílias que, de outra forma, enfrentariam dificuldades para se deslocarem até a capital, Macapá, disse a gerente Larissa Queiroz.
Para a gestor do Projeto Produzir Amapá do Sebrae e um dos coordenadores das caravanas, Erick Dias, a iniciativa foi além das expectativas, e que foi possível entender a realidade vivida pelos produtores e conhecer os desafios para encontrar soluções a curto prazo.
“O desafio, junto com demais órgãos, foi criar um ambiente favorável que oferecesse as melhores condições para que os produtores pudessem acessar documentações e informações necessárias. Muitas vezes, o custo de deslocamento e a falta de tempo para se ausentar de suas propriedades dificulta a presença dos produtores nesses órgãos nas cidades; portanto, todos os parceiros e toda a nossa equipe da Unidade de Agronegócio e Indústria do Sebrae no Amapá, foram envolvidos no mesmo propósito, e visaram facilitar essa interação e garantir que os agricultores tivessem as oportunidades que merecem, contribuindo assim para o fortalecimento do segmento”, destacou Erick Dias.
Caravanas
-
As caravanas aconteceram em 31 dias e em 26 localidades; contaram com serviços e palestras técnicas de orientação sobre as adequações sanitárias para comercialização de polpas de fruta, derivados da mandioca, atualização cadastral, campanha vacinal contra brucelose, doença da vassoura de bruxa na mandioca, sanidade animal e vegetal.
Entre os destaques estão os resultados qualitativos, com a emissão de 910 Cadastros Nacional de Agricultor Familiar (CAF) e quase 500 Cadastros Ambiental Rural (CAR).
O objetivo a médio prazo, é inserir essa ação no calendário de política governamental para atendimento itinerante rural integrado nas comunidades, com a coordenação estadual, por meio do Rurap, envolver todos os demais órgãos, a fim de levar a caravana para todos os municípios e assentamentos do Amapá nos próximos 5 anos.
Atendimentos
-
Foram oferecidos diversos serviços durante as ações das caravanas, a exemplo a Emissão de Cadastro Nacional do Agricultor Familiar (CAF), Emissão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), atualização do cadastral, orientação de normas sanitárias animal e vegetal, apresentação das linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), emissão de Certidão do Assentado, emissão de espelho de assentado, intenção de acesso a proposta para crédito rural do Pronaf, consulta no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária (SIPRA), orientação a compras públicas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa Amapá Mais Produtivo, vistorias ocupacionais e consultorias de gestão e inovação e tecnologia do Sebrae.
Parceiros
-
A Caravana de Atendimento Rural foi realizada pelo Sebrae no Amapá, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Instituto Nacional de Colonização Reforma Agrária (INCRA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Amapá (Rurap), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), Amapá Terras, Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro), Agência de Fomento do Amapá (Afap), Secretaria da Pesca e Aquicultura do Amapá (Sepaq), Banco da Amazônia, Cooperativa de Crédito Sicredi e as Secretarias de Agricultura Municipais.
-
Serviço
Sebrae no Amapá
Unidade de Marketing e Comunicação: (96)3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Agência de Notícias Amapá (ASN): www.ap.agenciasebrae.com.br
Blog: www.sebraeap.blogspot.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Youtube: /sebraeamapa
Twitter: @sebraeap
Facebook: @sebraeap
Instagram: @sebraeap